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O RESPEITO à DIVERSIDADE como um PRINCÍPIO EDUCACIONAL

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Apresentação em tema: "O RESPEITO à DIVERSIDADE como um PRINCÍPIO EDUCACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 O RESPEITO à DIVERSIDADE como um PRINCÍPIO EDUCACIONAL
2ª WEB CONFERÊNCIA 09 de abril de 2014 O RESPEITO à DIVERSIDADE como um PRINCÍPIO EDUCACIONAL Direitos Humanos Educação para as Relações de Gênero Educação para Diversidade Sexual Educação e Prevenção CONFERENCISTA Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED)

2 Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED)
EXPLICITAR a DIVERSIDADE no CURRÍCULO é, nada mais, nada menos, do que ESPELHAR A SOCIEDADE BRASILEIRA na EDUCAÇÃO, sem EXCLUSÕES.

3 MOVIMENTOS SOCIAIS Movimentos Políticos e Estudantis
Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED) MOVIMENTOS SOCIAIS Movimentos Políticos e Estudantis Movimentos de Mulheres e Movimentos Feministas Movimentos de Negros/as e Populações Quilombolas Movimento LGBT Movimento das Populações Indígenas Movimentos Ecológicos e Ambientalistas Movimento Pacifista e Anti-Guerra Movimento contra Miséria e Pobreza Movimento Pró-Deficiência e Educação Inclusiva Movimento Pró Infância e Adolescência Movimento dos Trabalhadores Rurais e dos SemTerra

4 AGENDAS EDUCACIONAIS POLÍTICAS AFIRMATIVAS INCLUSÃO CURRICULAR
Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED) AGENDAS EDUCACIONAIS POLÍTICAS AFIRMATIVAS INCLUSÃO CURRICULAR EDUCAÇÃO INCLUSIVA RECONHECIMENTO DAS DIFERENÇAS FORMAÇÃO PARA CIDADANIA DIMINUIÇÃO DE DANOS FORMAÇÃO INTEGRAL SUPERAR DESIGUALDADES RESPEITO À DIVERSIDADE PROMOÇÃO DA EQUIDADE

5 Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED)
1977

6 1ª. Marcha pela Liberação GAY = Nova Iorque - 1970
Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED) 1ª. Marcha pela Liberação GAY = Nova Iorque

7 NÃO UNIVERSALIDADE de DIREITOS
Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED) Anos 1970 EXCLUSÃO NÃO UNIVERSALIDADE de DIREITOS

8 População Residente no BRASIL
Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED) População Residente no BRASIL em 11 de setembro de 2006 Total Homens Mulheres 1940 1950 1960 1970 1980 1991 1996 2004 2050 EXCEDENTE feminino 2,5 milhões em 2000 06 milhões em 2050

9 Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED)
195,2 milhões hab = 2011

10 Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED)

11 PERTENCIMENTO IDENTITÁRIO
Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED) PERTENCIMENTO IDENTITÁRIO COMO DIMENSÃO EXISTENCIAL Gênero Identidade de Gênero Sexo Sexualidade Orientação Sexual Classe Social Religião Etnia Geração Raça-Etnia Origem Condição Física Nacionalidade

12 Grupos em “situação mais VULNERÁVEL”
Programa Nacional de Direitos Humanos II “Proteção do Direito à VIDA Grupos em “situação mais VULNERÁVEL” CRIANÇAS ADOLESCENTES MULHERES LÉSBICAS CIGANOS/as AFRODESCENDENTES IDOSAS/os POVOS INDÍGENAS GAYS REFUGIADOS/as e MIGRANTES TRAVESTIS QUILOMBOLAS RIBEIRINHOS VARZANTEIROS PESCADORES PESSOAS de RUA ESTRANGEIRAS/os BISSEXUAIS TRANSEXUAIS PORTADORES/as de NECESSIDADES ESPECIAIS

13 Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED)
2009

14 Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED)
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 001, de 30 de MAIO de 2012 Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Art. 3º A Educação em Direitos Humanos, com a finalidade de promover a educação para a mudança e a transformação social, fundamenta-se nos seguintes PRINCÍPIOS:

15 II - igualdade de direitos
Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED) 2012 Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Art. 3º PRINCÍPIOS: I - dignidade humana II - igualdade de direitos III - reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades IV - laicidade do Estado V - democracia na educação VI - transversalidade, vivência e globalidade; e VII - sustentabilidade socioambiental

16 Profª. Drª. Jimena Furlani (FAED – UDESC)
[...] ações que transformem a escola em um ambiente de promoção da diversidade e do respeito às diferenças.

