A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Doutrina Bíblica da Trindade Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini – São Paulo Prof. Pr. José Ribeiro Neto Teologia Sistemática II – Deus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Doutrina Bíblica da Trindade Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini – São Paulo Prof. Pr. José Ribeiro Neto Teologia Sistemática II – Deus."— Transcrição da apresentação:

1 A Doutrina Bíblica da Trindade Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini – São Paulo Prof. Pr. José Ribeiro Neto Teologia Sistemática II – Deus / Anjos

2 História da Doutrina I Epístola de Inácio de Antioquia aos Efésios 18.2 o` ga.r qeo.j h`mw/n VIhsou/j o` Cristo.j evkuoforh,qh u`po. Mari,aj katV oivkonomi,an qeou/ evk spe,rmatoj me.n Dauei,d pneu,matoj de. a`gi,ou o]j evgennh,qh kai. evbapti,sqh i[na tw/| pa,qei to. u[dwr kaqari,sh| Pois Nosso Deus Jesus, o Cristo foi gerado de Maria segundo administração de Deus da semente de Davi mas do Espírito Santo, o qual foi gerado e foi batizado a fim de que por [sua] vontade a água fosse purificada.

3 Doutrina da Trindade: Tente explicá-la, e perderá a cabeça; Mas tente negá-la, e perderá a alma. (citado em ERIKSON, Milard J. Introdução à Teologia Sistemática. São Paulo: Vida Nova, 2007, p. 139)

4 História da Doutrina Subordinacionismo – afirmava que o Filho era eterno e divino, mas não igual ao Pai no seu ser e em seus atributos. Orígenes (185 – 254 d.C.) defendia a inferioridade do Filho em relação ao Pai.

5 História da Doutrina Sabelianismo ou Monarquianismo Modalista - Sabélio (? A.D), foi um teólogo cristão, provavelmente nascido na Líbia ou Egito. A sua fama iniciou-se quando foi para Roma, tornando-se líder daqueles que aceitaram a doutrina do monarquianismo modalista. Excomungado pelo Papa Calixto I em 220 d.C. A Igreja Voz da Verdade adota a mesma visão de Sabélio. Uma boa contestação feita por Natanael Rinaldi em:

6 História da Doutrina Arianismo – Ário (+ 336 d.C.), bispo de Alexandria, condenado no concílio de Niceia em 325 d.C. Pregava que Deus Filho foi criado; acreditava que o filho era maior do que todas as outras criaturas, mas que não era igual ao Pai (crença igual a dos TJ's). Adocianismo – Afirmava que Jesus viveu como homem comum, mas que no batismo Deus o adotou como Filho. (Também chamado de monarquianismo (séc. II e III) dinâmico, doutrina defendida por Teódoto).

7 Formulação Ortodoxa da Doutrina Credo de Nicéia (325 a.d. - revisado em Constantinopla em 381 a.d.) Cremos em um só Deus, Pai, Todo-Poderoso, Criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis. E em um só Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, gerado pelo Pai antes de todos os séculos, Luz da Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado, não criado, de uma só substância com o Pai, pelo qual todas as coisas foram feitas; o qual, por nós homens e por nossa salvação, desceu dos céus, foi feito carne pelo Espírito Santo e da Virgem Maria, e tornou-se homem, e foi crucificado por nós sob Pôncio Pilatos, e padeceu e foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus e assentou-se à direita do Pai, e de novo há de vir com glória para julgar os vivos e os mortos, e o seu reino não terá fim. E no Espírito Santo, Senhor e Vivificador, que procede do Pai e do Filho, que com o Pai e o Filho conjuntamente é adorado e glorificado, que falou através dos profetas. E na Igreja una, santa, católica e apostólica. Confessamos um só batismo para remissão dos pecados. Esperamos a ressurreição dos mortos e a vida do século vindouro. Amém.


Carregar ppt "A Doutrina Bíblica da Trindade Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini – São Paulo Prof. Pr. José Ribeiro Neto Teologia Sistemática II – Deus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google