A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRÉ-HISTÓRIA  Escultura: ossos, marfim, pedra ou chifre;  Pintura em cavernas( pinturas rupestres): cenas do cotidiano ou “desejos – premonições”; 

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRÉ-HISTÓRIA  Escultura: ossos, marfim, pedra ou chifre;  Pintura em cavernas( pinturas rupestres): cenas do cotidiano ou “desejos – premonições”; "— Transcrição da apresentação:

1 PRÉ-HISTÓRIA  Escultura: ossos, marfim, pedra ou chifre;  Pintura em cavernas( pinturas rupestres): cenas do cotidiano ou “desejos – premonições”;  Período Paleolítico: vida em cavernas; nômades; caça; pesca; coleta de frutas;  Período Neolítico: fazendeiros, criadores de gado; instrumentos de pedra polida; enxadas; tear; artesanato: cerâmica e tecidos.  Idade dos Metais: o ser humano já dominava a produção do fogo e assim, o artista pôde começar a trabalhar o metal para produzir peças muito bem feitas. Esculturas de metal com representações de guerreiros e mulheres, ricas em detalhes, foram encontradas sobretudo na Escandinávia e na Sardenha.

2 PRÉ-HISTÓRIA

3 CENA DE CAÇA. PINTURA RUPESTRE, PROXIMIDADES DE GHAT - LÍBIA

4 LEOPARDO. PINTURA RUPESTRE DE CHAUVET, FRANÇA Aproximadamente entre e anos antes de Cristo

5 CAVERNA CHAUVET Esta caverna está organizada em quatro câmaras e uma galeria que abriga, no total, mais de quatrocentas figuras de animais, como: cavalos, bisões, mamutes, ursos, pássaros. Algumas figuras são apenas desenhadas, tendo os contornos em preto, ocre, marrom, vermelho. Outras são inteiramente pintadas nesses tons.

6 LUTA DE CERVOS GIGANTES P INTURA RUPESTRE DE CHAUVET - FRANÇA

7 CAVALO PINTURA RUPESTRE DE CHAUVET - FRANÇA

8 PINTURAS RUPESTRES DE ALTAMIRA Altamira se situa no norte da Espanha. Suas pinturas foram criadas entre e antes de Cristo, aproximadamente, mas só foram descobertas em As pinturas de Altamira se concentram no teto de um espaço que mede cerca de duzentos metros quadrados e é chamado de sala principal. Mostram basicamente bisões imóveis, presos em armadilhas ou feridos. Vermelho, ocre e preto são as cores favoritas dos pintores de Altamira.

9 BISÃO PINTURA RUPESTRE DE ALTAMIRA - ESPANHA

10 PINTURA RUPESTRE DE ALTAMIRA - ESPANHA

11

12

13 CAVERNA DE LASCAUX A caverna de Lascaux situa-se no sudoeste da França. Suas pinturas datam do período compreendido, aproximadamente, entre e antes de Cristo. A caverna possue três partes: um corredor de acesso, uma espécie de antessala e a Sala dos Touros. As pinturas de Lascaux incluem figuras de diferentes animais: touros, bisões, cavalos, mamutes, cabritos monteses, antílopes e cervos. Incluem também algumas figuras humanas. Os artistas que criaram todo esse conjunto trabalharam basicamente com três cores: preto, vermelho e amarelo (carvão, pedras, barro, terra).

14 TOURO E CAVALO PINTURA RUPESTRE DE LASCAUX - FRANÇA

15 PÔNEIS PINTURA RUPESTRE DE LASCAUX - FRANÇA

16 CAVALOS E BOIS PINTURA RUPESTRE DE LASCAUX - FRANÇA

17 PINTURA RUPESTRE DE LASCAUX - FRANÇA

18 PINTURA RUPESTRE DE AJJER No planalto de Ajjer, uma série pinturas rupestres foram encontradas em estranhas formações rochosas que se erguem na África, no sudeste da Argélia, em pleno deserto do Saara. As pinturas rupestre de Ajjer foram feitas entre o sexto milênio antes de Cristo e os primeiros séculos da era cristã. Foram descobertas apenas em Elas mostram algumas atividades da população local, como pastoreio e colheita, que indicam uma grande mudança climática. Essas cenas sugerem que, na época, o Saara abrigava uma vegetaçao exuberante e uma fauna rica.

