A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES
TECTONISMO DAS PLACAS TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES

2 Até o início dos anos 60, a maioria das pessoas imaginava que os continentes eram fixos em suas posições.

3 A teoria da deriva continental foi proposta por Antonio Snider em 1858, mas não foi levada a sério, até que Alfred Wegener reuniu evidências de que as rochas encontradas ao longo da costa da África são semelhantes às encontradas na costa da América do Sul.

4 Wegener também observou a presença de fósseis idênticos em continentes hoje separados por milhares de quilômetros de oceano, sugerindo que os continentes um dia já haviam formado um bloco contínuo.

5 Segundo Wegener, há cerca de 200 milhões de anos havia apenas um supercontinente, que ele chamou de PANGEA, que se dividiu primeiramente em dois blocos: a Laurásia, no Hemisfério Norte e a Gondwana, no Hemisfério Sul.

6 Sequência da PANGEIA

7 135 milhões de anos

8 65 milhões de anos atrás – Período Terciário – Era Cenozóica

9 HOJE

10 DOBRAMENTOS MODERNOS Fatores internos e externos atuam sobre a crosta terrestre formando o relevo.

11 FATORES EXTERNOS -> A chuva, o vento, os rios, os mares, o gelo, a neve e os seres vivos. Por meio da ação destrutiva ou modeladora.

12 FATORES INTERNOS -> São representados pela movimentação das Placas Tectônicas. Vulcões, terremotos (abalos sísmicos), dobramentos e falhamentos são as maiores evidências desses movimentos.

13 PLACAS TECTÔNICAS

14 Os limites entre as placas são três:

15 DIVERGENTE -> onde elas se afastam, no meio do oceano, nova crosta se forma com o material expelido do interior da terra. CORDILHEIRAS MESO-OCEÂNICAS”

16 CONVERGENTE -> onde uma placa avança para baixo da outra, parte da placa é consumida pela alta temperatura das camadas inferiores.

17 Acontece entre uma placa oceânica e uma placa continental
Acontece entre uma placa oceânica e uma placa continental. Ex: Cordilheira dos Andes (Placa de Nazca e Placa continental Sul-Americana).

18 TRANSFORMANTE -> onde as placas se movem em direções opostas, causando falhas. Ex: Falha de San Andreas, na Califórnia.

19 Falha de San Andreas


Carregar ppt "TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google