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Stewart Mennin Regina Petroni Mennin Angela Maria Moura Viana

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Apresentação em tema: "Stewart Mennin Regina Petroni Mennin Angela Maria Moura Viana"— Transcrição da apresentação:

1 Stewart Mennin Regina Petroni Mennin Angela Maria Moura Viana
Produção científica na formação acadêmica: Metodologias ativas de ensino-aprendizagem Stewart Mennin Regina Petroni Mennin Angela Maria Moura Viana

2 Objetivos Revitalizar e reintegrar a dinâmica das práticas de aprendizagem interativa, a investigação e o mérito acadêmico nas profissões de saúde   Comparar e contrastar a aprendizagem interativa, a investigação e o mérito acadêmico em termos de aprendizagem de estudantes e dos professores   Levantar problemas e armadilhas comuns às práticas de aprendizagem interativa, a investigação e o mérito acadêmico juntamente com abordagens para soluções

3 Tarefa 1 Em pares: (3 min) Discutir o que vocês esperam aprender nesta oficina Escrever no post-it No grupo: Compartilhar com grupo e listar as três mais importantes (10 min)

4 Perguntas O que é investigação? Que formas tomam? O que são      hipóteses - explicação, predição, controle   O que são perguntas de investigação? - Exercícios para formular perguntas de investigação Questões complicadas e complexas - exercícios    Mérito acadêmico e TCC - novos conhecimentos, a transformação, a integração e aplicação Aprendizagem interativa - princípios e estrutura   O que aprendizagem interativa, TCC, mérito acadêmico e investigação têm em comum? O que tem de diferenças?

5 Mérito acadêmico 1990 Boyer

6 Critério & Padrões de mérito acadêmico incluindo pesquisa
Objetivos claros Preparação adequada Métodos adequados Resultados significativos Apresentação eficaz Crítica reflexiva Clear Goals. Does the scholar: State the basic purposes of his or her work clearly? Define objectives that are realistic and achievable? Identify important questions in the field? Adequate preparation: Does the scholar Show an understanding of existing scholarship in the field? Bring the necessary skills to his or her work? Bring together the resources necessary to move the project forward? Appropriate methods: Does the scholar: Use methods appropriate to meet the goals? Apply effectively the methods selected? Modify procedures in response to changing circumstances? Significant results. Does the scholar: Achieve the goals? Does the work add consequentially to the field? Does the work open additional areas for further exploration? Effective presentation. Does the scholar: Use suitable style and effective organization to present his or her work? Use appropriate forums for communicating the work to its intended audiences? Present his or her message with clarity and integrity? Reflective critique. Does the scholar: Critically evaluate his or her own work? Bring an appropriate breadth of evidence to his or her critique? Use evalution to improve the quality of future works?

7 Mérito acadêmico A partir do trabalho de construção de outros pesquisadores Público & acessíveis Revisão de pares & divulgação Envolvimento com a comunidade de estudiosos

8 Mérito acadêmico 1990 Boyer – expande definições
Descoberta Integração Aplicação Transformação

9 Descoberta O que é conhecido? O que precisa ser encontrado? Contribui com novo entendimento Perguntas nas fronteiras do conhecimento Promove um clima intelectual Concentra os esforços de investigação com o campo

10 Integração O que significam os achados? Contextualiza e dá sentido a fatos isolados Faz conexões entre disciplinas Ilumina dados de forma reveladora Coloca as especialidades em um contexto maior Interpreta, reúne e traz novas perspectivas para investigação original

11 Aplicação Como o conhecimento pode ser aplicado responsavelmente aos problemas? Como pode ser útil para os indivíduos, bem como um instituições? Como os problemas sociais podem definir uma agenda acadêmicos de investigação? Novo entendimento pode resultar do ato de aplicação Atividades diretamente vinculados a um campo de conhecimento Atividades relacionadas diretamente no fluxo da atividade profissional

12 Transformação Como esse conhecimento pode ser partilhado? Como é que pode ser transformado? Bem informado Pedagogia cuidadosamente planejada relacionada com o assunto ensinado Ensino como transformação e ampliação do conhecimento Reflexão, feedback, melhoria

13 Como aprender e ensinar a fazer pesquisa?

14 Aprendizagem interativa e pesquisa
Identificação do problema Formulação de perguntas Formação de hipóteses Procurar e conectar informação Sintetizar os achados Ligar com contexto de perguntas e hipóteses Experimentação/ação/reflexão 14

