A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Noções de citologia para o estudo dos seres vivos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Noções de citologia para o estudo dos seres vivos"— Transcrição da apresentação:

1 Noções de citologia para o estudo dos seres vivos
Biologia. Aula 01 Noções de citologia Noções de citologia para o estudo dos seres vivos Teoria Celular Todo ser vivo é formado por células. Células são unidades morfológicas e fisiológicas de todos os seres vi- vos (Exceto Vírus). Uma célula só se forma a partir de uma célula pré-existente.

2 Características dos organismos vivos que os diferenciam do que não é vivo
1. O metabolismo (metabole = mudança) é a soma de todos os processos químicos que ocorrem no corpo. Uma fase do metabolismo, chamada de catabolismo (cata = para baixo), envolve o desdobramento de moléculas complexas em moléculas menores e mais simples. Um exemplo é a quebra de proteínas alimentares em seus constituintes, os aminoácidos. A outra fase do metabolismo, chamada de anabolismo (ana = para cima), utiliza energia gerada pelo catabolismo para a construção dos componentes estruturais e funcionais do corpo.

3 2. A responsividade é a capacidade de detectar e responder às mudanças no meio externo (ambiente fora do corpo) ou no meio interno (ambiente dentro do corpo). Células diferentes detectam diferentes alterações e respondem de maneira característica. Por exemplo, os neurônios (células nervosas) respondem por meio da geração de sinais elétricos, conhecidos como impulsos nervosos e, algumas vezes, transportam-nos por longas distâncias.

4 3. O movimento inclui o movimento do corpo inteiro, de órgãos individuais, de células individuais ou mesmo de estruturas intracelulares. 4. O crescimento refere-se ao aumento em tamanho. Ele pode ser devido a um aumento do tamanho das células existentes, do número de células ou da quantidade de substâncias intercelulares.

5 5. A diferenciação é o processo pelo qual células não-especializadas tornam-se células especializadas. As células diferenciadas diferem estrutural e funcionalmente de suas originárias. Ocorre nos seres multicelulares. As células sofrem modificações dando origem a grupos de células com formas variadas, cada qual adaptada ao exercício de uma determinada função. Por exemplo, após a união do espermatozóide com o óvulo, o ovo fecundado sofre uma diferenciação tremenda e progride por meio de vários estágios a um indivíduo único, que é similar a seus pais, porém bastante diferente deles. 6. A reprodução refere-se à formação de novas células para crescimento, reparo ou reposição, ou à produção de um novo indivíduo - capacidade que têm os seres vivos de originar novos indivíduos semelhantes a eles. Pode ser: sexuada (gâmica) ou assexuada (agâmica).

6 A célula pode ser observada e estudada somente por microscópio e quase sempre depois de ter sofrido uma preparação especial. Não são elas, evidentemente, todas iguais, mas diferenciam-se no tamanho, número e tendo em vista as suas funções; apesar disso têm uma estrutura geral e caracteres comuns.

7 Graus de organização: membrana citoplasma carioteca núcleo eucariota
procariota

8 De acordo com o tipo de célula os seres vivos podem ser:
- Procariontes - Possuem células procariotas, isto é, com membrana celular, citoplasma e nucleóide. Não apresentam membrana nuclear. Ex.: bactérias, algas azuis ou cianofíceas. - Eucariontes - Possuem células eucariotas, isto é, com membrana celular, citoplasma e núcleo. Apresentam membrana nuclear. Podem ser células eucariotas animais ou células eucariotas vegetais. Ex.: fungos, protozoários, algas, vegetais e animais.

9 Célula Procariota

10 CÉLULA EUCARIOTA Célula Animal

11 CÉLULA EUCARIOTA Célula Vegetal

12 ORGANIZAÇÃO CELULAR A membrana dá à célula a sua forma, assegura o seu contato com os elementos vizinhos, regula as trocas com o ambiente e constitui o principal fator da permeabilidade celular seletiva, em virtude da qual tem a célula a propriedade de escolher as substâncias que devem nela penetrar para nutri-la ou para realizar outras importantes funções vitais. O citoplasma é uma massa homogênea, transparente, gelatinosa. Quimicamente se compõe de água (80%), sais minerais, lipídios e proteínas. O citoplasma é circundado por uma camada de substância mais viscosa e mais elástica, a membrana, que difere do citoplasma somente pela estrutura das moléculas.

13 No citoplasma existem inclusões, das quais a principal é o núcleo.
O núcleo tem o aspecto de uma vesícula esférica, que encerra um ou dois corpúsculos menores ainda: os nucléolos. Também o núcleo é limitado por uma membrana, a membrana nuclear, que pode ser comparada à membrana da célula. Dentro do núcleo, além dos nucléolos, existe uma substância fundamental, o nucleoplasma, que é muito mais consistente do que o citoplasma. No nucleoplasma pode-se distinguir uma substância particular, que se cora vivamente com os reativos e é por isso chamada cromatina (constituída quimicamente por nucleoproteínas).

14 autótrofo heterótrofo Tipos de metabolismo: energia luminosa
fotossíntese autótrofo energia química heterótrofo respiração energia utilizável

15 Heterótrofas (1) Foto (2) Procariotas Autótrofas Quimio(3) Heterótrofas (4) Eucariotas Autótrofas Foto (5)

16 1 Maioria das Bactérias 2 Cianobactérias Bactérias (minoria) 3 Bactérias (poucas) 4 Protozoários / Fungos / Animais 5 Algas e Vegetais

17 Chama-se tecido um conjunto de células caracterizado por uma estrutura particular e por uma função fisiológica determinada. Praticamente os tecidos são classificados de acordo com a sua forma e a sua função. Citologia e histologia não estudam somente a estrutura da célula e dos tecidos, mas também as relações entre a estrutura e a função, e, portanto, se integram com a fisiologia, com a física e com a química.

18 VARIAÇÕES NAS ESTRUTURAS DE VÍRUS
HERPES VÍRUS DA AIDS ADENOVÍRUS SARS BACTERIÓFAGO

19 BACTÉRIAS E CLASSIFICAÇÕES DAS FORMAS
PROTOZOÁRIOS PARAMECIUM TRIPANOSOMA AMEBA

20 DIVERSIDADE DE FUNGOS DIVERSIDADE DE ALGAS Phaeophytas BASIDIOMICETOS
ASPERGILLUS Rhodophytas CANDIDA


Carregar ppt "Noções de citologia para o estudo dos seres vivos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google