A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E.E. PROF. SEVERINO DE QUEIROZ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E.E. PROF. SEVERINO DE QUEIROZ"— Transcrição da apresentação:

1 E.E. PROF. SEVERINO DE QUEIROZ
Trabalho de Ciências Profª: Marta Rosa Vargas Moraes 7ª Série A de 2005 Semelhanças entre os seres vivos:

2 PROJETO DESENVOLVIDO PELOS ALUNOS DA 7ª SÉRIE A DO ANO DE 2005
ALUNOS 7ªA MATUTINO ADRIANA DA SILVA SANDIM AMAURI FAGUNDES BRASIL ANA CAROLINA DA GAMA E SILVA ANDRÉ LUIS SOARES MORANTE ANDRESSA LAGOA NASCIMENTO BRUNO DE BRITO JOSE CAIO CÉSAR LIMA OLIVEIRA CAROLINE RENATA COELHO ROCHA CRISTIELY LIMA DE SOUZA AMORIM DAYANE DOS SANTOS FIGUEIREDO DERIK VINICIUS SOUZA CARDOSO FILIPE BENITES EVANGELISTA GABRIEL LAURO GONÇALVES STADLER GIOVANI BERTOLDI BANDERA JAMILE GONÇALVES TEIXEIRA JENYFER DE ALCANTARA QUEIROZ KRISTIAN TÚLIO AYALA PEREIRA MAURO APARECIDO SOARES JUNIOR MAYARA FRANCISCA GASPAR NATALIA BARBOSA RODRIGUES NATÁLIA LOPES BIGAIS RHAUANE FARIA DOS SANTOS RHAYANNE CAROLINE PACHUKI RODRIGO FELIX RABELLO DE BARROS SARAH MONTEIRO DA SILVA THAIANE DE OLIVEIRA BENTO DE SOUZA WILLIAN COSTA LIMA ALESSANDRA CRISTINA FERNANDES MAGALHÃES PAULA FERNANDA MARINHO ANDRESSA CLEMENTE FERREIRA ANA GABRIELLE DUARTE NATHALIE ORTEGA GUGEL

3 Semelhanças entre os seres vivos
Corpo Humano e Plantas

4 Sustentação: Corpo humano O sistema esquelético humano tem como funções a sustentação do corpo e a proteção de órgãos internos, além de ajudar na fixação dos músculos. É constituído de ossos e cartilagens. Os ossos ligam – se uns aos outros através de articulações ou juntas e permitem os movimentos do corpo. O esqueleto humano é dividido em cabeça, tronco e membros.

5 Tecidos de sustentação Vegetal
A função desses tecidos é a mesma que o tecido ósseo desempenha para os animais vertebrados são dois os tecidos que as plantas possuem, especializados na sustentação: o colênquima e o esclerênquima. Colênquima: formado por células vivas, fibras alongadas dotadas de paredes grossas e impregnadas de celulose sem liquifar. Está presente durante o desenvolvimento inicial da planta e permanece nas plantas adultas em algumas regiões, como em caules herbáceos, pecíolos e nervuras. Esclerênquima: formado por células mortas reforçadas por celulose e lignina conferindo rigidez às células e ao tecido. Existem dois tipos de células de esclerênquima: fibras e escleritos. As fibras são células alongadas e afiladas que acompanham os tecidos de condução. Os escleritos ou células pítreas possuem formas variadas, porém mais curtas que as fibras. São encontradas no envoltório das sementes.

6 Digestão e nutrição Corpo Humano ● DIGESTÃO:
É constituída por: boca, glândulas salivares, faringe, esôfago, estômago, fígado, pâncreas, intestinos e ânus. Os alimentos entram no nosso corpo pela boca, passam pela faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso. Ao longo de todo esse percurso, os alimentos sofrem digestão e grande parte das substâncias produzidas passa para o sangue. Toda massa não aproveitada constitui as fezes e é eliminada pelo ânus.

7 DIGESTÃO: PLANTA Nas folhas, realiza – se a fotossíntese. Ocorre, então, a produção de substâncias orgânicas como a glicose. Essas substâncias orgânicas, dissolvidas em água, formam uma solução chamada seiva elaborada ou seiva orgânica, que representa o verdadeiro alimento da planta.

8 Corpo Humano Respiração
O sistema respiratório é formado por: cavidades nasais, faringe, laringe, traquéia e brônquios. A respiração consiste na retirada de ar pelos pulmões, chamada inspiração, e na sua expulsão, a expiração. O ar expirado, ou seja, aquele que sai dos pulmões, tem menos oxigênio e mais gás carbônico do que o ar inspirado. Isso significa, obviamente, que nosso organismo utiliza oxigênio e produz gás carbônico. Na inspiração, o ar é conduzido até os pulmões por uma série de aberturas, tubos e cavidades.

