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Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque

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Apresentação em tema: "Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque"— Transcrição da apresentação:

1 Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Economia e Sociedade Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque

2 Política Fiscal Política Fiscal = Trata da arrecadação tributária e dos gastos do governo. Receitas do Governo = Tributos. Despesas do Governo = Investimentos e Gastos.

3 Política Fiscal A Política Fiscal pode ser:
Restritiva ou contracionista  aumento de tributos ou diminuição dos gastos. Expansionista aumento dos gastos ou diminuição dos tributos.

4 Política Monetária Política Monetária Responsável pela quantidade de moeda em circulação na economia. Quem a normatiza? Conselho Monetário Nacional. Quem a executa? Banco Central do Brasil (BACEN).

5 Política Monetária Existem diversas maneiras (utilizar várias “ferramentas”) do governo diminuir ou aumentar a quantidade (oferta) de $ (moeda) na economia. Mas a principal ferramenta é a Taxa básica de juros (SELIC) – Sistema Especial de Liquidação e Custódia.

6 Política Monetária SELIC é a taxa de juros que remunera os títulos do governo e é também a taxa de juros que os bancos comerciais (Itaú, Bradesco, BB...) pagam para o BACEN ao tomar dinheiro para manter a liquidez. SELIC = Taxa “mãe”.

7 Política Monetária Juros  Consumo  Nível preços.
Qual o efeito colateral dessa política, que afeta as empresas?

8 Política Cambial Cuida dos pagamentos internacionais e do funcionamento do mercado cambial. Há dois grandes tipos de regime cambial: Regime de taxas de câmbio fixas. Regime de taxas de câmbio flutuantes.

9 Política Comercial Busca incentivar, subsidiar as exportações.
Como? Estímulos fiscais e creditícios. Em paralelo busca desestimular as importações. Como? Via tarifas e barreiras às importações.

10 Política Comercial Exemplo: Redução da carga tributária.
As empresas que exportam podem utilizar mecanismos que contribuem para uma diminuição dos tributos que normalmente são devidos nas operações no mercado interno, são chamados de Incentivos Fiscais. Os Incentivos Fiscais são benefícios destinados a eliminar os tributos incidentes sobre os produtos nas operações normais de mercado interno.

11 Política Comercial Quando se trata de uma exportação, é importante que o produto possa alcançar o mercado internacional em condições de competir em preço e, por isso, ela pode compensar o recolhimento dos impostos internos:

12 Política Comercial IPI - Os produtos exportados não sofrem incidência do Imposto Sobre Produtos Industrializados. ICMS - O Imposto Sobre circulação de Mercadorias e Serviços não incide sobre operações de exportações. COFINS - As receitas decorrentes da exportação, na determinação da base de cálculo da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social são excluídas.

13 Política Comercial PIS - As receitas decorrentes da exportação são isentas da contribuição para o Programa de Integração Social. IOF - As operações de câmbio vinculadas à exportação (serve também para outros bens e serviços) têm alíquota zero no Imposto sobre Operações Financeiras.

14 Política Social Solidariedade social - a grupos ou faixas etárias em situações de dependência ou vulnerabilidade: Incapacidade de ganhar a vida por conta própria devido a fatores externos, que independem da vontade individual. Posição vulnerável no ciclo vital do ser humano (por exemplo, crianças e idosos), e Situações de risco, como em caso de acidentes (invalidez por acidente).

15 Política Social Igualdade – seja de oportunidade ou de resultados – entre os indivíduos. Minimiza distorções de alocação de bens e serviços coletivos. Reinserir indivíduos marginalizados pela falta de oportunidades no mercado, e Promover a igualdade de resultados.

16 Política Social SOLIDARIEDADE SOCIAL (Seguridade social): Previdência.
Benefícios a servidores públicos. Saúde. Assistência social, e Trabalho (seguro-desemprego). IGUALDADE (oportunidade e resultados): Educação. Cultura. Trabalho (Geração de renda e inserção profissional). Habitação e Urbanismo. Saneamento básico, e Desenvolvimento agrário.

17 Introdução à Macroeconomia
O instrumental utilizado atinge 5 mercados: Bens e serviços (Parte “real”). Trabalho (Parte “real”). Monetário (Parte “monetária”). Títulos (Parte “monetária”). Divisas (Parte “monetária”).

18 Economia Internacional: O Setor Externo
Economicamente o mundo apresenta-se cada vez mais interligado! Via fluxos comerciais e financeiros. No Brasil, cada vez mais o setor externo é responsável pelo crescimento.

19 Economia Internacional: O Setor Externo
Para que um país negocie com outro é necessário ocorrer uma troca entre moedas. Isto é, não posso comprar na Europa ou EUA utilizando o Real (R$). Cada país tem sua própria moeda.

20 Determinação da taxa de câmbio
Taxa de câmbio é a taxa a qual se pode trocar a moeda de um país pela moeda de outro país. Por exemplo, o câmbio de hoje é de R$/US$ 1,76. Ou seja, cada dólar é vendido por R$ 1,76.

21 Determinação da taxa de câmbio
A taxa de câmbio pode variar ou não de acordo com o regime de câmbio adotado pelo país. Os regimes existentes são os de Câmbio Fixo e o de Câmbio Flexível.

22 Determinação da taxa de câmbio
Podem ocorrer duas mudanças: Desvalorização ou Depreciação Cambial Quando o Real passa a valer menos frente ao Dólar. Valorização ou Apreciação Cambial Quando o Real passa a valer mais frente ao Dólar.

23 Taxas de Câmbio e Inflação
Valorização Cambial e Inflação. Desvalorização Cambial e Inflação. O Plano Real: controle da inflação via valorização cambial – âncora cambial. Qual movimento do câmbio é melhor para as empresas? Depende dos setores em que as empresas atuam.

24 Crescimento e Desenvolvimento Econômico
Crescimento Econômico aumento contínuo da renda per capita do país ao longo do tempo. Geralmente é medido pela variação do PIB. Desenvolvimento Econômico envolve a melhoria do padrão de vida da população (pobreza, condições de saúde, educação etc.).

25 Ranking das Economias em 2011 PIB em Milhões de US$ - Fonte: The Economist
Estados Unidos 14,996 2 China 6,460 3 Japão 5,621 4 Alemanha 3,127 5 França 2,490 6 Reino Unido 2,403 7 Brasil 2,052 8 Itália 1,888 9 Índia 1,832 10 Rússia 1,737 11 Canadá 1,616 12 Espanha 1,337 13 Austrália 1,190 14 México 1,119 15 Coreia do Sul 1,094

26 Crescimento e Desenvolvimento Econômico
Fontes de crescimento econômico Aumento na força de trabalho. Aumento do estoque de capital. Melhoria na qualidade da mão de obra. Melhoria tecnológica. Eficiência organizacional.

27 Crescimento e Desenvolvimento Econômico
A importância do Capital Humano A importância do Capital Físico Financiamento do Desenvolvimento – Papel do BNDES

28 Internacionalização da Economia
Globalização: A integração cada vez maior dos mercados, da cultura e da política, com manifestações principalmente nos meios de comunicação e transportes. Esse fenômeno é gerado pela necessidade das economias mundiais se expandirem e diversificarem a produção, com intuito de baratear os custos.

29 Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Economia e Sociedade Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque


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