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SOA Service Oriented Architecture. Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Estilo/padrão.

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1 SOA Service Oriented Architecture

2 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Estilo/padrão de arquitetura onde as funcionalidades de aplicações existentes são disponibilizadas na forma de serviços É um elemento de Service Oriented Computing (SOC), um paradigma de desenvolvimento baseado no conceito de serviços SOA – Service Oriented Architecture

3 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. O que são serviços? » Serviço é um componente que atende a uma função de negócio (business function) » Pode receber e responder requisições, ocultando os detalhes de implementação Desacoplados em relação ao cliente/consumidor Descritos através de contratos de operações

4 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Serviços versus Componentes » Serviço » conceito mais abstrato » ligado ao negócio » desvinculado de um código » granularidade “grossa” » pode ser implementado por componentes » Componentes » elemento concreto » usado para compor aplicações » vinculado a um código » Granularidade mais “fina Ex.: Uma entity EJB é um componente, não um serviço Comparação interessante em http://radovanjanecek.net/blog/archives/296.html

5 SOA

6 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. SOA: Vantagens potenciais

7 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Análise e Projeto em SOA (Service Oriented Architecture) Especificação do modelo de negócios Analisar serviços Implementação Teste Avaliação Planejamento Inicial Planejamento Modelagem do Negócio Requisitos Projetar Serviços

8 Prototipar Interface Gráfica

9 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Arquiteto de Informação Análise e Projeto OO com UML e Padrões| 9 Analisar Casos de Uso Revisar Projeto Projetar Arquitetura Projetista de Banco de Dados Arquiteto de Software Revisor de projeto Projetar Casos de Uso Projetar Subsistemas/ componentes Projetar Base de Dados Analista de Sistemas Projetar classes Prototipar Interface gráfica Analisar Serviços Projetar Serviços

10 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Analisar caso de uso | 10 Objetivos desta atividade Gerar artefatos para facilitar e alinhar o entendimento entre os stakeholders Prototipação e avaliação da GUI ­ Organização das informações ­ Input para Designers ­ Teste de usabilidade

11 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Analisar caso de uso | 11 Visão geral dos artefatos Arquiteto da informação Prototipar Interface Gráfica Glossário Modelo de Casos de Uso Modelo de Informação do Negócio Protótipo da Interface Gráfica Modelo Navegacional Documento de Requisitos Documento da Arquitetura Prototipação da Interface Gráfica

12 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Analisar caso de uso | 12 Passos para Prototipar a GUI 1. Modelar conceitos de negócios - Modelo de Informação do Negócio 2. Projetar Fluxo de Informação - Modelo Navegacional 3. Elaborar Protótipo de Interface - Protótipo de Interface Gráfica

13 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Analisar caso de uso | 13 1. Modelar conceitos de negócios Modelo conceitual das informações/entidades manipuladas pelo sistema Pré modelo E-R Vai ajudar na organização das informações Multiplicidade é opcional Modelo independente de computação (CIM)

14 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. 1. Modelar conceitos de negócios

15 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. QIB - Diagrama de Casos de Uso Usaremos o QIB como exemplo

16 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Modelo de Informação do negócio

17 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Analisar caso de uso | 17 2. Projetar Fluxo de Informação Gerar o modelo navegacional do sistema ­ Fluxo de informação do sistema Pode ser: ­ Sitemap ­ Interface flow diagram (Diagrama de fluxo) ­ Screen Flow (Fluxo de Tela) Modelo independente de computação (CIM)

18 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados.

19 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Analisar caso de uso | 19 Modelo Navegacional do QIB Home Minha página Conta corrente CartõesServiços DOC

20 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Analisar caso de uso | 20 3. Elaborar Protótipo de Interface Modelo Navegacional + Modelo de Informação do negócio = “wireframe detalhado” Layout completo das telas do sistema: ­ Organização das informações ­ Ações de links e botões ­ Tratamento de erros e fluxos secundários É útil?

