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Parte II – Os grandes teóricos e suas escolas de pensamento

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Apresentação em tema: "Parte II – Os grandes teóricos e suas escolas de pensamento"— Transcrição da apresentação:

1 Parte II – Os grandes teóricos e suas escolas de pensamento
A psicologia Científica

2 A Psicologia Científica
Esta questão surgiu no fim do século XIX, após um terreno fértil deixando por grandes nomes que se interessavam em estudar o homem e ao mesmo tempo produzir ciência. Com o objeto mais traçado: o homem subjetivo e social; era preciso agora envolver-se com pesquisas e buscas de métodos específicos para este vasto objeto e tentar delimitar o ponto do objeto a que se dedicar.

3 Liberdade e critérios rigorosos
Objeto de estudo definido – comportamento, vida psíquica e consciência Delimitação do campo de estudo – diferenciar-se de outros saberes Formular métodos para estudar o objeto Formular teorias consistentes – neutralidade, dados passíveis de comprovação, conhecimento cumulativo A psicologia científica nasce na Alemanha, mas desenvolve-se nos Estados Unidos

4 Wilhelm Wundt (1832-1926) A Nova Psicologia
Tirando a Psicologia da Filosofia, trazendo para o campo da ciência

5 Breve histórico Wundt criou na Alemanha o primeiro laboratório de pesquisa em Psicofisiologia. A ambição de Wundt era estabelecer uma identidade independente para a Psicologia. Ele foi, nos primeiros anos da evolução da Psicologia como disciplina científica distinta / autônoma, um baluarte. Wilhelm Wundt que determinou o objeto de estudo, o método de pesquisa, os tópicos a serem estudados e os objetivos da nova ciência. Formado em Medicina ele criou um espaço compatível com os laboratórios das ciências naturais. Este laboratório tornou-se um centro de investigação. Esta foi a forma mais eficaz de Wundt atingir o seu principal objetivo que era contribuir para o processo de autonomia da Psicologia – separando-se, nesse contexto, e apenas nesse, da Filosofia .

6 Caminhos Na Química,todas as substâncias são compostas por átomos. Wundt foi então decompor a mente nos seus elementos mais simples, que são as sensações . Wundt recorre aos métodos experimentais das Ciências Naturais , particularmente às técnicas usadas pelos fisiologistas , e adaptou os seus métodos científicos de investigação aos objetivos da Psicologia. Desta forma, a Fisiologia e a Filosofia ajudaram a moldar: o objeto de estudo e os métodos de investigação dessa ciência que emergia.  Wundt define como objeto da Psicologia o estudo da mente , da experiência consciente do Homem - a consciência - e é no seu laboratório, em Leipzig, que ele vai procurar conhecer os elementos constitutivos da consciência . Suas interrogações era: Como se relacionam? Como se associarão? Haveria uma concepção? Haveria uma associação ou associacionismo?

7 Para atingir estes seus objetivos, nosso estimado Wundt utilizou como método de estudo a introspecção controlada . Através da introspecção , os sujeitos descreviam as suas percepções resultantes de estímulos visuais , auditivos e tácteis . Exemplo: os sujeitos experimentais ouviam um som e em seguida descreviam o que sentiam. Para Wundt só este método permite o acesso à experiência consciente do indivíduo.  O emprego da introspecção veio da Física . Nesta ciência este método tinha sido utilizado para estudar a luz e o som. Ele também foi usado na Fisiologia em que fora aplicado ao estudo dos órgãos dos sentidos.

8 Paralelismo Psicofísico
Para todo fenômeno mental existe um correspondente que é um fenômeno orgânico. Exemplo: a espetada de uma agulha (fenômeno físico) corresponde também a uma resposta na mente do indivíduo. Dor e fuga.

9 Estes primeiros conhecimentos serviram como norteadores para o campo científico – posturas metodológicas e construções teóricas futuras.


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