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3.3.4 ARISTÓTELES de Estagira ( C.) p. 19

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Apresentação em tema: "3.3.4 ARISTÓTELES de Estagira ( C.) p. 19"— Transcrição da apresentação:

1 3.3.4 ARISTÓTELES de Estagira (384-322.C.) p. 19
Da sensação ao conceito: discípulo discorda do mestre - REALIDADE SENSORIAL - empírica , a ciência deve buscar as estruturas essenciais de cada ser. FILOSOFIA PRIMEIRA – a Metafísica – uma ciência que é anterior e superior, a todas as outras filosofias, e que explica o fundamento (base, alicerce – RAZÃO DE EXISTIR)de todas as coisas. Abaixo dela se encontram a matemática e a física, a - FILOSOFIA SEGUNDA – ou ciência da natureza, a physis.

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3 A FÍSICA – Estuda os entes da natureza, que busca a essência - SUBSTÂNCIA: aquilo que é estrutural e essencial de cada ser. – ATO: aquilo que já existe em cada ser, constituído pelos 4 elementos que estão em constante movimento – POTÊNCIA: aquilo que não é , mas pode vir a ser (é imanente ao ser). – ACIDENTE: aquilo que é atributo circunstancial e não-essencial do ser. A METAFÍSICA – além do físico - antes da aquisição de um conhecimento e exposição de demonstração e de prova de sua existência, deve-se, primeiro, conhecer os princípios e as leis gerais que governam o PENSAMENTO fundamentação teórica

4 O QUE DETERMINA O SER É A CAUSA
É a passagem da potência para o ato - AÇÃO. É tudo aquilo que determina a realidade de um ser: - Causa material — refere-se à matéria de que é feita uma coisa. Exemplo: ingrediente para fazer uma barrra de chocolate; - Causa formal — refere-se à forma, à natureza específica, à configuração de uma coisa, tornando-a “um ser propriamente dito”. Exemplo: barra de chocolate; - Causa eficiente — refere-se ao agente que produziu diretamente a coisa. Exemplo: o fabricante; - Causa final — refere-se ao objetivo, à intenção, à finalidade ou à razão de ser de uma coisa. Exemplo: o fabricante tinha como finalidade fazer um chocolate gostoso para comer.

5 Matéria - superwallace.net
Forma - guiadadieta.com.br Agente – swissinfo.ch Finalidade - observatorirh.blogspot.com

6 Aristóteles distingue sete formas ou graus de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, linguagem, raciocínio e intuição. Para Aristóteles nosso conhecimento vai sendo formado e enriquecido por acúmulo de informações trazidas por todos os graus, de modo que, em lugar de uma ruptura entre o conhecimento sensível e o intelectual, há uma continuidade entre eles. As informações trazidas pelas:

7 SENSAÇÕES / PERCEPÇÃO / IMAGINAÇÃO /
impressões) se organizam se organizam se organizam e permitem e permitem e conduzem a MEMÓRIA / LINGUAGEM / RACIOCÍNIO / LEMBRAR, expressar as ideias operação mental RETER as que foram organi sentença, juízo IMPRESSÕES zadas – palavra pensamento sobre o que é e está na matéria INTUIÇÃO INTELECTUAL – ATO DO PENSAMENTO PURO E INDEPENDENTE DOS 6 PRIMEIROS.

8 Os seis primeiros graus conhecem objetos que se oferecem a nós na sensação, na imaginação, no raciocínio, enquanto o sétimo com princípios e causas primeiras, com o que só pode ser alcançado pelo pensamento puro (INDEMONSTRÁVEL - FUNDAMENTAÇÃO). Nos outros graus, o conhecimento é obtido por indução ou por dedução (tipos de argumentação lógica), por demonstrações e provas, mas no último grau conhecemos o que é indemonstrável (princípios) porque é condição de todas as demonstrações e raciocínios.

9 HEDONISMO E ESTOICISMO Entre o prazer e a realidade
PENSAMENTO DECADENTE HEDONISMO E ESTOICISMO Entre o prazer e a realidade

10 EPICURISMO OU HEDONISMO
EPICURISMO ou HEDONISMO – grego: hedoné = prazer. O principal pensador é Epicuro ( a.C.), para o qual, o ser humano deve buscar o prazer, que é o princípio e o fim de uma vida feliz. Existem dois grupos de prazer: Mais duradouros – boa conversação, audição de música, a contemplação das artes. Mais imediatos – explosão das paixões, os medos, os apegos, a cobiça.

11 ESTOICISMO Zenão de Cício ( a. C.) é o principal pensador Toda realidade existente é racional. Deus (força ilimitada - divina) é a fonte dos princípios que regem a realidade. Não podemos alterar a ordem universal do mundo, mas pela filosofia podemos compreender esta ordem universal e viver segundo ela. Assim, o dever da compreensão é o melhor caminho para a felicidade, tendo como ideal o estado de plena serenidade para lidar com os problemas da existência.


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