21 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados.

22 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Como criar os artefatos? Ferramentas: ­ Axure RP(wireframe), Smartdraw (sitemap), Netbeans (Fluxo de telas) Exemplos: ­ www.cin.ufpe.br/~vtb/wireframes ­ http://www.axure.com/Samples/AxureRPFeature sSample/AxureRPFeaturesSample_Start.html ­ http://www.axure.com/Samples/RegistrationSam ple/RegistrationSample_Start.html

23 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Prototipar Interface Gráfica Exercício: ­ Baseado no Modelo Navegacional e no modelo de informação, construa o protótipo da interface Sugestão: Axure RP ­ http://www.axure.com/downloads.aspx ­ http://www.axure.com/downloadThanks.aspx?version =50 ­ http://www.youtube.com/watch?v=xgUE3BuaKZ4&fea ture=related ­ http://www.youtube.com/watch?v=sieYeDepdzA&feat ure=related ­ http://www.youtube.com/watch?v=- NwsjE5LY1M&feature=related

24 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Analisar Serviços

25 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Contexto Arquiteto de Informação Analisar Casos de Uso Revisar Projeto Projetar Arquitetura Projetista de Banco de Dados Arquiteto de Software Revisor de projeto Projetar Casos de Uso Projetar Subsistemas Projetar Base de Dados Analista de Sistemas decisões do arquiteto > Check List bla bla bla blabla Projetar classes Prototipar Interface gráfica Analisar Serviços Projetar Serviços

26 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. » Visão inicial da arquitetura (orientada a serviços) do sistema » Sistemática para identificação dos serviços e componentes “Análise” diferente do RUP Objetivos

27 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Passo a Passo

28 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Visão Geral dos Artefatos >

29 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Para Identificar Serviços: 1. Empacotar Casos de Uso 2. Construir Arquitetura de Serviços 3. Identificar Serviços de Entidade 4. Revisar Resultados

30 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Para Identificar Serviços: 1. Empacotar Casos de Uso 2. Construir Arquitetura de Serviços 3. Identificar Serviços de Entidades 4. Revisar Resultados

31 Analisar Serviços Exemplo do QIB

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33 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. 2. Construir Arquitetura de Serviços Arquitetura de Serviços (Service Architecture) é gerada a partir do modelo de casos de uso Passo inicial para identificação dos serviços do sistema SOAML (Profile UML para modelar SOA)

34 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Arquitetura de Serviços Services architecture descreve como os participantes consomem e fornecem serviços para atender aos requisitos do negócio Participant representa uma “parte” que consome e/ou fornece serviços. Pode representar pessoas, organizações ou sistemas A service contract é a especificação do acordo entre provedores e consumidores de um serviço quanto às informações trocadas entre participantes

35 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Gerada estaticamente a partir do modelo de casos de uso “empacotados”: Atores => participant Sistema => participant Pacote de casos de uso => Service Contract Relação na direção caso de uso – ator => Service Contract Casos de uso no modelo principal=> Service Contract Arquitetura de Serviços

36 Analisar Serviços Arquitetura de Serviços

37 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Participants

38 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Services Contracts

39 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Arquitetura de Serviços

40 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. 3. Identificar Serviços de entidades Um tipo de serviço que é derivado de um ou mais entidades de negócio relacionadas ­ São altamente reutilizáveis e usados por vários serviços ­ Gerados a partir do Modelo de Informação do Negócio Exemplo: Serviços para fazer CRUD

41 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. 3. Identificar Serviços de entidades

42 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Fluxo de Atividades

43 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Interação dos Serviços Sistemática “semelhante” a Distribuir comportamento entre as classes Para cada Serviço (service contract) ­ Diagrama de seqüência (coreografia dos serviços) ­ Surgimento de novas entidades Atualizar as classes com atributos

44 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Interação dos Serviços Levar em consideração TODOS os casos de uso envolvidos Diagrama de interação único ­ Pelo menos 2 casos de uso por diagrama Não possuem mensagens reflexivas ­ Por que?