17 DIVERSIDADE na ESCOLA PESQUISA NACIONAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC
Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE – SECAD INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS – INEP PESQUISA NACIONAL 2006 DIVERSIDADE na ESCOLA

18 Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED)
2006 José Afonso Mazzon (USP)

19 2006 Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED) José Afonso Mazzon (USP)

20 PESQUISA NACIONAL = DIVERSIDADE na ESCOLA
Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED) PESQUISA NACIONAL = DIVERSIDADE na ESCOLA 2006 José Afonso Mazzon (USP)

21 PESQUISA NACIONAL = DIVERSIDADE na ESCOLA
Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED) PESQUISA NACIONAL = DIVERSIDADE na ESCOLA 2006 José Afonso Mazzon (USP)

22 FORMAS de VIOLÊNCIA mais GRAVE
Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED) FORMAS de VIOLÊNCIA mais GRAVE Pesquisa “Juventude e Sexualidade” — UNESCO - Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (2006) 14 cidades brasileiras. Resposta das MENINAS Resposta dos MENINOS 1º. Atirar em alguém 2º. Estuprar 3º. Usar drogas 4º. Roubar 5º. Andar armado 6ª. Bater em homossexuais 1º. Atirar em alguém 2º. Estuprar 3º. Bater em homossexuais § 3º, pg. 14 – “Violências Associadas à Juventude e às Relações de Gênero” SPE – Diretrizes para Implementação do Projeto

23 FORMAS de VIOLÊNCIA mais GRAVE
Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED) FORMAS de VIOLÊNCIA mais GRAVE Pesquisa “Juventude e Sexualidade” — UNESCO - Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (2006) 14 cidades brasileiras. A importância da Educação para as Relações de Gênero nos currículos escolares atuais. Resposta das MENINAS Resposta dos MENINOS 1º. Atirar em alguém 2º. Estuprar 3º. Usar drogas 4º. Roubar 5º. Andar armado 6ª. Bater em homossexuais 1º. Atirar em alguém 2º. Estuprar 3º. Bater em homossexuais § 3º, pg. 14 – “Violências Associadas à Juventude e às Relações de Gênero” SPE – Diretrizes para Implementação do Projeto

24 Ministério da Educação
Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED) Ministério da Educação 2006 Unidade 1 = Diversidade Unidade 2 = Gênero Unidade 3 = Sexualidade Unidade 4 = Raça / Etnia

25 Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED)
2008 Ministério da Saúde Formação de profissionais da SAÚDE e da EDUCAÇÃO

26 2010 8 cartilhas Adolescentes e Jovens para a Educação entre Pares
Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED) 8 cartilhas 2010 Adolescentes e Jovens para a Educação entre Pares

27 SPE Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED)

28 Programa do 1º. SPE Unidade 1 - Primeiras Palavras
Oficina 2 - Mitos ou realidade? Unidade 2 - A busca de novos caminhos para prevenir DST/Aids Oficina 2 - Identidade e estima Oficina 3 - Qual educação para qual saúde? Oficina 4 - Risco ou vulnerabilidade Unidade 3 - Relações de Gênero Oficina 1 - Identificando estereótipos Oficina 2 - A construção social dos gêneros Unidade 4 - A sexualidade na vida humana Oficina 1 - Re-visitando a adolescência Oficina 2 - A orientação sexual do desejo Oficina 3 - Homossexualidade na escola Oficina 4 - Violência e abuso sexual Oficina 5 - A sexualidade na vida das pessoas com deficiência Unidade 5 - Saúde sexual e saúde reprodutiva Oficina 1 - Anatomia e fisiologia dos órgãos sexuais Oficina 2 - Métodos contraceptivos Oficina 3 - Direitos sexuais e reprodutivos Oficina 4 - Gravidez na adolescência Unidade 6 - DSTs e AIDS Oficina 1 - Sexualidade em tempos de AIDS Oficina 2 - Outras doenças sexualmente transmissíveis (além da AIDS) Oficina 3 - Aids e direitos Oficina 4 - Drogas psicoativas Oficina 5 - Redução de danos Oficina 6 - Discriminação X Solidariedade Unidade 7 - Planejamento de uma ação local integrada Oficina 1 - Escola/Serviço de Saúde/Família: a quem cabe a responsabilidade pela educação em sexualidade? Oficina 2 - Articulação Saúde/Educação

