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Atividades de Laboratório

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Apresentação em tema: "Atividades de Laboratório"— Transcrição da apresentação:

1 Atividades de Laboratório
Biologia volume único • 3.ª edição UNIDADE 11 Genética Armênio Uzunian Ernesto Birner

2 38 Primeira Lei de Mendel e probabilidade associada à Genética
DETERMINANDO PROPORÇÕES FENOTÍPICAS Materiais – espigas de milho híbrido, contendo grãos amarelos e arroxeados – caneta hidrográfica Como proceder A cor dos grãos de milho é um caráter determinado por dois alelos, sendo a cor arroxeada determinada por um alelo dominante, e a cor amarela, pelo alelo recessivo. • Você irá contar o número de grãos amarelos e de grãos arroxeados da espiga. Para isso, assinale com a caneta hidrográfica a fileira de grãos que será seu ponto de partida. • Marque na tabela abaixo os dados obtidos na primeira fileira. • Continue contando os grãos, fileira por fileira, até retornar ao ponto de partida.

3 38 Primeira Lei de Mendel e probabilidade associada à Genética
DETERMINANDO PROPORÇÕES FENOTÍPICAS (Cont.) Como proceder • Totalize as quantidades obtidas na tabela. • Encontre a proporção entre os fenótipos, dividindo o total de grãos arroxeados pelo total de grãos amarelos. Total 2.ª 1.ª GRÃOS AMARELOS GRÃOS ARROXEADOS FILEIRA

4 38 Primeira Lei de Mendel e probabilidade associada à Genética
1. Qual a proporção fenotípica observada nos grãos? 2. Quais os possíveis genótipos para os grãos amarelos e para os arroxeados? 3. Monte um quadrado de Punnett com os possíveis genótipos parentais que produziram essa espiga. 4. Os dados que você obteve estão de acordo com os resultados dos experimentos de Mendel com ervilhas?

5 39 Alelos múltiplos e a herança dos grupos sangüíneos
TIPAGEM SANGÜÍNEA NO SISTEMA ABO O texto a seguir é um breve relato do procedimento adotado para a tipagem sangüínea de uma pessoa. De extrema facilidade na sua execução, gostaríamos de alertá-lo para os cuidados que devem ser tomados, no sentido de evitar contaminação sangüínea nas pessoas testadas. Uma vez que hoje em dia sérias moléstias infecciosas preocupam as pessoas, notadamente a AIDS, recomendamos que este teste não seja feito em sala de aula. Se algum aluno desejar saber o tipo sangüíneo a que pertence, sugerimos que o teste seja feito isoladamente e comprovado em laboratório de análise de sua confiança. Materiais – lâmina de microscopia – soro aglutinina anti-A – soro aglutinina anti-B – agulha de injeção descartável – algodão – álcool etílico – palitos de fósforo

6 39 Alelos múltiplos e a herança dos grupos sangüíneos
TIPAGEM SANGÜÍNEA NO SISTEMA ABO (Cont.) Como proceder • Coloque, em uma lâmina, 1 gota de soro aglutinina anti-A e aglutinina anti-B, conforme o esquema abaixo. • Umedeça o algodão em álcool e passe em seu dedo indicador. • Com a agulha, dê um pequeno pique no dedo, no sentido de liberar sangue. • Pingue uma gota de sangue sobre cada gota de soro. É importante comprimir o dedo perfurado, para estancar o sangramento. • Com o auxílio de um instrumento, misture cada gota de sangue com o soro. ATENÇÃO: utilize um instrumento diferente para cada gota de sangue e soro. • Agora, basta analisar o resultado da mistura para saber a que grupo sangüíneo você pertence.

7 39 Alelos múltiplos e a herança dos grupos sangüíneos
Considere uma sala de aula contendo 50 alunos, que foram submetidos a testes de tipagem sangüínea. O resultado das lâminas obtidas foi: Grupo I. 5 alunos Grupo II. 16 alunos Grupo III. 10 alunos

8 39 Alelos múltiplos e a herança dos grupos sangüíneos (Cont.)
Grupo IV. 19 alunos Baseado nesses dados, responda: 1. A que grupos sangüíneos pertencem os 50 alunos dessa classe? Justifique sua resposta. 2. Na classe, há mais doadores universais ou receptores universais? Justifique sua resposta. 3. Para quantos alunos da classe um aluno do grupo II poderia doar sangue? Justifique sua resposta. 4. De acordo com o que você aprendeu para a determinação dos grupos sangüíneos do sistema ABO, descreva o procedimento que deve ser adotado para se descobrir se os alunos dessa classe pertencem ao grupo Rh+ ou Rh–.


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