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46 Mensagens de retorno

47 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Exercício Fazer diagrama de interação para o pacote Controle Qualit Card

48 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Atualizar atributos das entidades Possíveis fontes: conhecimento do negócio, requisitos, glossário, modelo do negócio, mensagens do modelo de interação etc. São propriedades/características das entidades identificadas ­ informação cujo valor é o aspecto crucial ­ informação de propriedade exclusiva do objeto Caso seja identificada nova entidade, verificar necessidade de criar novo serviço Remover entidades desnecessárias

49 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Modelo de Informação Refinado

50 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Fluxo de Atividades

51 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Identificação de componentes Sistemática para identificar os componentes ­ Identificar os participants provedores ­ Componentes “provedores” implementam os contratos de serviços ­ Definir relacionamento entre componentes

52 Identificar Componentes

53 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Projetar Serviços

54 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Arquiteto de Informação Análise e Projeto OO com UML e Padrões| 54 Analisar Casos de Uso Revisar Projeto Projetar Arquitetura Projetista de Banco de Dados Arquiteto de Software Revisor de projeto Projetar Casos de Uso Projetar Subsistemas/ componentes Projetar Base de Dados Analista de Sistemas Projetar classes Prototipar Interface gráfica Analisar Serviços Projetar Serviços

55 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Fluxo de Atividades

56 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Projetar Arquitetura 1. Refinar Análise de Serviços 2. Definir Padrão de Arquitetura

57 Identificar Componentes Lembrando o resultado de Analisar Serviços …

58 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. 1. Refinar Análise de Serviços Baseado no: ­ Conhecimento do negócio ­ Modelo de interação dos serviços ­ Modelo de Componentes dos serviços Analisar os contratos de serviços e componentes identificados até o momento ­ Empacotamento foi correto? ­ Todos os componentes de front-end foram identificados? ­ Podemos “agrupar” serviços semelhantes? ­ Todas as funcionalidades foram identificadas?

59 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados.

60 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados.

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63 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Projetar Arquitetura 1. Refinar Análise de Serviços 2. Definir Padrão de Arquitetura

64 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. 2. Definir Padrão de Arquitetura O arquiteto pode seguir um padrão existente para estruturar a aplicação O arquiteto também pode definir novos padrões ou atualizar orientações existentes Identificar oportunidades de reuso: ­ serviços e componentes disponíveis no mercado ­ Serviços e componentes de aplicações já desenvolvidas ­ Serviços e componentes que podem se tornar reusáveis para outros projetos

65 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. 2. Definir Padrão de Arquitetura O Arquiteto deve levar em consideração as tecnologias que serão usadas: ­ Ex:.net, java, flash, C++ ­ Como será a integração do Front e back- end

66 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Necessidades do negócio Além do sistema web ­ Acessado por celular e desktop (windows, mac e linux) ­ O ambiente de produção é Windows Server 2003 com.net framework 2.0 e banco de dados sql server 2005

67 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Definição da Arquitetura Interface web=> ASP.NET Dispositivos Móveis => Iphone (iOS) Desktop=> aplicação Java Integração com o front-end será feita via web service Os componentes serão todos implementados (e não adquiridos) Os componentes de acesso a dados deverão implementar o padrão Bridge

68 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados.

69 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Fluxo de Atividades

70 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Projetar Back-end Envolve o projeto dos componentes do back-end Coincide com a atividade “Projetar Subsistemas” do RUP Será detalhada posteriomente (atividades comuns a RUP e SOA)

71 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Fluxo de Atividades

72 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Projetar Front-end Baseado no protótipo da interface, tecnologias utilizadas e integração front- back end

73 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Front-end - Exemplo

74 Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados.


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