A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos Essenciais em Metodologia Científica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos Essenciais em Metodologia Científica"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos Essenciais em Metodologia Científica
Estruturação e formatação Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina

2 Facilitador Hermano Alexandre Lima Rocha Médico
Doutorando em Saúde Coletiva Mestre em Saúde Pública Especialista em auditoria de sistemas de saúde

3 Tópicos essenciais Principais metodologias de pesquisa em saúde
Estruturação da redação científica Formatação para periódicos científicos

4 Tópicos essenciais Principais metodologias de pesquisa em saúde
Estruturação da redação científica Formatação para periódicos científicos

5 Metodologia “É a sistematização de conhecimentos, ou seja, um conjunto de proposições lógicas correlacionadas sobre um comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar”. (LAKATOS & MARCONI, 2001, p. 80)

6 Conhecimento Popular (ou Empírico); Filosófico;
Religioso (ou Teológico); Técnico-Científico

7 Conhecimento científico
É o conhecimento racional, sistemático, exato, reprodutível, experimental(às vezes) e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de observação da realidade baseados na metodologia científica.

8 O caminho da metodologia
Pré-história Grécia Renascimento Pós-moderna

9 Métodos em saúde São as formas utilizadas pelos pesquisadores para buscar a comprovação ou refutação sobre proposições relacionadas a saúde

10 Métodos em saúde Hipótese Observação direta Estudos observacionais
Estudos experimentais Observação indireta Revisões bibliográficas (Metanálises) Revisões de bancos de dados

11 Exercício físico previne infartos?
Observação direta Seguir várias pessoas que fazem ou não exercícios Estimular um grupo de pessoas a fazer exercícios e outro não Observação indireta Analisar em conjunto publicações científicas sobre o assunto Utilizar o datasus para verificar quantos dentre os pacientes que tiveram IAM faziam exercícios

12 Tópicos essenciais Principais metodologias de pesquisa em saúde
Estruturação da redação científica Formatação para periódicos científicos

13 Normatização Todas as comunicações científicas devem seguir uma mesma norma Comunicação Simplificação

14 Comunicar eficientemente
1 Conclusão Métodos Bibliografia Introdução 2 3

15 Norma Documento, estabelecido por consenso e aprovado por organismo reconhecido, que fornece, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto.

16 ABNT a)NBR 6023/2002 Referências – Elaboração;
b) NBR 6024/2003 Numeração progressiva das seções de um documento; c) NBR 6027/2003 Sumário – Apresentação; d) NBR 6028/2003 Resumos – Apresentação; e) NBR 6034/2004 Índice – Apresentação; f) NBR 10520/2002 Citações – Apresentação; g) NBR 14724/2011 Trabalhos Acadêmicos – Apresentação; h) NBR 15287/2011 Projetos de pesquisa – Apresentação; e i) Normas de apresentação tabular do IBGE, para Apresentação de tabelas.

17 Estruturação Monografia Estrutura para elaboração de um
Elementos pós-textuais Elementos textuais Elementos pré-textuais Estrutura para elaboração de um trabalho acadêmico compreende:

18 Pré-textuais Todos os elementos que antecedem o texto com informações que ajudam na identificação e utilização do trabalho Capa (obrigatório) Lombada (opcional) Folha de rosto (obrigatório) Errata (opcional) Folha de aprovação (obrigatório) Dedicatória(s) (opcional) Agradecimento(s) (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo na língua vernácula (obrig.) Resumo na língua estrangeira (obrig.) Lista de ilustrações (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional) Sumário (obrigatório)

19 Elementos textuais Compreendem a parte do trabalho em que é exposta a matéria de estudo
Introdução Desenvolvimento Conclusão

20 Elementos pós-textuais Significam os elementos que complementam o trabalho
Referências (obrigatório) Glossário (obrigatório) Apêndice (opcional) Anexos (opcional)

21 Formatação Papel e formato
Margens, espaçamento, alinhamento, paragrafação Abreviaturas e siglas Ilustrações, gráficos e tabelas

22

23 Tópicos essenciais Principais metodologias de pesquisa em saúde
Estruturação da redação científica Formatação para periódicos científicos

24 Artigos Científicos São pequenos estudos, porém completos, que tratam de uma questão verdadeiramente científica, mas que não se constituem em matéria de um livro. (LAKATOS, 2007, p. 84) Apresentam o resultado de estudos ou pesquisas e distinguem-se dos diferentes tipos de trabalhos científicos pela sua reduzida dimensão e conteúdo.

25 Estrutura do artigo Informações preliminares: Resumo Corpo do Artigo
Título; Autor(es); Credenciais do(s) autor(es); Local de atividades. Resumo Retomar o tema; Mencionar objetivo do artigo; Mencionar Metodologia; Pontuar distribuição dos capítulos; Mencionar expectativas de resultados. Corpo do Artigo Introdução, Objetivos, Métodos, Discussão, Comentários e Conclusões Parte Referencial Agradecimentos, financiamento e conflitos de interesse; Bibliografia; Apêndices ou anexos.

26 Check-lists CONSORT checklist e fluxograma para ensaios controlados e randomizados STARD checklist e fluxograma para estudos de acurácia diagnóstica QUOROM checklist e fluxograma para revisões sistemáticas STROBE para estudos observacionais em epidemiologia MOOSE checklist e fluxograma para meta-análise

27 Pós teste: Explique porque INTRODUÇÃO NÃO é um elemento pré-textual e porque a CONCLUSÃO NÃO é um elemento pós-textual. Diga qual é o tipo de conhecimento de acordo com suas características: O conhecimento ____________ tem por característica ser valorativo, reflexivo, assistemático, verificável, falível e inexato. O conhecimento ___________ tem por característica ser real, contingente, sistemático, verificável, falível e aproximadamente exato. O conhecimento ___________ tem por característica ser valorativo, racional, sistemático, não verificável, infalível e exato. O conhecimento ___________ tem por característica ser valorativo, inspiracional, sistemático, não verificável, infalível e exato.

28 Obrigado! “Quando recebemos um ensinamento devemos receber como um valioso presente e não como uma dura tarefa. Eis aqui a diferença que transcende.” Albert Einstein


Carregar ppt "Conceitos Essenciais em Metodologia Científica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google