A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NORMAS TÉCNICAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NORMAS TÉCNICAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS"— Transcrição da apresentação:

1 NORMAS TÉCNICAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS
Citações NORMAS TÉCNICAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS

2 Regras gerais para citações
Palavra ou expressão em língua estrangeira deve ser digitada em itálico, exceto: apud (citado por) et al. (e outros) etc (e outras coisas) Citação de dois ou três autores incluídos na sentença: Segundo Xavier, Almeida e Barbosa (1997) ... Citação de dois ou três autores entre parênteses: ...(XAVIER; ALMEIDA; BARBOSA, 1997). Citação de mais de três autores incluídos na sentença: Antunes et al. (2001) ... Citação de mais de três autores entre parênteses: ...(ANTUNES et al., 2001)

3 Tipos de citações Citações indiretas
O texto é condensado ou parafraseado (expressar a ideia do outro mantendo o texto próximo do original) A menção da página é facultativa Exemplos de autor pessoal: Como lembra Martins (1984), o futuro desenvolvimento da informação está cada dia mais dependente do plano unificado de normalização. A necessidade de aproximação vem desde os tempos remotos; talvez resida aí a explicação original e primária para o processo de globalização (MARTINS, 1974). Exemplos de autor institucional Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (2002b), a citação indireta é um texto que se baseia na obra do autor consultado. A citação indireta é um texto que se baseia na obra do autor consultado (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002b).

4 Tipos de citações Citações diretas Citação direta de até três linhas
São usadas as palavras do autor literalmente. A menção da página é obrigatória. Pode-se suprimir partes do texto citado sem que a compreensão fique prejudicada. Neste caso usa-se reticências entre colchetes: [...] Usar aspas ou recuo de parágrafo. Se o texto estiver em outro idioma deve ser traduzido e após a página se insere “tradução nossa” Citação direta de até três linhas Usar aspas duplas: “ A medida não é do original do texto e sim do local em que o texto está.

5 Citação direta de até três linhas
Autor pessoal: De uma questão o debate atual não pode fugir: “As identidades nacionais estão sendo ‘homogeneizadas’?” (HALL, 2002, p. 77) Autor institucional: A Associação Brasileira de Normas Técnicas (2002b, p.2) esclarece que citação direta é a “transcrição textual de parte da obra do autor consultado.” Citação indireta pode ser definida como a “transcrição textual de parte da obra do autor consultado.” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002b, p.2)

6 Citação direta com mais de três linhas
Texto digitado sem aspas, em um parágrafo a parte, com recuo de 4cm da margem esquerda, sem recuo de parágrafo na primeira linha. A letra utilizada é um número menor que o restante do texto e o espaço entrelinhas é simples. Deixa-se uma linha em branco antes e depois deste parágrafo. Autor pessoal incluído na sentença: Na expressão de Hall (2000, p. 56), O discurso da cultura nacional não é, assim, tão moderno como aparenta ser. Ele constrói identidades que são colocadas, de modo ambíguo, entre o passado e o futuro.

7 Citação direta com mais de três linhas
Autor pessoal entre parênteses: O fato é que O discurso da cultura nacional não é, assim, tão moderno como aparenta ser. Ele constrói identidades que são colocadas, de modo ambíguo, entre o passado e o futuro. (HALL, 2002, P. 56)

8 Citação de citação Citação direta ou indireta de um texto que não foi acessado em seu original. Citação feita por outro autor. Autor pessoal incluído na sentença: Indiretas: Giddens (apud HALL, 2002) afirma que a transformação social vem em ondas impulsionadas pela globalização. Diretas de até três linhas: Giddens (apud HALL, 2002, p.15), fala de “ondas de transformação social [...]” Diretas com mais de até três linhas: Giddens (apud HALL, 2002, p.15), afirma que: Na medida em que áreas diferentes do globo são postas em interconexão umas com as outras, ondas de transformação social atingem virtualmente toda a superfície da terra.

9 Citação de citação Autor pessoal entre parênteses: Indiretas:
A transformação social vem em ondas impulsionadas pela globalização (GIDDENS apud HALL, 2002). Diretas de até três linhas: Globaliza-se em “ondas de transformação social [...]” (GIDDENS apud HALL, 2002, p. 15). Diretas com mais de até três linhas: Os fatos questionam a afirmação de que Na medida em que áreas diferentes do globo são postas em interconexão umas com as outras, ondas de transformação social atingem virtualmente toda a superfície da terra. (GIDDENS apud HALL, 2002, p. 15).


Carregar ppt "NORMAS TÉCNICAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google