15 Tarefa 2 Individual: (10 min)
1. Escolher um tópico de interesse para sua pesquisa 2. Formule uma pergunta que você gostaria de responder com sua pesquisa 3. Escreva sua pergunta em uma sentença completa

16 Demonstração -Refinar as perguntas de pesquisa

17 Tarefa 3 Em pares: (20 min) Refinar suas perguntas de pesquisa

18 Exemplos

19 Tarefa 4 Em grupo: Listar tudo o que precisa ser feito para começar a pesquisa (10 min)

20 Alguns passos para começar a pesquisa
Relevância Aplicada Básica Revisão de literatura Palavras chaves Período de tempo Como selecionar a literatura? Como ler a literatura criticamente? Colocar sua pergunta no contexto da literatura

21 Etapas do Método de Pesquisa
Escolha do tema Revisão de literatura Justificativa Formulação do problema Determinação de objetivos Metodologia Coleta de dados Tabulação de dados Análise e discussão dos resultados Conclusão da análise dos resultados Redação e apresentação do trabalho científico Divulgação 10/04/2017

22 Projeto de Pesquisa Objetivo
Traçar um caminho eficaz que o conduza a atingir os objetivos a que se propõe. No Projeto define-se: O que fazer – definição do tema ou problema Porque fazer – justificativa da escolha do tema ou problema Para quem fazer - objetivos Onde fazer – local/campo da pesquisa Como fazer – metodologia Com que fazer – recursos necessários Quando fazer – cronograma de execução Com quanto fazer – orçamento Como pagar - verba Quem vai fazer - equipe 10/04/2017

23 Tipos de Pesquisa Científica
Tentando descomplicar ... 10/04/2017

24 Exemplos de Pesquisa Pinga-se uma gota de ácido numa placa de metal para observar o resultado Pesquisa Experimental Saber como os peixes respiram Pesquisa Exploratória Saber quais os hábitos alimentares de uma comunidade específica   Pesquisa Social (Descritiva)       Saber de que forma se deu a Proclamação da República brasileira Pesquisa Histórica (Descritiva)  Saber o que é a Neutralidade Científica     Pesquisa Teórica (Descritiva)       Saber como se desenvolveu o estudo do cancer de mama no Brasil     Pesquisa Bibliográfica (Exploratória)       10/04/2017

25 Metodologias ativas para realizar pesquisas – alguns exemplos
Passos Metodologias Relevância Revisão de literatura Ler a literatura criticamente? Colocar sua pergunta no contexto da literatura Brainstorming, debate, seminário…. Tarefas e problemas Exercícios Discussão em grupo

26 Tarefa 5 Em grupo - para seu tópico de projetos de pesquisa:
preencha um Gantt chart* discuta com seu grupo *(Gantt chart ajuda a planejar cada passo da pesquisa em uma linha do tempo)

27 Tarefa 6 redivisão dos grupos
Grupos de estudantes (6 por grupo) Discutir e listar o que os estudantes esperam dos professores em relação ao trabalho de campo/pesquisa Grupo de professores (6 por grupo) O que os professores esperam dos estudantes - em relação ao trabalho de campo/pesquisa

28 Síntese Em grupo: 1- O que aprendemos nesta oficina? 2 -O que ainda precisamos aprender? 3 - Que perguntas ainda temos sobre a Produção científica na formação acadêmica ?

29 Muito obrigado!

30 BIBLIOGRAFIA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação – referências – elaboração. São Paulo: ABNT, 2000. DUARTE, Marcos. Uma visão sobre formas de pesquisa. Disponível em: < Acesso em: 13 mar. 2006 Glossário de Biblioteconomia e Documentação. Disponível em: < Acesso em: 15 mar KOURGANOFF, Wladimir. A face oculta da universide. Tradução Cláudia Schilling; Fátima Murad. São Paulo : Editora da Universidade Estadual paulista, 1990. RUDIO, Franz Victor.  Introdução ao projeto de pesquisa científica.  13. ed.  Petrópolis:  Vozes, 1989. SANTOS, Antonio Raimundo dos.  Metodologia científica: a construção do conhecimento  5. ed. Rio de Janeiro:  DP&A, 2002. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez: Autores Associados, p. Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: < Acesso em: 15 mar 10/04/2017


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