A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O CREDO CRISTÃO (Youcat 25 a 29).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O CREDO CRISTÃO (Youcat 25 a 29)."— Transcrição da apresentação:

1 O CREDO CRISTÃO (Youcat 25 a 29)

2 Oração ao Divino Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

3 Leituras bíblicas Mateus 8, 5-13 Mateus 8, 23-27 Mateus 9, 31

4 Em que eu creio? Em que nós cremos? E o Espírito Santo? Sacramentos?
O que somos diante de Deus? Será que Deus me ama? E o Espírito Santo? Por que vivemos? A Igreja está certa? Quem é Jesus Cristo? Sacramentos? Maria, quem é? Em que eu creio? Em que nós cremos?

5 Pequeno histórico O credo é uma fórmula doutrinária ou profissão de fé. Na Igreja Católica, também é conhecido como símbolo dos apóstolos. A palavra tem origem na palavra credo que significa creio. O credo era a princípio uma proclamação batismal enunciada pelo catecúmeno, contendo as proposições objeto da fé na qual estava sendo admitido o batizado. Em 325, passou a ser uma síntese dos dogmas da fé promulgada pela autoridade eclesiástica, através do Concílio de Nicéia. A primeira formulação do tipo credo encontra-se no original de uma carta do bispo Marcelo de Ancyra (anos 300). De uma tradução, com algumas alterações, do credo de Ancyra se deriva o credo latino ainda hoje adotado. Existem outras variações do credo: o de Santo Atanásio de Alexandria ( ), o da Igreja Bizantina (381), egípcia (370), o de Justino Mártir (150), o Credo Niceno-Constantinopolitano e outros. O papa Bento VIII, no ano de 1020, introduziu o uso do credo na Missa.

6 Símbolo dos Apóstolos Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho nosso Senhor. Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém!

7 “O Símbolo denominado niceno-constantinopolitano tem sua grande autoridade no fato de ter resultado dos dois primeiros Concílios ecumênicos (325 e 381). Ainda hoje ele é comum a todas as grandes Igrejas do Oriente e do Ocidente.”(CIC 195) Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E, por nós, homens, e para a nossa salvação, desceu dos céus: e encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras; E subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. Espero a ressurreição dos mortos; E a vida do mundo que há de vir. Amém.

8 Creio em Deus, Pai Todo-Poderoso
O CREIO E A BÍBLIA Creio em Deus, Pai Todo-Poderoso Gênesis, 17,1 Abrão tinha noventa e nove anos. O Senhor apareceu-lhe e disse-lhe: “Eu sou o Deus Todo-poderoso. Criador do Céu e da Terra Salmo 120, 2 O meu socorro virá do Senhor, criador do céu e da terra. Mateus 14, 33 E em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor Filipenses 2, 11 Então aqueles que estavam na barca prostraram-se diante dele e disseram: Tu és verdadeiramente o Filho de Deus. E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor.

9 Concebido pelo poder do Espírito Santo, Nasceu da Virgem Maria
O CREIO E A BÍBLIA Concebido pelo poder do Espírito Santo, Nasceu da Virgem Maria Lucas 1, 35 Lucas 2, 6s O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Estando eles ali, completaram-se os dias dela. E deu à luz seu filho primogênito... João 19, 5 Padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado Mateus 28, 5 João 19, 33 Apareceu então Jesus, trazendo a coroa de espinhos e o manto de púrpura. Pilatos disse: Eis o homem! João 20, 2 Mas o anjo disse às mulheres: Não temais! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado... Chegando, porém, a Jesus, como o vissem já morto, não lhe quebraram as pernas... Correu e foi dizer a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava: Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram!

10 Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia
O CREIO E A BÍBLIA Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia Marcos 10, 34 Escarnecerão dele, cuspirão nele, açoitá-lo-ão, e hão de matá-lo; mas ao terceiro dia ele ressurgirá. I Coríntios 15, 14 Mansão dos mortos Na antiguidade mundo inferior, império da morte. As histórias da Bíblia transmitem-nos a “palavra de Deus expressa em línguas humanas”. Isto significa que os homens que testemunham a sua experiência de Deus, o fazem com as representações e as imagens do seu tempo. Imaginam a terra como um disco. Sobre ela, encontra-se a abóbada celeste, o “domínio” onde Deus reina sobre os viventes. Em baixo o mundo subterrâneo (sheol), a região onde reina a morte sobre os defuntos. Por isso se diz: Jesus “desceu” à mansão dos mortos. Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.

11 Subiu aos Céu está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso
O CREIO E A BÍBLIA Subiu aos Céu está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso Marcos 16, 19 Atos 1, 9-10 Ora, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi arrebatado ao céu e sentou-se à direita de Deus. Dito isto, foi elevado à vista deles, e uma nuvem o ocultou a seus olhos. Estando a olhar atentamente para o céu, enquanto ele se ia, dois homens vestidos de branco encontraram-se junto deles "e lhes disseram: "Homens da Galileia, por que estais aí a olhar para o céu? Este Jesus, " que foi arrebatado dentre vós para o céu, assim virá, do mesmo modo como o vistes partir para o céu". De onde há de vir a julgar os vivos e os mortos Atos 10, 42 Ele nos mandou pregar ao povo e testemunhar que é ele quem foi constituído por Deus juiz dos vivos e dos mortos. Creio no Espírito Santo Marcos 1, 8 Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo.

12 Na Santa Igreja Católica
O CREIO E A BÍBLIA Na Santa Igreja Católica Atos 2, 41-47 Os que receberam a sua palavra foram batizados. E naquele dia elevou-se a mais ou menos três mil o número dos adeptos. Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, na reunião em comum, na fração do pão e nas orações. De todos eles se apoderou o temor, pois pelos apóstolos foram feitos também muitos prodígios e milagres em Jerusalém e o temor estava em todos os corações. Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e os seus bens, e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um. Unidos de coração frequentavam todos os dias o templo. Partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e cativando a simpatia de todo o povo. E o Senhor cada dia lhes ajuntava outros que estavam a caminho da salvação. Na comunhão dos santos Apocalipse 7, 9 Depois disso, vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e língua: conservavam-se em pé diante do trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão. Na remissão dos pecados Atos 5, 31 Deus elevou-o pela mão direita como Príncipe e Salvador, a fim de dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados.

13 Na ressurreição dos mortos e na vida eterna
O CREIO E A BÍBLIA Na ressurreição dos mortos e na vida eterna Mateus 27, 52-53 Os sepulcros se abriram e os corpos de muitos justos ressuscitaram. Saindo de suas sepulturas, entraram na Cidade Santa depois da ressurreição de Jesus e apareceram a muitas pessoas. Amém! Apocalipse 22, 20 Aquele que atesta estas coisas diz: Sim! Eu venho depressa! Amém. Vem, Senhor Jesus!

14

15 O CREDO CRISTÃO (Youcat 25 a 29)


Carregar ppt "O CREDO CRISTÃO (Youcat 25 a 29)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google