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2 ...as relações interfederativas não se dão mais por processos hierárquicos e sim por meio do respeito aos campos próprios das competências assinaladas, mediadas e articuladas pelo princípio da colaboração recíproca e dialogal Prof. Carlos Roberto Jamil Cury

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4 CEARÁ Capital: Fortaleza População: 8.452.381 Área: 148.920.472
Hab/Km²: 56,76 PIB per capita: R$ ,00 Nº de municípios: 184 90% da área localizado no semi-árido 4

5 Garantir Educação Básica com equidade e foco no sucesso do aluno.
Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC MISSÃO Garantir Educação Básica com equidade e foco no sucesso do aluno. 5

6 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS - SEDUC
1. Fortalecer o regime de colaboração com foco na alfabetização na idade certa e na melhoria do desempenho até o 5º. Ano. 2. Garantir acesso e elevar os indicadores de permanência, fluxo e desempenho do aluno no Ensino Médio e Fundamental da Rede Estadual. 3. Diversificar a oferta do Ensino Médio, articulando-o com a educação profissional, o mundo do trabalho e ensino superior. 4. Consolidar modelos de gestão focados na autonomia escolar e nos resultados de aprendizagem. 6

7 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS - SEDUC
5. Valorizar os profissionais da educação, assegurando a melhoria das condições de trabalho e oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. 6. Promover o protagonismo e empreendedorismo juvenil como premissa da ação educativa. 7. Fortalecer a escola como espaço de inclusão, de respeito à diversidade e da promoção da cultura de paz. 7

8 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SEDUC
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9 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

10 Célula de Gestão de Programas e Projetos Estaduais
ORGANOGRAMA DA COPEM COPEM CEGEE Célula de Gestão de Programas e Projetos Estaduais CEGEF Célula de Gestão de Programas e Projetos Federais CECOF Célula de Cooperação Financeira

11 MISSÃO DA COPEM Estabelecer um regime de colaboração e cooperação entre SEDUC e municípios com a finalidade de definir políticas e estruturar ações que contribuam para elevar a qualidade da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

12 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DA COPEM
1 - Elaborar, coordenar e acompanhar as ações de colaboração e cooperação técnica e financeira com os municípios; 2 - Fortalecer a política de gestão democrática com foco na aprendizagem do aluno, junto aos sistemas municipais de educação; 3 - Promover estreita colaboração e cooperação com as instituições representativas dos municípios, estado e sociedade civil, com a finalidade de desenvolver políticas e propostas que contribuam para a melhoria dos indicadores municipais de educação; 4 - Fomentar uma cultura de auto - avaliação das ações de cooperação do Estado junto aos municípios e uma sistemática de acompanhamento dos indicadores educacionais nos municípios em parceria com a Coordenadoria de Avaliação.

13 AÇÕES DE COOPERAÇÃO COM OS MUNICÍPIOS...
Construção, ampliação,reformas e aquisição de equipamentos(91 unidades escolares) Parceria na oferta de transporte escolar( alunos) Alfabetização de jovens,adultos e idosos,em parceria com entidades da sociedade civil.(PBA) Apoio ao acompanhamento da frequência escolar do Bolsa Família( alunos) Apoio técnico ao desenvolvimento dos programas federais como: PAR,PDE,MAIS EDUCAÇÃO,CONSELHOS etc 13 13

14 EDUCAÇÃO DO CEARÁ EM NÚMEROS Educação Profissional
REDE ESTADUAL Nº DE ESCOLAS REGULAR EEEP CEJA INDÍGENAS 516 102 32 36 MATRÍCULAS Ensino Médio Regular Educação Profissional Ensino Fundamental EJA 40.798 52.798 70.853 Fonte: 14

15 EDUCAÇÃO DO CEARÁ EM NÚMEROS
REDE MUNICIPAL Nº DE ESCOLAS Educação Infantil Ensino Fundamental EJA 4.780 4.959 1.927 MATRÍCULAS Educação Infantil Ensino Fundamental EJA Fonte: 15

16 Programa Alfabetização na Idade Certa - PAIC
PARCEIROS:

17 Programa Alfabetização na Idade Certa - PAIC
BREVE HISTÓRICO Meta: Alfabetizar todas as crianças de 6 a 7 anos de idade. 2004: Origem – Comitê pela eliminação do analabetismo escolar – Assembléia Legislativa. 2007: Política pública prioritária do Governo do Estado. 2008: Os 184 municípios passaram a contar com o apóio técnico e financeiro para gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de apóio pedagógico. 2011: PAIC+5, expansão das ações do PAIC até o 5º ano do ensino fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática. O PAIC contribuiu para estruturação do Pacto Nacional Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

18 PAIC – Marcos Legais

19 Distribuição do ICMS no Ceará
1) 18% em função do resultado da educação 50% resultado da alfabetização 45% resultado 5​° ano 5% taxa de aprovação do 1° ao 5° ano 2) 5% em função dos resultados na saúde 3) 2% em função dos resultados no meio ambiente.

