A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Parte IV- Alinhamento Problemas do desalinhamento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Parte IV- Alinhamento Problemas do desalinhamento"— Transcrição da apresentação:

1 Parte IV- Alinhamento Problemas do desalinhamento
Objetivo do alinhamento Etapas: Emissão de elétrons Condensadora Sistema de imagem: lente objetiva e lente intermediária Operação: BF-DF, fotos

2 Problemas do desalinhamento
O desalinhamento do MET prejudica o seu limite de resolução; Os movimentos da imagem produzidos por instabilidades na corrente ou na voltagem aumentam com o desalinhamento; O desalinhamento também provoca problemas na operação, tais como movimento da imagem durante magnificação ou focagem.

3 Objetivo do alinhamento
O operador deseja: Mudar a magnificação sem perder a região da amostra. Iluminação homogênea e centrada na amostra. Focalizar a imagem sem que esta se mexa na tela. Alterar modos de operação (SA-DIF) sem perder a iluminação.

4 Filamento e condensadora
Sistema de iluminação Obtendo uma imagem. Alinhamento da fonte de elétrons com a condensadora. Alinhamento da abertura da condensadora Astigmatismo da condensadora

5 Para se obter a imagem (luz)
Se o feixe de elétrons sair do eixo ótico: perda de iluminação 1. MAG=5000x 2. SPOT SIZE=2 3. BEAM SHIFT controls: médio 4.Retirar ABERTURA da OBJETIVA e da INTERMEDIÁRIA (SA,diff) 5. ABERTURA CONDENSADORA um 6. Saturar o filamento com FILAMENT CURRENT 7. Focalizar filamento com BRIGHTNESS 8. Desaturar filamento até obter a sua imagem 9. Ajustar GUN TILTS até que a iluminação seja simétrica 10.Saturar o filamento com FIL CURRENT 11.BEAM SHIFT para centrar a iluminação

6 Sistema de iluminação Alinhamento da fonte de elétrons com a condensadora, e da condensadora com a objetiva. C1: controla tamanho de spot (1-8), ( 1 = maior) C2: controla espalhamento da iluminação na tela (focaliza -condensa- ou abre o feixe)

7 Alinhamento fonte elétrons-condensadora
1) SPOT SIZE = 4 ou 5; 2)Focalizar (condensar) iluminação com BRIGHTNESS; 3) Centrar iluminação com BEAM SHIFT; 4) SPOT SIZE = 1; 5) Focalizar iluminação com BRIGHTNESS; 6) Centrar iluminação com GUN SHIFT ; 7 )Repetir passos 1 a 6 até não ser necessário centrar a iluminação.

8 Alinhamento da Abertura da Condensadora
Se a abertura de condensadora estiver desalinhada, enquanto a BRIGHTNESS muda de foco, a iluminação (feixe) também vai mudar de lugar. 1.Focalizar (condensar) a iluminação com BRIGHTNESS; 2.Centralizar a iluminação com BEAM SHIFT; 3.Abrir a iluminação com BRIGHTNESS até cobrir toda a tela; 4.Centralizar a iluminação manualmente na abertura com X-Y; 5.Focalizar novamente a iluminação com BRIGHTNESS; 6.Centralizar a iluminação com GUN SHIFT; 7.Repetir os passos 1 a 6 até não ser mais necessário centralizar a iluminação.

9 Desalinhamento da Condensadora

10 Astigmatismo da condensadora
Se a lente condensadora apresentar astigmatismo, a imagem do feixe será uma elipse ao invéz de um círculo. 1. COND STIGM; 2. DEF X-Y até converter a elipse num círculo; 3. Checar para cada spot size utilizado.

11 Estabilidade da Corrente e da Tensão
Sem amostra: Estabilidade da corrente Mag = x Retirar a abertura da objetiva OBJ WOBBLER Se a imagem pulsa movimentando-se lateralmente, acertar com DEF X-Y Com ou sem amostra: Estabilidade da tensão Mag = x HT WOBBLER

12 Colocação do Porta Amostra
1. Mag = 5 K; 2. Abrir BRIGHTNESS; 3. Retirar a corrente do filamento; 4. Se a amostra for magnética, desligar as lentes objetivas; 5. Colocar o porta amostra na ranhura e apertar lentamente para fazer vácuo. Esperar até que a luz vermelha acenda e apague duas vezes; 6. Dar uma pequena torção no sentido horário; 7. Segurar o porta amostra firmemente para o mesmo entrar suavemente (o vácuo o arrasta!!); 8. Aumentar novamente a corrente do filamento até a saturação.

