A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cinco Minutos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cinco Minutos."— Transcrição da apresentação:

1 Cinco Minutos

2 Enredo Situação inicial: O protagonista é um homem fútil que não sabe o que é paixão, e vive uma vida rotineira e melancólica. Carlota, menina adoentada de 16 anos, ama-o anonimamente, seguindo-o em festas e nas ruas. Motivo desequilibrador: A história muda a partir do momento em que ele se atrasa cinco minutos e perde seu ônibus. Ao ter que tomar outro ônibus acaba encontrando Carlota, que não conhece fisicamente ou socialmente, mas que se torna uma obsessão em sua mente. Clímax: O momento culminante é quando ela revela sua identidade, sua doença e seu amor por ele, mas logo em seguida o abandona, deixando-o com a escolha de ir ao seu encontro e presenciar seus últimos dias ou esquecê-la e não ver seu sofrimento. Desfecho final: A volta do equilíbrio acontece quando ela se cura de sua doença e eles voltam casados da viagem e se estabelecem em “uma linda casa, toda alva”, que fica fora da cidade e “vivem felizes para sempre”. É um exemplo clássico do Romantismo ao mostrar um amor puro, casto, duradouro e curativo, sentido por duas almas gêmeas perfeitas, com o destino interpondo-se no caminho e resolvendo-se no final.

3 Personagens Protagonista: Personagem redonda, também narrador, pois conta a história em 1ª pessoa, não é citado seu nome. A história gira em torno do amor que ele sente por Carlota e a sede que sente em revê-la e estar ao seu lado. Carlota: Personagem redonda, antagonista no começo, porque ela mesma impede o personagem principal de encontrá-la, pois pensa ter uma doença incurável e não quer fazê-lo sofrer, mas logo se rende ao amor dele. Personagens secundárias e planas: A prima a quem a carta que contém a história é endereçada, a mãe de Carlota, o velho da canoa.

4 Espaço e ambiente Espaço: A cidade do Rio de Janeiro, a cidade de Petrópolis, Minas Gerais onde eles se estabelecem no fim, além de vários países da Europa. Ambiente: Calmo no começo e no fim. Doentio quando ele procura saber a identidade de sua amada e quando ele tenta chegar rápido ao Rio de Janeiro.

5 Tempo Tempo cronológico: A história que é narrada se passa no ano de 1857. O livro é todo em flashback, pois o narrador conta a história que se passou dois anos atrás. Ele infere no meio da narração suas reflexões sobre a vida, os costumes, suas vaidades e seus conhecimentos sobre as mulheres.

6 Foco narrativo O discurso é direto, o narrador em 1ª pessoa dá aos leitores uma visão parcial daquilo que está sendo narrado, a visão dele. Ele conta a história do centro, pois ele é o personagem principal, fazendo uso de vários canais para se comunicar com o leitor, palavras, reflexões, sentimentos, ações, etc... O livro é na verdade uma carta endereçada a uma prima, citada algumas vezes e usada na tentativa do narrador interagir com o leitor.

7 A Viuvinha

8 Enredo A obra é uma história de um jovem casal, Carolina e Jorge. Jorge é um jovem que foi criado, depois da morte do pai, por Sr. Almeida, que é quem lhe dá a notícia da desonra e miséria do nome de seu pai, por causa de algumas dívidas. Isso faz com que Jorge se sinta culpado em se casar com Carolina e na sua noite de núpcias decida se matar. Na verdade, sua morte é forjada para que ele tenha tempo de limpar o nome de seu pai. Depois de algum tempo, com honra e dinheiro, volta para seu grande amor que nunca desistiu de o esperar.

9 Personagens Carolina: forma junto com Jorge o casal protagonista da obra, é jovem, perfil suave e delicado, olhos negros e brilhantes, cílios longos, tranças que realçavam sua fronte pura, rica e apaixonada. Jorge: jovem que já fora muito rico e agora se mostrara simples nos atos e na existência. Dona Maria: mãe de Carolina, senhora de idade. Sr. Almeida: negociante, ex-tutor de Jorge, velho de têmpera antiga, calvo, com energia no caráter, vivacidade no olhar e porte firme.

10 Espaço Praia da Glória – RJ. Praia de Santa Luzia –RJ.
Nos alicerces do hospital de misericórdia do RJ. Bairros da Prainha e Misericórdia, encostas do morro de Santa Tereza.

11 Tempo O tempo é cronológico, pois o autor faz citações precisas de locais e datas. Ano de 1844. O livro é todo em flashback, pois o narrador conta a história que se passou dez anos atrás.

12 Foco narrativo Narração na terceira pessoa , pois o narrador é somente observador dos fatos. A obra retrata uma realidade passada do autor, mas não vivida e sim assistida.

13 Uma conversa entre as histórias.
A obra Uma conversa entre as histórias.

14 Semelhanças Foram obras do início da carreira do autor.
São cartas escritas pela mesma pessoa e endereçadas à mesma pessoa (prima D...). No livro A Viuvinha há uma relação entre as personagens desta história e da história narrada em Cinco Minutos. Os livros Cinco Minutos e A Viuvinha falam sobre a vida burguesa. Suas personagens são personagens que, no fundo, representam o ideal acabado da vida burguesa, tropicalmente reproduzida na Corte brasileira.


Carregar ppt "Cinco Minutos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google