19 DUAS PESSOAS PINTURA RUPESTRE DE AJJER

20 PESSOAS E GADO PINTURA RUPESTRE DE AJJER

21 O DISCO SOLAR PINTURA RUPESTRE DE AJJER

22 PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA – BRASIL Na década de 1970, estudiosos da equipe da arqueóloga Niède Guidon descobriram no Piauí pinturas que tem entre e anos de idade. São milhares de imagens muito simples, basicamente de homens e animais em movimento e focalizados de perfil. As figuras humanas são as mais numerosas; elas aparecem isoladas ou em grupo, envolvidas em caçadas, combates, danças, rituais, tarefas do dia a dia. Quanto às figuras de animais, representam emas, seriemas, tatus, onças, jacarés, capivaras, macacos, peixes entre outros componentes da fauna local. Há também diversos motivos geométricos, formados por pontos, círculos, linhas retas, espirais, triângulos. Para pintar tudo isso, nosso artista usou a própria rocha, rica em óxido de ferro, que lhe forneceu um pigmento ocre avermelhado.

23 ANIMAL CORRENDO PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA – BRASIL

24 GRUPOS DE PESSOAS PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA – BRASIL

25 MOTIVO GEOMÉTRICO PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA – BRASIL

26 AVES PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA – BRASIL

27 ANIMAIS E PESSOAS PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA – BRASIL

28 GRAVURA RUPESTRE SÍTIO ARQUEOLÓGICO PEDRA DO INGÁ – PARAÍBA - BRASIL

29

30

31 ANTIGUIDADE Mesopotâmia: Caracterizou-se pelo exibicionismo e pelo luxo. Construíram templos e palácios, que eram considerados cópias dos existentes nos céus, de tijolos, por ser escassa a pedra na região. Situa-se na região entre os rios Tigres e Eufrates. Muitos povos habitavam a Mesopotâmia: sumérios, acádios, assírios, babilônicos, hebreus, caldeus. Todos foram para Mesopotâmia, pois lá havia terra muito fértil. Estes povos trouxeram seus costumes, religiões, hierarquia social e política ao se estabelecer ali. Da arquitetura restou poucos registros, pois as construções eram feitas em adobe (tijolos feitos com argila crua e secada ao sol). Principal expressão artística: Arquitetura (zigurates) e baixo-relevo; Construções: Babilônia; Jardins Suspensos; Torre de Babel; Palácio de Sargão II (tinha 200 aposentos e jardins, sala do trono, haréns, área de serviço e da guarda – 600 a.C.)

32 MAPA DA MESOPOTÂMIA

33

34 ZIGURATE

35

36 BAIXO-RELEVO

37

38

39

40 JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA

41 Palácio de Sargão II

42 PALÁCIO DE SARGÃO II

43 TORRE DE BABEL

44 ANTIGUIDADE Egito: A obsessão da sociedade egípcia era pela imortalidade. A colossal arquitetura e as obras de arte existiam para cercar o espírito do faraó de glória eterna. O essencial para civilização egípcia era a literatura, ciências médicas e alta matemática. As pirâmides, tumbas, hieróglifos, esculturas e a mumificação foram importantes para cultura ecípcia. Na pintura, a Regra da Frontalidade foi criada e desenvolvida com bastante rigor.

45 Localiza-se na região às margens do rio Nilo.. Foi o povo mais desenvolvido da Antiguidade. Conhecia matemática, astrologia, medicina, arte, etc… Era socialmente organizado em faraós, sacerdotes, escribas, nobres, militares, artesãos, camponeses e escravos. Os egípcios eram extremamente ligados ao rio Nilo e à agricultura que as cheias lhes permitia fazer, vinculando muitos dos seus símbolos míticos a elementos aquáticos e a fenômenos que podiam ser observados no seu próprio "em torno". Isso poderá ser mais bem notado ao longo da nossa narrativa. Eram vaidosos e usavam maquiagem, cuidando do corpo e dos cabelos. Produziam grande variedade de joias. Sua arquitetura era grandiosa. Moravam em palácios luxuosos. Sendo que, tanto para arte como para arquitetura, a motivação era a religião. Assim, construíram templos em homenagem aos seus deuses.

46 MAPA DO EGITO

47 MAPA DAS PIRÂMIDES

48 PIRÂMIDES

49

50

51 PINTURAS EGÍPCIAS

52

53

54

55

56 ESTÁTUAS

57 PINTURA EGÍPCIA

58 COVA FUNERÁRIA

59 EGITO

60 ALFABETO EGÍPCIO


Carregar ppt "PRÉ-HISTÓRIA  Escultura: ossos, marfim, pedra ou chifre;  Pintura em cavernas( pinturas rupestres): cenas do cotidiano ou “desejos – premonições”; "

Apresentações semelhantes


Anúncios Google