20 Premio Escola Nota 10 Premiação para escolas do segundo e(8,5-10).
Escolas precisam ter (7,5-10) Rede municipal precisa ter pelo menos 70% de alunos no nível alfabetização desejável Premio em duas parcelas Estabelecimento de parceria por dois anos Fator de ajuste – beneficia quem tem mais alunos no nível adequado

21 Ações desenvolvidas Passo inicial: organização da rede de trabalho do PAIC - Seduc, Crede e municípios.

22 Eixos do PAIC

23 Eixo da Gestão Municipal
Gestão do PAIC Parceria com instituições que defendem interesses municipais Interlocução constante com gerencias municipais, secretários, prefeitos e credes Modelo de gestão com foco na aprendizagem do aluno Acompanhamento: cumprimento dias letivos, Ideb, aprendizagem do aluno, realização das formações, uso dos materiais pedagógicos pela escola, acesso e permanência do aluno na escola, plano de trabalho, visita aos municípios prioritários...

24 Eixo de alfabetização Distribuição de material pedagógico para alunos e professores Formação continuada em serviço para cem por cento dos professores – atrelada ao currículo e aos materiais distribuídos. Acompanhamento pedagógico.

25 Eixo de Educação Infantil
Formação continuada em serviço para cem por cento dos professores – atrelada as orientações curriculares. Literatura infantil coleção em cada sala de aula e trabalho de dinamização. Acompanhamento. Estimulo a ampliação de centros de educação infantil.

26 Ações do Eixo de Educação Infantil
META: CONSTRUÇÃO DE 123 CEI) Foto: CEI do município de Horizonte – Ce. 26 26

27 Eixo de Literatura infantil e Formação do Leitor
Seleção e premiação de autores de Literatura infantil Impressão e distribuição da Coleção Paic, Prosa e Poesia para turmas da educação infantil ao 5º ano( livros) Formação dos professores para dinamizar acervo distribuído pela seduc Elaboração e distribuição da agenda do PAIC( exemplares)

28 Eixo de Literatura infantil e Formação do Leitor
Estimulo à leitura – distribuição da revista “Pense!”, para cada professor.

29 Eixo da Avaliação Externa
Propósito Seduc oferece as provas e sistema para digitação. Município aplica e analisa. Seduc ensina a trabalhar com os resultados.

30 Alunos com desempenho adequado ao final do 5ºano
Resultados do PAIC Alunos Alfabetizados ao final do 2ºano do Ensino Fundamental 2007 2013 39,9% 81,6% Redução do percentual de alunos não alfabetizados ao final do 2ºano do Ensino Fundamental 2007 2013 47,5% 6,2% Alunos com desempenho adequado ao final do 5ºano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa Matemática 2008 2013 6,9% 31% 2008 2013 3,6% 20,5%

31 Evolução da média de alfabetização

32 Nº DE MUNICÍPIOS POR PADRÃO DE PROFICIÊNCIA E
EDIÇÃO DO SPAECE-ALFA. CEARÁ A 2013.

33 MAPA DA ALFABETIZAÇÃO DO CEARÁ - 2º ano - SPAECE-ALFA
2013 2012 2011 2010 2009 2008 2007

34 MAPA DA ALFABETIZAÇÃO DO CEARÁ - 5º ano – Língua Portuguesa
2010 2011 2012 2013

35 MAPA DA ALFABETIZAÇÃO DO CEARÁ - 5º ano – Matemática
2010 2011 2012 2013

36 EVOLUÇÃO DO IDEB NO ESTADO DO CEARÁ
2005 2007 2009 2011

37 CEARÁ Terra do sol, do amor TERRA DA LUZ! 37

38 Grata pela atenção!!! Profa.Lucidalva Bacelar SEDUC- (85)31013942
(85) 38 38


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