9 PLANTA A respiração celular é um fenômeno que permite extrair a energia contida em substâncias orgânicas diversas, como a glicose. Na respiração aeróbica, a “queima” da glicose ocorre com a participação do gás oxigênio retirado do ambiente. No final do processo formam-se gás carbônico e água; a energia extraída é utilizada para o desempenho das diversas atividades das células. Todas as células vivas de uma planta respiram, utilizando gás oxigênio. Acontece que, para as células respirarem, a planta precisa absorver oxigênio do ambiente, ao mesmo tempo em que elimina gás.

10

11 CIRCULAÇÃO Corpo Humano
As funções desempenhadas pelo sistema circulatório são: Transporte de substâncias alimentares da região de absorção (intestino) para as demais partes do corpo (células) – esta é a principal função da circulação. Transporte de excretas para os órgãos excretores (rins) a partir das demais partes do corpo. Transporte dos gases respiratórios (oxigênio e dióxido de carbono) entre os pulmões e as demais partes do corpo. Transporte de hormônios (substâncias controladoras de atividade de certo órgão). Na circulação humana circulam dois tipos de líquido: o sangue e a linfa.

12 PLANTA A água e os sais absorvidos pela raiz constituem a seiva bruta ou seivas minerais, que é transportada para cima, até as folhas. Os produtos da fotossíntese, especialmente açúcares, são dissolvidos em água e formam as seivas elaboradas, que é transportada para baixo, até as raízes. A seiva circula no interior de longas células em forma de finíssimos canais, que são os vasos condutores. Os vasos liberianos conduzem a seiva elaborada. Os que conduzem a seiva bruta são chamados de vasos lenhosos, e em conjunto formam o lenho.

13 Reprodução: Corpo Humano
Para a formação de um novo indivíduo deve ocorrer a união de um óvulo e um espermatozóide, processo que é denominado fecundação. Para que a fecundação ocorra é necessário que os espermatozóides sejam depositados no sistema genital feminino. O pênis, órgão copulador masculino. Os espermatozóides são liberados pela uretra junto com um líquido espesso produzido pelas glândulas vesiculosas e pela próstata. Dá – se ao conjunto desse líquido e espermatozóides o nome de esperma. Após a liberação na vagina, os espermatozóides caminham para o interior do útero a fim de alcançarem o óvulo que está em uma das tubas uterinas.

14 As células reprodutoras humanas
As células reprodutoras são os gametas. O gameta feminino chama – se óvulo e o gameta masculino chama – se espermatozóide. Os gametas (espermatozóides e óvulos) são produzidos em glândulas especiais chamadas gônadas. Assim, os óvulos são produzidos nos ovários (gônadas femininas) e os espermatozóides são produzidos nos testículos (gônadas masculinas).

15 SISTEMA GENITAL ● Sistema genital feminino O sistema genital feminino é formado por dois ovários, duas tubas uterinas, útero, vagina e vulva, que fica externamente ao corpo. O útero é um órgão musculoso e oco, O interior do útero é revestido por um tecido rico em vasos sangüíneos, o endométrio. Sistema genital masculino O sistema genital masculino compreende os órgãos genitais externos (genitália externa) e os órgãos localizados no interior do corpo. A genitália é formada pelo pênis e pela bolsa escrotal.

16 PLANTA A reprodução é uma função que tem a finalidade de perpetuar as espécies. A flor, fruto e semente são órgãos vegetativos que estão ligados a este sistema. O órgão reprodutor feminino da planta chama – se gineceu e o masculino chama – se androceu. ●Gineceu: é a estrutura feminina da flor formada por folhas modificadas chamadas pistilos ou carpelos constituídos pelas estruturas; ●Androceu: representa o aparelho masculino da flor, sendo formado por folhas modificadas denominadas estames, que apresenta forma e tamanho diferentes. É constituído de antera (parte mais dilatada e produtora de grãos de pólen, que contém os núcleos que armazenam os anterozóides); filete (haste que sustenta a antera); e conectivo (estrutura que une a antera e filete).

17 Excreção Corpo Humano A função de eliminação de todos os produtos não aproveitáveis da atividade celular denomina – se excreção. É do sangue que essas excretas são retiradas, junto com grande parte de água, para serem eliminadas para fora do corpo. Esse processo, a excreção, é realizado pelo sistema urinário. Além da urina, que constitui a excreção propriamente dita o organismo elimina também o suor, o gás carbônico e as secreções sebáceas.

18 Planta Tem a função de eliminar os produtos finais do metabolismo vegetal. Esta função é realizada pelas seguintes estruturas: Hidatódios, nas pontas e bordas das folhas (importantes na sudação, eliminação da água em gotas); Pêlos glandulares, com função defensiva (irritante), nas folhas de urtiga; Células secretoras, em certos caules e folhas, contendo essências e resinas (Pinos, Pau – Brasil); Bolsas secretoras, nos tecidos das folhas, caules e frutos (laranja, eucalipto); Tubos lactíferos (em seringueira), conjunto de células soldadas por onde circula uma secreção leitosa, o látex; Nectários, que produzem uma substância açucarada chamada de néctar, muito importante na polinização feita por pássaros e insetos.


Carregar ppt "E.E. PROF. SEVERINO DE QUEIROZ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google