A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Dra. Renata Medici

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Dra. Renata Medici"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Dra. Renata Medici
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS Recursos Hídricos Profa. Dra. Renata Medici

2 Objetivos aula - Discutir sobre os usos das águas
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS Objetivos aula - Discutir sobre os usos das águas - Discutir sobre a disponibilidade de água e formas de calculá-la

3 Duas grandes diferenças:
Usos da água Duas grandes diferenças: O uso que não gera consumo significativo O uso que gera consumo significativo

4 Irrigação Transporte

5 Usos da Água (Demanda) Diluição e transporte de esgotos
Preservação da biota aquática Alguns usos industriais (lavagem, resfriamento) Geração de energia elétrica Aquicultura e Pesca Navegação fluvial . Usos não-consuntivos: não há consumo significativo

6 Usos da Água (Demanda) Abastecimento público (doméstico e industrial)
Produção de alimentos com irrigação Dessedentação animal Usos consuntivos: aqueles que efetivamente consomem água, pois o volume captado é maior que o devolvido ao corpo hídrico. .

7 Demanda quantitativa de água
A quantidade de água consumida por um indivíduo é constante? Essa quantidade depende de que?

8 Demanda quantitativa de água
Fatores climáticos – precipitações, temperatura ambiente; Diários – dia da semana; Horários – picos horários durante o dia Sazonalidade – estações do ano como verão ou inverno; Socioeconômicos – um melhor nível econômico associa-se a um maior consumo; Industrialização – localidades industrializadas apresentam maior consumo; O consumo médio diário de água de um indivíduo ou “quota per capita de água” depende de uma série de fatores entre eles:

9 Demanda quantitativa de água
Medição do consumo residencial – hidrômetro inibe o maior consumo; Custo da água – maiores tarifas da água reduzem o consumo; Pressão da água – elevada pressão induz a maiores consumos; Turismo – cidades turísticas incorporam forte sazonalidade em durante temporadas; Tipos de consumidores – consumidor comercial, residencial, industrial, etc. Ao consumo médio diário de água de um indivíduo ou “quota per capita de água” depende de uma série de fatores entre eles:

10 Quantitativo Qualitativo DISPONIBILIDADE (OFERTA)
Quando as demandas dos usuários não são plenamente atendidas, diz-se que a bacia enfrenta problemas de disponibilidade hídrica. Quantitativo Qualitativo Há água suficiente para todos os usos? A qualidade da água disponível é apropriada ao uso pretendido?

11 DISPONIBILIDADE QUANTITATIVA (OFERTA)
Quando as demandas dos usuários não são plenamente atendidas, sendo maior que a capacidade de oferta de da bacia, diz-se que esta enfrenta problemas de disponibilidade hídrica. Estresse Hídrico Traduz a relação demanda versus disponibilidade e oferece uma visão do nível de comprometimento quantitativo dos recursos hídricos.

12 Formas de avaliar a disponibilidade hídrica em termos quantitativos
DISPONIBILIDADE (OFERTA) Razão entre demanda total e vazão média: Disponibilidade hídrica per capita (Banco Mundial) (m3/hab/ano): Formas de avaliar a disponibilidade hídrica em termos quantitativos No caso da água subterrânea, a disponibilidade deve estar associada ao volume e à capacidade de recarga do aqüífero.

13 Disponibilidade hídrica per capita (Banco Mundial)
Critérios estabelecidos pela World Comission on Water, suportada pela ONU e Banco Mundial Menos de m3/hab/ano Crítico Entre a m3/hab/ano Pobre Acima de m3/hab/ano Confortável

14 Disponibilidade hídrica per capita
(Razão entre demanda total e vazão média) Somatória das vazões retiradas a montante Qmédia de longo período na seção Se <5% Excelente. Requer pouca ou nenhuma atividade de gestão. De 5 a 10% Confortável. Pode haver problemas locais. De 10 a 20% Preocupante. Gestão necessária, médios investimentos. De 20 a 40% Crítica. Gestão indispensável e grandes investimentos. Se >40% Muito crítica.

15 Art. 12. A vazão adotada como referência para a outorga do direito de uso das águas de domínio do Estado de Goiás é a vazão com garantia de permanência em 95% (noventa e cinco por cento) do tempo (Q95), considerando a bacia de contribuição no ponto de captação, onde esta informação estiver disponível.

16

17 Para saber mais sobre disponibilidade e demanda vamos visitar o site da ANA e analisar o Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água

18 PARA SABER UM POUCO MAIS SOBRE A FILOSOFIA DE FRITJOF CAPRA, LEIA:
ECOLOGIA PROFUNDA: UM NOVO PARADIGMA Disponível em:

19 SUGESTÃO PARA LEITURA SISTEMAS DE GERENCIAMENTO AMBIENTAL, TECNOLOGIA LIMPA E CONSUMIDOR VERDE: A DELICADA RELAÇÃO EMPRESA–MEIO AMBIENTE NO ECOCAPITALISMO Layrargues (2000) ; RAE - Revista de Administração de Empresas • Abr./Jun. 2000, • v. 40 • n. 2 • Abr./Jun. 2000 Disponível em:

20


Carregar ppt "Profa. Dra. Renata Medici"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google