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Bordando la luna Remontando la luna Vicente López Tucán PILAR SALA, o misterioso ato criativo por Oscar d'Ambrosio.

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2 Bordando la luna

3 Remontando la luna Vicente López Tucán PILAR SALA, o misterioso ato criativo por Oscar d'Ambrosio

4 Gatos negros Pintando detrás del jarrón Um dos elementos mais simbólicos da arte é a lua. Considerada, desde a Antiguidade, o símbolo da noite e dos pensamentos mais escuros do ser humano, também, tem conotações ligadas ao amor e à pureza, como aquelas relacionadas aos namorados. Sua imagem, plena de mistérios, alimenta a imaginação e pode ser a porta de entrada para o mundo pictórico de Pilar Sala. Canasto con flores

5 Manzanas Farola O universo dessa artista autodidata, nascida em Buenos Aires, Argentina, em 26 de janeiro de 1944, e formada em Ciências Políticas, atividade que não exerceu, é marcado pela presença de diversos elementos oníricos, principalmente pela combinação de imagens inusitadas, que remetem ao trabalho dos pintores surrealistas.

6 Familia de visitas

7 Selva

8 Casa dentro del jarrón

9 Paloma Ao pintar sem realizar esboços e com a utilização particular da cor, principalmente pelas combinações muito pessoais, diferentes daquelas aprovadas pela academia, Pilar consegue criar atmosferas singulares.

10 Ventanas Ao não realizar esboços, demonstra grande imaginação, acompanhada de uma noção de conjunto surpreendente, pois as obras revelam muita harmonia e um grande senso de equilíbrio estético.

11 Ventanas a la Argentina Cada tela estabelece uma magia singular, sendo que, em muitas delas, a lua, seja cheia ou na forma crescente, surge com bastante força. Como elemento integrante da composição ou como protagonista, a lua parece sugerir justamente a possibilidade que a pintura oferece de romper barreiras entre o conhecido e o desconhecido.

12 Tango O fato é que real e imaginário ou razão e loucura ganham novas dimensões quando se contempla uma imagem de Pilar. As figuras humanas que surgem, muitas vezes ela mesma ou parentes e amigos, contribuem para dar às suas criações calor humano.

13 Luna Rosa Flores Não se trata, portanto, de mero jogo retórico e imagético, muito comum no surrealismo, mas de criação vigorosa que alerta para a contínua possibilidade humana de usar a mente para atingir o inesperado.

14 Casco Rosado Pintando el prado

15 Fiesta Paraiso O escritor norte-americano Mark Twain (1835- 1910) afirmava que "cada um é uma lua e tem um lado escuro que nunca mostra a ninguém". Ao vislumbrar as telas de Pilar, paradoxalmente, parece que a artista tem diversos lados claros. Brota de cada trabalho uma intensa vontade de viver e um profundo amor pelo ser humano [e pelos bichos-Heloisa].

16 Convento As imagens bem definidas de Pilar e a riqueza de detalhes surpreendem por se tratar de uma artista autodidata que nunca frequentou um ateliê, e apontam para a necessidade de uma observação atenta. Cada detalhe articula-se com o todo formando um conjunto em que a integração imagética é preponderante.

17 Ventana por el prado Prevalece no trabalho a espontaneidade, a liberdade e o compromisso estético e ético com a própria arte de pintar, num exercício contínuo de busca da qualidade. Suas luas, além de terem um resultado estético eficiente, estimulam o mistério do ato criativo.

18 O autodidatismo próprio do naïf e a poética surrealista se integram com maestria, apontando que a arte ultrapassa as barreiras do aparentemente possível quando realizada com esmero e sinceridade, atributos que Pilar reúne em sua vigorosa e imaginativa pintura. Casamiento di Mari

19 Arbol

20 Cantando bajo la luna Limpiando la ciudad Novicias en el tigre

21 Pinturas: Pilar Sala Texto “Pilar Sala, o misterioso ato criativo”: Oscar d'Ambrosio, jornalista, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA - Seção Brasil) e é autor de "Contando a arte de Ranchinho" e "Os pincéis de Deus: vida e obra do pintor naïf Waldomiro de Deus". Bolero: Maria Elena, de Lorenzo Barcelata Idealização, pesquisa e realização: Heloisa Guimarães heloisagui@yahoo.com.br heloisagui@yahoo.com.br Mi atelier


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