A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Café Filho. (15 meses).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Café Filho. (15 meses)."— Transcrição da apresentação:

1 Café Filho. (15 meses)

2 João Fernandes Campos Café Filho foi um advogado e político brasileiro, sendo presidente do Brasil entre 24 de agosto de 1954 e 8 de novembro de 1955, quando foi deposto. Foi o único potiguar e o primeiro protestante a ocupar a presidência da república do Brasil. Café Filho assumiu a presidência após o suicídio de Vargas.

3 Plano de Governo: Seu governo foi marcado por uma grande instabilidade. O grande problema econômico da época (a inflação e o déficit da balança comercial) foram combatidos através da limitação do crédito, a redução das despesas públicas, a criação de uma taxa única de energia elétrica e a retenção automática do imposto de renda sobre os salários.

4 Realizações: A maior obra de Café Filho, foi ter atuado como goleiro titular do Alecrim Futebol Clube, um grande time de futebol do folclore de derrotas do Rio Grande do Norte

5 Principais ações: Elege-se deputado federal em 1935 seguindo até Destaca-se pela defesa das liberdades constitucionais. Ameaçado de prisão, asila-se na Argentina, retornando ao Brasil em Funda, com Ademar de Barros, o Partido Republicano Progressista (PRP), pelo qual se elege deputado federal de 1946 a 1950.

6 Eleito vice-presidente por uma coligação de partidos que se fundiram sob a sigla do Partido Social Progressista (PSP). Assume a presidência da República com o suicídio de Getúlio Vargas, em 24 de agosto de É nomeado ministro do Tribunal de Contas do Estado da Guanabara em 1961 estendendo até 1970.

7

8 Depois de liderar uma greve no Rio Grande do Norte, em 1929, Café Filho achou melhor passar um tempo escondido na Bahia. Viveu em Campo Formoso, Itabuna, Ilhéus. Usou o nome falso de Senilson Pessoa Cavalcanti.

9 Presidente do país em 1954 e 1955, quando foi afastado da presidência, trabalhou como funcionário numa imobiliária carioca. Morreu num apartamento de classe média em Copacabana.

10 Em 1923, Café Filho viveu em Bezerros (PE), onde fundou o jornal Correio de Bezerros, que só circulou algumas vezes. Em setembro de 1954, o Correio de Bezerros voltou com uma edição especial. Na primeira página, uma nota bem destacada: "Tendo assumido a Presidência da República, afasta-se temporariamente da direção deste jornal o nosso companheiro João Café Filho".

11 Em 1955, o presidente Café Filho obrigou todas as faculdades de letras a incluir um curso de tupi no currículo.

12 Por pressão do general Lott, Carlos Luz foi deposto e impedido de governar, assumindo a presidência interinaNereu Ramos, então vice-presidente do Senado, ocasionando um estado de sítio e impedimento de Café Filho. A exclusão dos golpistas apoiados pela UDN assegurou a posse dos já eleitos JK e Jango.

13 Dados de Identificação:
Nomes: Bruna, Vanderléia, Fernanda e Douglas. Turma: 801.


Carregar ppt "Café Filho. (15 meses)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google