13 Altura Excêntrica (z) da Amostra
Procurar o foco exato com o controle de posição z: Franjas de Fresnel menores Brilhantes: focalizar + Escuras: focalizar - Contraste menor “Tiltar” a amostra (10°) e acertar z até que a movimentação da imagem seja mínima

14 Lente objetiva Alinhamento da iluminação relativa à lente objetiva
Alinhamento da lente objetiva Compensação giro-deslocamento Centralização da abertura objetiva Astigmatismo da objetiva

15 Compenssação Giro-deslocamento (tilt-shift)
Mag = 5000x; Focalizar o feixe com BRIGHTNESS e centralizar com BEAM SHIFTS; X e Y BEAM TILTS em posição intermédiaria (zero tilt); WOBBLER X: unificar o spot com IMAGE WOBBLER ADJ X primeiramente, e depois com IMAGE WOBBLER ADJ Y; WOBBLER Y: unificar o spot, desta vez começando com IMAGE WOBBLER ADJ Y.

16 Alinhamento da lente objetiva
Se a lente objetiva estiver desalinhada, existirá uma translação lateral da imagem em vez de só uma rotação ao focalizá-la. 1. Focalizar a imagem com FOCUS a MAG: 10000x; 2.Centralizar a imagem da amostra na tela; 3.Focalizar e centralizar a iluminação com BRIGHTNESS e BEAM SHIFT; 4.Abrir o feixe com BRIGHTNESS até ser obtida iluminação homogênea na tela; 5.Desfocar a imagem com FOCUS; 6.Centralizar a imagem novamente se ela mexer com BEAM TILT 7.Repetir os passos 1 a 6 até não ser mais necessária a centralização da imagem (Alternativa: Usar IMAGE WOBBLER)

17 Desalinhamento do Sistema Imagem
Voltage rotation center Current rotation center Voltagem instável Imagem ideal Imagem desalinhada

18 Astigmatismo da Objetiva
Mag = x mínimo; Abrir a iluminação na tela com BRIGHTNESS; Focalizar a imagem e centralizar o feixe; Observar um buraco e ajustar o FOCO até que a franja de Fresnel desapareça ao redor do buraco (mínimo contraste); Ajustar OBJ STIG até diminuir mais ainda o contraste da franja de Fresnel.

19 Abertura da Objetiva Modo de difração:
centralizar a abertura da objetiva no feixe escolhido: transmitido: BF difratado: DF

20 Centralização da abertura da objetiva e passos para o modo DIFF (alinhamento da lente intermediária)
Mag = 1000x; Desfocalizar o feixe com BRIGHTNESS até cobrir toda a tela; Focalizar a imagem; Inserir SELECTED AREA APERTURE (abertura intermediária) e centralizá-la com os controles X e Y na abertura; Mudar para modo difração; Focalizar o diagrama de difração com a lente intermediária (DIFF FOCUS), e centralizá-lo com PROJ. ALIGN; Corrigir o astigmatismo do spot (da intermediária) com INT STIG; Inserir a abertura da objetiva e centralizá-la com os controles X e Y na abertura no centro do diagrama; Voltar para o modo imagem (SA, selected area).

21 Operação: Campo Escuro (DF)
1.Verificar se DARK tilt e BRIGHT tilt convergem em MAG1. Alinhar com GUN SHIFT e SHIFT X-Y; 2.Obter a figura de difração (DIFF); 3.Centralizar o spot transmitido com DEF X-Y em Bright Tilt; 4.Passar para DARK TILT e colocar o spot de interesse no centro com DEF X-Y; 5.Voltar a BRIGHT TILT. O spot transmitido volta ao centro. Colocar a menor abertura da objetiva, deixando passar somente o feixe central; 6.Em MAG 1, retirar a abertura intermediária; 7.Passar para DARK TILT para obter a imagem em campo escuro, e BRIGHT TILT para a imagem em campo claro.

22 Operação: fotos Para fotografar uma imagem:.
Modo imagem: SHUTTER AUTO (tempo de exposição automático); Apertar PHOTO duas vezes, uma para passar a placa e outra para fazer a foto. Para fotografar um diagrama de difração: Reduzir a iluminação (BRIGHTNESS) ao mínimo para observar todos os spots; Desligar SHUTTER AUTO, passar para MANUAl; Fazer várias fotos com distintos tempos de exposição ( s) nas primeras vezes até conseguir as condições ótimas de iluminação (Brightness) e tempo de exposição.


Carregar ppt "Parte IV- Alinhamento Problemas do desalinhamento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google