29 Por que os Estudos de gênero (ou das Relações de Gênero)
Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED) FORMAS de VIOLÊNCIA mais GRAVE Pesquisa “Juventude e Sexualidade” — UNESCO - Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (2006) 14 cidades brasileiras. Resposta das MENINAS Resposta dos MENINOS Por que os Estudos de gênero (ou das Relações de Gênero) estão tão presentes HOJE nas POLÍTICAS PÚBLICAS de Saúde e de Educação ? 1º. Atirar em alguém 2º. Estuprar 3º. Usar drogas 4º. Roubar 5º. Andar armado 6ª. Bater em homossexuais 1º. Atirar em alguém 2º. Estuprar 3º. Bater em homossexuais § 3º, pg. 14 – “Violências Associadas à Juventude e às Relações de Gênero” SPE – Diretrizes para Implementação do Projeto

30 FORMAS de VIOLÊNCIA mais GRAVE
Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED) FORMAS de VIOLÊNCIA mais GRAVE Pesquisa “Juventude e Sexualidade” — UNESCO - Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (2006) 14 cidades brasileiras. O modo como EDUCAMOS em GÊNERO MENINOS e MENINAS VULNERÁVEIS Resposta das MENINAS Resposta dos MENINOS as DSTs ao HIV - AIDS ao ABUSO SEXUAL ao consumo de DROGAS a GRAVIDEZ na ADOLESCÊNCIA as formas de VIOLÊNCIA e PRECONCEITOS 1º. Atirar em alguém 2º. Estuprar 3º. Usar drogas 4º. Roubar 5º. Andar armado 6ª. Bater em homossexuais 1º. Atirar em alguém 2º. Estuprar 3º. Bater em homossexuais § 3º, pg. 14 – “Violências Associadas à Juventude e às Relações de Gênero” SPE – Diretrizes para Implementação do Projeto

31 Significados históricos frente a AIDS
Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED) Significados históricos frente a AIDS 1982 Grupos de RISCO Comportamento de RISCO Situação de RISCO 2014 VULNERABILIDADES

32 “Violências Associadas à Juventude e as Relações de Gênero”.
Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED) VULNERABILIDADES “Violências Associadas à Juventude e as Relações de Gênero”. “crianças e adolescentes vítimas de violência” discriminação étnica-racial - RACISMO discriminação aos homossexuais - HOMOFOBIA pobreza violência física distúrbios sociais migrações

33 Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED)
2006 gggg

34 Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED)
1998 gggg

35 HOMOFOBIA LESBOFOBIA TRANSFOBIA SEXISMO
Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED) HOMOFOBIA LESBOFOBIA TRANSFOBIA SEXISMO

36 AMOR NÃO HOMOFOBIA NÃO RACISMO
Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED) PAZ AMOR NÃO VIOLÊNCIA NÃO HOMOFOBIA NÃO SEXISMO NÃO RACISMO

37 DESAFIO INCLUSÃO DA DIVERSIDADE
Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED) DESAFIO INCLUSÃO DA DIVERSIDADE Direitos Humanos Educação Especial Educação Ambiental Educação para o Campo Educação Indígena Educação Quilombola Educação das Relações Étnico-Racial Educação das Relações de Gênero Educação para Diversidade Sexual Educação e Prevenção EDUCAÇÃO BÁSICA

38 Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED)
ALTERIDADE É ser capaz de apreender o outro na plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença. (Frei Beto, 2003)

39 Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED)
Quanto MENOS ALTERIDADE existe nas relações pessoais e sociais, mais CONFLITOS ocorrem. (Frei Beto, 2003)

40 Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED)
As diferenças nos enriquece... O respeito nos une. CONFERENCISTA Profª Drª Jimena Furlani (UDESC – FAED)


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