A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PASTORAL DA COMUNICAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
Metas e desafios

2 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
Metas Anunciar Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida. Reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé. Motivar, atualizar e aprofundar os conhecimentos sobre a natureza e a importância da comunicação.

3 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
Desafios Modelos distorcidos da existência humana, da família e da sociedade. A comunicação social submetida ao sistema econômico e comercial. A degradação e banalização dos valores humanos e éticos.

4 COMUNICAÇÃO Origem e significado Do latim –COMMUNIS
Significados mais usados são: -Caminho de acesso -Capacidade de trocar idéias, ou informações através da fala, Gestos ou imagens. -Tornar comum. -Estabelecer comunhão.

5 PASTORAL origem e significado Deriva de Pastor.
Está relacionado com o período Nômade da história de Israel. SER PASTOR É : GUIAR , ENSINAR GOVERNAR, DEFENDER. Pastoral é o agir da Igreja no mundo. É a Igreja em marcha.

6 O processo CONTEXTO EMISSOR RECEPTOR MENSAGEM CÓDIGO CANAL FEEDBACK
social-emocional-físico EMISSOR RECEPTOR MENSAGEM CÓDIGO CANAL FEEDBACK CODIFICAR DECODIFICAR RUIDO

7 PASCOM - DIOCESE DE NOVA IGUAÇU
Comunicação de massa

8 O QUE É ? É a comunicação disseminada de informação e entretenimento a uma grande quantidade de destinatários de classes distintas.

9 O começo A era dos símbolos e sinais A era da fala e linguagem
A era escrita A era da impressão E a era da comunicação de massa

10 CONSOLIDAÇÃO Teóricos e historiadores atribuem sua origem à prensa móvel. Gutemberg no séc. XV.

11 ORIGEM Tem origem no século XIX, com a industrialização.
Enormes populações deixam suas cidades e concentram-se nos grandes centros urbanos. A População é atraída pelo conforto (transporte, iluminação pública, alimentos, utensílios domésticos, emprego, entretenimento)

12 Mudanças profundas Impressão da Bíblia em alemão
Contrariou a igreja católica que utilizava apenas o latim.

13 Consequências A reforma, o Protestantismo que abalou
a hegemonia Política e religiosa do Vaticano. Democratização do conhecimento.

14 Consequências Democratização do conhecimento.
O clero, que via na impressão uma ameaça ao seu domínio, rendeu-se à tecnologia tipográfica e passou a utilizar o invento para imprimir as indulgências, textos teológicos , aumentando a influência da Igreja..

15

16 Revolução industrial Definição:
conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela máquina e da manufatura pela fábrica.

17 Revolução industrial A sociedade De agrária passou a ser urbana

18 Revolução industrial A procura de maiores lucros
Investimentos em pesquisas científicas máquina a vapor 1712

19 Revolução industrial 1ª REV. INDUSTRIAL 2ª REV. INDUSTRIAL 1760 - 1860
1860 – 1914 ING, FRA e BEL ALE, ITA, RUS, EUA, JAP FERRO – CARVÃO - VAPOR AÇO – PETRÓLEO - ELETRICIDADE CAPITALISMO LIBERAL E INDUSTRIAL CAPITALISMO FINANCEIRO E MONOPOLISTA

20 Comunicação de massa São considerados Mass Media: O rádio O cinema
O jornal e revistas A televisão O mass Media influência na formação do homem contemporâneo. - Entra nos lares e fica no centro do espaço de reunião da família. - INFLUÊNCIA NAS DECISÕES - IMPÕE IDÉIAS DE CONSUMO - COMPORTAMENTO

21 vantagens da comunicação de massa
1- permite ampliar a mensagem a ser transmitida. 2- superam as barreiras físicas entre fonte, ou emissor e destinatário, ou receptor. 3- reduzem os custos da comunicação A Igreja esta muito preocupada com o ciberespaço.

22 características 1- permite a comunicação à distância.
2- são monodirecionais. 3-permite um n° limitado de emissores envie mensagens a um n° elevado de destinatários. 4- controle de notícias por mediadores entre fonte e destinatários. A Igreja esta muito preocupada com o ciberespaço.

