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Eletro Pneumática Antônio Francisco Vieira Júnior.

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Apresentação em tema: "Eletro Pneumática Antônio Francisco Vieira Júnior."— Transcrição da apresentação:

1 Eletro Pneumática Antônio Francisco Vieira Júnior

2 Eletro Pneumática O que é?
Hoje, a Automação Pneumática, é uma das tecnologias mais usadas para configurar soluções de variadas complexidades. Utiliza como elemento motor a energia acumulada no as comprimido, sendo completada com a eletro pneumática, especialmente nos controles mais sofisticados.

3 Eletro Pneumática Quais as suas vantagens de implantação?
Incremento da produção com investimento relativamente pequeno. Redução dos custos operacionais. A rapidez nos movimentos pneumáticos e a libertação do operário (homem) de operações repetitivas possibilitam o aumento do ritmo de trabalho, aumento de produtividade e, portanto, um menor custo operacional.

4 Eletro Pneumática Quais as suas vantagens de implantação?
Robustez dos componentes pneumáticos. A robustez inerente aos controles pneumáticos torna-os relativamente insensíveis a vibrações e golpes, permitindo que ações mecânicas do próprio processo sirvam de sinal para as diversas sequências de operação. São de fácil manutenção. Facilidade de implantação. Pequenas modificações nas máquinas convencionais, aliadas à disponibilidade de ar comprimido, são os requisitos necessários para implantação dos controles pneumáticos.

5 Eletro Pneumática Quais as suas vantagens de implantação?
Resistência a ambientes hostis. Poeira, atmosfera corrosiva, oscilações de temperatura, umidade, submersão em líquidos, raramente prejudicam os componentes pneumáticos, quando projetados para essa finalidade. Simplicidade de manipulação. Os controles pneumáticos não necessitam de operários especializados para sua manipulação.

6 Eletro Pneumática Quais as suas vantagens de implantação?

7 Eletro Pneumática Quais as são suas Limitações?
O ar comprimido necessita de uma boa preparação para realizar o trabalho proposto: remoção de impurezas, eliminação de umidade para evitar corrosão nos equipamentos, engates ou travamentos e maiores desgastes nas partes móveis do sistema.

8 Eletro Pneumática Quais as são suas Limitações?
Velocidades muito baixas são difíceis de ser obtidas com o ar comprimido devido às suas propriedades físicas. Neste caso, recorre-se a sistemas mistos (hidráulicos e pneumáticos). O ar é um fluido altamente compressível, portanto, é impossível se obterem paradas intermediárias e velocidades uniformes. O ar comprimido é um poluidor sonoro quando são efetuadas exaustões para a atmosfera. Esta poluição pode ser evitada com o uso de silenciadores nos orifícios de escape.

9 Eletro Pneumática Propriedades do Ar.

10 Podemos concluir que “ p . A = F”
Eletro Pneumática Propriedades do Ar. p = F A Podemos concluir que “ p . A = F”

11 Logo: Força = Pressão X Área
Diferenças de áreas No êmbolo do cilindro, distinguem-se 2 áreas: Área do êmbolo = Toda a área do êmbolo 2) Área anular do êmbolo = A área do êmbolo menos a área da haste do êmbolo. Pressão = Força Área Logo: Força = Pressão X Área

12 Eletro Pneumática Geração e Armazenagem do Ar Comprimido.

13 Eletro Pneumática

14 Eletro Pneumática Simbologia.
Elementos Comando - símbolo de válvulas (DIN/ISO 1219) Quadrado representa posição Número de posições da válvula Setas indicam a direção e sentido do fluxo do ar T’s representam bloqueios das vias As conexões de entrada e saída são representadas por traços externos. Estes, indicam o número de vias.

15 Elementos de Processamento
Eletro Pneumática Cadeia de Comando Elementos de Trabalho Elementos de Comando Elementos de Processamento de Sinais Elementos de Sinais Elemento de Energia

16 Eletro Pneumática Entendendo a Eletricidade Sensor Válvula Energia

17 Eletro Pneumática Fundamentos Físicos - Eletroímã N S
Entendendo a Eletricidade Fundamentos Físicos - Eletroímã Bobina Condutor enrolado N Barra de Ferro S

18 Eletro Pneumática Fundamentos Físicos - Solenoide
Entendendo a Eletricidade Fundamentos Físicos - Solenoide

19 Eletro Pneumática Entendendo a Eletricidade Válvula Solenoide

20 Eletro Pneumática Entendendo a Eletricidade Válvula Simples Solenoide

21 Eletro Pneumática Entendendo a Eletricidade Válvula Duplo Solenoide

22 Eletro Pneumática Comandos sequenciais – representação dos movimentos
Atuador B Empurra a caixa Atuador A Eleva a caixa

23 Eletro Pneumática Comandos sequenciais – representação dos movimentos (tabela) B  Passo de trabalho  Movimento do cilindro “A” cilindro “B” 1 Avança  Parado recuado 2 Parado avançado 3 Recua 4 A

24 A+ B+ A- B- Eletro Pneumática (+) Avanço
Comandos sequenciais – representação dos movimentos (Forma Algébrica) ( - ) Recuo (+) Avanço A+ B+ A- B-

25 Eletro Pneumática Comandos sequenciais – representação dos movimentos (Diagrama Trajeto Passo) Parado Avançado Avanço Recuo Parado Recuado

26 Eletro Pneumática A B A+ B+ A - B- 1 2 3 4=1
Comandos sequenciais – representação dos movimentos (Diagrama Trajeto Passo) 1 2 3 4=1 s2 A s1 s2 B s1 A+ B+ A - B-

27 Eletro Pneumática

28 Obrigado! Antônio Francisco Vieira Júnior


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