A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

+ TERCEIRÃO GRAMÁTICA 02 Prof a. Karen Neves Olivan.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "+ TERCEIRÃO GRAMÁTICA 02 Prof a. Karen Neves Olivan."— Transcrição da apresentação:

1 + TERCEIRÃO GRAMÁTICA 02 Prof a. Karen Neves Olivan

2 + TERCEIRÃO

3 + O BICHO ALFABETO bicho alfabeto tem vinte e três patas ou quase por onde ele passa nascem palavras e frases com frases se fazem asas palavras o vento leve o bicho alfabeto passa fica o que não se escreve Paulo Leminski

4 + INTRODUÇÃO Sema ̂ ntica é o estudo do significado das unidades linguísticas, dos vocábulos, quanto às transformac ̧ ões que sofreram ao longo do tempo. A língua é um organismo vivo, em constante mutac ̧ ão, e os vocábulos, além de guardarem seu significado etimológico, de origem, adquirem, pelo uso que se faz deles, significac ̧ ões variadas.

5 + SIGNO LINGUÍSTICO = SIGNIFICANTE + SIGNIFICADO Significante: parte física. Significado: parte abstrata (nossa interpretação).

6 +

7 +

8 + DENOTAC ̧ ÃO E CONOTAC ̧ ÃO “Estávamos no corac ̧ ão da floresta amazo ̂ nica.”  órgão muscular dos vertebrados (Houaiss)  região central “O passeio foi legal. ”  o que está em conformidade com a lei (Houaiss)  divertido

9 + ASPECTOS SEMA ̂ NTICOS Os vocábulos, por vezes, estabelecem uma forma de identidade ou uma relac ̧ ão de oposic ̧ ão sema ̂ ntica ou de semelhanc ̧ a gráfica e fo ̂ nica. Os vocábulos podem ser:  homônimos  parônimos  sinônimos  antônimos  polissêmicos  substantivos notáveis

10 + ASPECTOS SEMA ̂ NTICOS Homo ̂ nimos: mante ̂ m identidade gráfica e/ou fo ̂ nica homógrafos (mesma grafia):  Eu apenas jogo o jogo. homófonos (mesmo som):  Todo dia eu passo pelo pac ̧ o municipal. homo ̂ nimos perfeitos (homógrafos homófonos):  Se você chegar cedo, eu lhe cedo meu lugar.

11 +

12 + ASPECTOS SEMA ̂ NTICOS Sino ̂ nimos: mante ̂ m identidade sema ̂ ntica total ou quase total. É consensual que a sinonímia perfeita é ocorre ̂ ncia bastante rara:  apto/capaz  ébrio/be ̂ bado  sofrer/padecer  axila/sovaco.

13 + ASPECTOS SEMA ̂ NTICOS Sino ̂ nimos:  (a) Machado de Assis é um grande escritor.  (b) A ponte nova é muito grande. (a) ótimo; excelente (b) extensa; longa

14 + ASPECTOS SEMA ̂ NTICOS Anto ̂ nimos: mante ̂ m entre si relac ̧ ão de oposic ̧ ão sema ̂ ntica. São incompatíveis quanto à significação:  lembrar/esquecer  cedo/tarde  anão/gigante  contente/descontente  feliz/infeliz

15 + ASPECTOS SEMA ̂ NTICOS Anto ̂ nimos:  (a) Pedro é um homem tímido e extrovertido.

16 + ASPECTOS SEMA ̂ NTICOS Paro ̂ nimos: guardam entre si alguma semelhanc ̧ a gráfica e fo ̂ nica, mas te ̂ m significados diferentes:  ratificar (confirmar) / retificar (corrigir)  iminente (pra acontecer)/eminente (ilustre)

17 + ASPECTOS SEMA ̂ NTICOS Homônimos e Paro ̂ nimos notáveis:

18 + Chegou cedo a fim de estudar português. Não tinha laços afins com a sogra.

19 +

20 +

21 +

22 +

23 +

24 + ASPECTOS SEMA ̂ NTICOS Hiperônimos: acarretamento de significação. Sempre que tivermos um hiperônimo, teremos também um hipônimo.

25 + ASPECTOS SEMA ̂ NTICOS Hipero ̂ nimos / hipônimos:  (a) Comi uma maçã.  (b) Comi uma fruta. (a) hipônimo (b) hiperônimo

26 + ASPECTOS SEMA ̂ NTICOS Polissemia: um mesmo vocábulo com mais de uma significac ̧ ão.  linha... de costura; de pescar; de transmissão; de chegada; de o ̂ nibus; de produtos etc.

27 + ASPECTOS SEMA ̂ NTICOS Polissemia:  (a) Amassei a forma do bolo.  (b) Pedro disse à Maria que seu pai não fora à reunião. (a) *forma – homônima homógrafa (b) *seu

28 + ASPECTOS SEMA ̂ NTICOS Importante: polissemia e homonímia estão em oposic ̧ ão. Homo ̂ nimos perfeitos são dois vocábulos diferentes, de origem e etimologia distintas. É o caso de cedo. Embora coincidentes no som e na grafia, o advérbio tem uma raiz latina (cito) e o verbo tem outra (cedere). Já a palavra linha, apesar das variadas acepc ̧ ões, tem uma única raiz latina (linea).

29 + ASPECTOS SEMA ̂ NTICOS Substantivos notáveis: palavras homônimas, cuja significação é estabelecida a partir do artigo que as antecedem.

30 + a cabeça  parte do corpo o cabeça  líder

31 + a grama  vegetação rasteira O grama  peso

32 + a nascente  local onde nasce água O nascente  leste

33 + TERCEIRÃO GRAMÁTICA 02 Prof a. Karen Neves Olivan


Carregar ppt "+ TERCEIRÃO GRAMÁTICA 02 Prof a. Karen Neves Olivan."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google