23 características 5- por meio da comunicação de massa acontece uma interpretação das informações. (ideologia) 6- por meio da propaganda são transmitidos modelos de comportamento. 7- transmissão da cultura 9- tem função de divertir. 10- superficialidade na abordagem de temas. 11- Descaracterização de culturas tradicionais. A Igreja esta muito preocupada com o ciberespaço.

24 na evolução da comunicação existem mudanças comportamentais na sociedade
McLuhan 1- TRIBALIZAÇÃO – por meio da oralidade, eram organizados ritos onde todo o conhecimento adquirido era armazenado na memória e a única maneira de repassá-lo era através destes momentos, passando de geração a geração para que as descobertas pudessem ser levadas adiante. 2- DISTRIBALIZAÇÃO - com invenção da escrita, ocorre um rompimento destes laços tribais, libertando o ser humano da dependência direta aos ancestrais. 3- RETRIBALIZAÇÃO - Atualmente, percebe-se na sociedade contemporânea uma nova forma das pessoas interagirem, por meio da mídia digital, ou seja, da informatização, novamente reunido-a em tribos. Porém, agora demonstrando uma nova forma de reunião, no ciberespaço. A Igreja esta muito preocupada com o ciberespaço.

25 Características da retribalização no espaço virtual
1- IMEDIATISMO 2- INDIVIDUALISMO 3- EGOÍSMO 4- SECULARIZAÇÃO 5 – IMATURIDADE EMOCIONAL A tecnologia poderá trazer a religião de uma só pessoa que buscará Seguidores no twitter.

26 Comunicação de massa É um fenômeno tipicamente industrial.
(Mass media) É um fenômeno tipicamente industrial. Transforma a Comunicação Social em mercadoria. Principal função: É dar lucro e enfatizar o consumismo. A comunicação já é considerada o 1° Poder. Quem detém a comunicação tem o poder. Muitas informações ultrapassam as intenções explícitas daquele que as emitiu.

27 A influência dos meios de comunicação
Através dos meios de comunicação, bombardeia-se a sociedade com notícias sobre fatos suficientemente atrativos para que os indivíduos tenham sua atenção desviada dos problemas econômicos e sociais. A Igreja esta muito preocupada com o ciberespaço.

28 A influência dos meios de comunicação
Padrão de beleza A Igreja esta muito preocupada com o ciberespaço.

29 A influência dos meios de comunicação
HOJE O MERCADO FORMA AS TRIBUS Até quando a busca pelo discutível padrão de beleza colocará em risco a saúde de meninas sedentas pela fama? A Igreja esta muito preocupada com o ciberespaço.

30 A influência dos meios de comunicação
Indústria da informação O sistema busca organizar a sociedade para consumir bens cada vez mais carregados de valores simbólicos e distantes da satisfação de necessidades básicas. A Igreja esta muito preocupada com o ciberespaço.

31 O que é Mensagem Subliminar ?
São aquelas mensagens que contém ‘inserções de imagens, palavras, ícones ou idéias’ que os sentidos humanos não conseguem perceber de forma consciente, assim, a mensagem atinge outra parte do cérebro humano subconsciente. A mensagem subliminar tem como objetivo atingir determinado público alvo e atraí-lo ao seu consumo. Onde acontecem? Artes. Filmes. Propagandas. Música.

32 O que você vê nesta imagem?

33 O que você vê nesta imagem?

34 O que você vê nesta imagem?

35 Subliminar - no desenho cinderela
A Igreja esta muito preocupada com o ciberespaço.

36 Subliminar - Paul o alien fugitivo
A Igreja esta muito preocupada com o ciberespaço.

37 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
O que nossos filhos estão aprendendo ?

38 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
A cultura do mal. O que nossos filhos estão aprendendo ?

39 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
A cultura do mal. O que nossos filhos estão aprendendo ?

40 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
A cultura do mal. O que nossos filhos estão aprendendo ?

41 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
A cultura do mal. O que nossos filhos estão aprendendo ?

