A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIDADE II – A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA AO SÉCULO XVIII

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIDADE II – A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA AO SÉCULO XVIII"— Transcrição da apresentação:

1 UNIDADE II – A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA AO SÉCULO XVIII
Professora Elane Albuquerque Macapá – AP, 2010

2 UNIDADE II – A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA AO SÉCULO XVIII
A arte na pré-história. Arte no Egito antigo. Arte mesopotâmica. Arte das civilizações pré-helênicas (cicládica, minoana e micênica). Arte grega. Arte romana. Arte paleocristã e bizantina. Arte medieval: o Românico e o Gótico. O Renascimento e o Maneirismo. O Barroco e o Rococó. Neoclássico.

3 A pré-história da arte As marcas da passagem são as linguagens e a arte: Do que foi feito na pré-história pouca coisa chegou aos nossos dias, mas as pesquisas, as escavações arqueológicas e os estudos científicos permitem recompor a evolução da humanidade. Entre e a.C. foram feitas as pinturas de animais encontradas nas cavernas de Lascaux, na França.

4 A pré-história da arte A Vênus de Willendorf – Áustria. – e anos a.C. Técnicas, mídias, estilos: São desenhos simples, feitos com carvão e pigmentos extraídos da natureza, aproveitando o relevo das rochas. Os artistas anônimos: associavam suas criações a rituais, crenças e religiões. As criações: retratam seus sonhos, preocupações, desejos, cultura e costumes cotidianos. Brasil: estudos ainda preliminares identificam pinturas rupestres de cerca de a.C. no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. Também na Paraíba, em Ingá, foi encontrado o lajedo, conhecido como As Itacoatiaras.

5 A Arte na antiguidade No Egito: e anos a.C, há um significado desenvolvimento da arquitetura, da escultura, do desenho e da pintura. Técnicas, mídias, estilos: linhas duras, simplificando os volumes e perspectiva. Técnica da frontalidade. Grandiosidade e eternidade Os artistas anônimos: associavam suas criações a rituais, crenças e religiões. As criações: objetos encontrados em pirâmides e túmulos dos faraós expressam a idéia de eternidade.

6 A Arte na antiguidade Na Mesopotâmia a arquitetura criada por volta de a.C. pelos sumérios é impregnada de sofisticação e beleza. Os assírios criaram murais decorativos em auto-relevo (figuras de animais, feitos militares e caçadas), demonstrando o cotidiano e o domínio de técnicas na arte visual. Os babilônicos, de 612 a 539 a.C. constroem palácios e templos monumentais.

7 A Arte na Grécia e em Roma
No período entre 480 e 430 a.C. é identificada como a idade de esplendor dominada por Atenas. O corpo humano como interesse estético: Nas esculturas em mármore branco demonstra: equilíbrio, harmonia, proporções, simplicidade e elegância. Na arquitetura: idéia da ordem, simplicidade e harmonia das colunas dos templos aos/as deuses/as.

8 A Arte na Grécia e em Roma
Templo Cariátides

9 A Arte na Grécia e em Roma
A partir do séc. I A.C o império romano se estende A arte retrata homenagem a líderes, triunfos cívicos e militares. Ao conquistarem a Grécia foram muito influenciados surgindo daí o que chamamos de cultura greco-romano. A Coluna de Trajano (106 – 114 d.C.: apresenta espiral de figuras esculpidas em relevo narrativo com mais de 150 cenas militares.(primeir a história em quadrinhos) Murais decorativos em mosaicos: Venus em uma Concha do Mar. A.D

10 COLUNAS GREGAS COLUNA DA ORDEM DÓRICA COLUNA DA ORDEM JÔNICA
COLUNA DA ORDEM CORÍNTIA

11

12 Ordem Dórica

13 Ordem Jônica

14 Ordem Coríntia

15 Escultura Clássica

16 Escultura Helenística

17 Templo Panteon ou Panteão

18 Basílica de Santa Sabina

19 Catacumbas

20 CRISTO COMO BOM PASTOR Peixe e Pão

21


Carregar ppt "UNIDADE II – A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA AO SÉCULO XVIII"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google