42 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
A mídia como formadora Cultura do consumo. Mensagens de consumo totalmente impróprias que promovem: - O ÁLCOOL O FUMO A OBESIDADE -SEXUALIDADE PREMATURA -A VIOLÊNCIA

43 A comunicação é o primeiro e o mais
A comunicação do poder A comunicação é o primeiro e o mais forte dos poderes A comunicação já é considerada o 1° Poder. Quem detém a comunicação tem o poder. Seminário Paulo VI - Pascom

44 A comunicação do poder Tanto pode criar realidades, como pode deixar
Que existam pelo fato de serem silenciadas. Quem detêm a comunicação , detêm o poder sobre a existência das coisas, sobre a difusão das ideias, sobre a criação da opinião pública. A comunicação já é considerada o 1° Poder. Quem detêm a comunicação tem o poder.

45 Seria o ótimo aproveitamento desse poder
O poder da comunicação Seria o ótimo aproveitamento desse poder Para a expressão, o relacionamento e a participação dentro de um projeto geral de transformação social, que implica na tomada de uma série de medidas pela sociedade. A comunicação já é considerada o 1° Poder. Quem detém a comunicação tem o poder. Pressão social provoca queda do muro de Berlim em 1989

46 A influência dos meios de comunicação
Indústria da informação A final, a mídia massifica? ALIENA? Instiga a violência? Estimula artificialmente a sexualidade? Forma a opinião pública? Leva ao conformismo? A Igreja esta muito preocupada com o ciberespaço.

47 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
Século das comunicações Toda tecnologia deveria em primeiro lugar fornecer ao Homem a melhor possibilidade de viver. Solidão Desencontro

48 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
Século das comunicações Informação x Conhecimento Sabedoria Valor universal e eterno Respeito a vida. Moral x Ética Progresso x Civilidade

49 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
A comunicação como espaço de evangelização.

50 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
Somos chamados a ampliar nosso olhar da cultura.

51 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
Um novo antropológico Nova maneira de aprender, ensinar, viver.

52 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
Novo sujeito da cultura digital Novo ambiente de sociabilidade Quanto menos nos aproximarmos dessas realidades, mais isolados ficaremos.

53 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
TRANSMISSÃO DA FÉ Integração – comunicação evangelização Não basta utilizar os Instrumentos. É necessário incluir os processos e Linguagens da comunicação na evangelização.

54 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
TRANSMISSÃO DA FÉ Linguagens e Gêneros distintos Diálogo entre fé e cultura

55 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
Nova Cultura – Novas oportunidades

56 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
A evangelização e comunicação não podem trilhar Caminhos paralelos.

57 DECRETO INTER MIRIFICA SOBRE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL .
NOVA CULTURA DECRETO   INTER MIRIFICA  SOBRE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL . PAPA PAULO VI A Igreja e os meios de comunicação social. A Igreja católica, fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo para levar a salvação a todos os homens, e por isso mesmo obrigada a evangelizar, considera seu dever pregar a mensagem de salvação, servindo-se dos meios de comunicação social, e ensinar aos homens a usar retamente estes meios.

58 NOVA CULTURA João Paulo II, REDEMPTORIS MISSIO 37c O primeiro areópago dos tempos modernos é o mundo das comunicações, que está a unificar a humanidade, transformando-a — como se costuma dizer — na « aldeia global ». Os meios de comunicação social alcançaram tamanha importância que são para muitos o principal instrumento de informação e formação, de guia e inspiração dos comportamentos individuais, familiares e sociais. Principalmente as novas gerações crescem num mundo condicionado pelos mass-média.

59 NOVA CULTURA “O primeiro areópago dos tempos modernos é o mundo das comunicações... O uso dos mass-média, não tem somente a finalidade de multiplicar o anúncio do Evangelho: trata-se de um fato muito mais profundo, porque a própria evangelização da cultura moderna depende, em grande parte, da sua influência.

60 A comunicação é a arte de gerar comunhão.
Obrigado. Formatação: Eloy Bezerra


Carregar ppt "PASTORAL DA COMUNICAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google