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ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA 2012.2.

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1 ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA 2012.2

2 VALORES MOBILIÁRIOS

3 INVESTIMENTO DIRETO TIPOS DE VALORES MOBILIÁRIOS NEGOCIÁVEIS ATIVOS FINANCEIROS INVESTIMENTO DIRETO INSTRUMENTOS DE MERCADO IMOBILIÁRIO INSTRUMENTOS DE MERCADOS DE CAPITAIS TÍTULOS DE RENDA FIXA TÍTULOS DE RENDA VARIÁVEL DERIVATIVOS INVESTIMENTO INDIRETO ( FUNDOS DE INVESTIMENTOS)

4 INVESTIMENTO DIRETO TÍTULOS DE MERCADO MONETÁRIO: LETRAS DO TESOURO ACORDOS DE RECOMPRA ( REPOS OU RPs) LIBOR CERTIFICADOS DE DEPÓSITOS NEGOCIÁVEIS (CDs) ACEITES BANCÁRIOS NOTAS PROMISSÓRIAS EURODÓLARES

5 INVESTIMENTO DIRETO TÍTULOS DE MERCADO DE CAPITAIS: NOTAS E OBRIGAÇÕES DO TESOURO; TÍTULOS DE AGÊNCIAS DO GOVERNO FEDERAL E TÍTULOS PÚBLICOS MUNICIPAIS; TÍTULOS PÚBLICOS MUNICIPAIS; OBRIGAÇÕES EMITIDAS POR EMPRESAS. RENDA FIXA AÇÕES PREFERENCIAIS; TÍTULOS LASTREADOS EM EMPRÉSTIMOS HIPOTECÁRIOS; AÇÕES ORDINÁRIAS; RENDA NÃO FIXA

6 INVESTIMENTO DIRETO DERIVATIVOS Também conhecidos como direitos contingentes, pois seu valor está condicionado ao desempenho dos ativos subjacentes. Os direitos contingentes mais comuns são as opções e os contratos futuros.

7 INVESTIMENTO INDIRETO FUNDOS DE INVESTIMENTOS FUNDOS ABERTOS FUNDOS FECHADOS

8 CARACTERÍSTICAS DOS RETORNOS DE TIPOS DISTINTOS DE TÍTULOS O retorno será medido pela soma da variação do preço de mercado de um título com quaisquer rendimentos recebidos durante o prazo de aplicação.

9 FATORES QUE PODEM AFETAR O RISCO DOS TÍTULOS: 1.O prazo de um instrumento; 2.O risco de crédito do eminente ou da entidade que garante o investimento; 3.A natureza e a preferência dos direitos que o investimento oferece em relação a resultados e ativos. 4.A liquidez do instrumento e o tipo de mercado em que é negociado. CARACTERÍSTICAS DOS RETORNOS DE TIPOS DISTINTOS DE TÍTULOS

10 Figura 2.1 Taxas de retorno versus prazo para principais tipos de títulos.

11 Tabela 2.2 Retorno e risco de tipos selecionados de títulos (% ao ano). RETORNO MÉDIODESVIO-PADRÃO LETRAS DO TESOURO3,83,2 OBRIGAÇÕES DO TESOURO5,59,3 AÇÕES ORDINÁRIAS DE EMPRESAS GRANDES 13,320,1 INFLAÇÃO3,24,5 OBRIGAÇÕES EMITIDAS POR EMPRESAS 5,98,7 AÇÕES ORDINÁRIAS DE EMPRESAS MENORES 17,633,6

12 ÍNDICES DE MERCADO DE AÇÕES Em sua maioria, os índices de preços de ações são ponderados pelos valores totais de mercado. ÍNDICES DE MERCADO DE RENDA FIXA São índices de retorno total, pois incluem pagamentos de juros, além de ganhos de capital.

13 MERCADOS FINANCEIROS

14 MECANISMO DE NEGOCIAÇÃO EMISSÃO DE ORDEM PARA COMPRA OU VENDA DE UM TÍTULO: 1.O nome do eminente do título e o tipo de título que o investidor deseja negociar; 2.Se é uma ordem de compra ou de venda; 3.O tamanho da ordem;

15 MECANISMO DE NEGOCIAÇÃO EMISSÃO DE ORDEM PARA COMPRA OU VENDA DE UM TÍTULO: 4.O tipo de ordem que está sendo emitida e, para certos tipos de ordem, o preço especificado; 5.O prazo pela qual a ordem será válida.

16 MECANISMOS DE NEGOCIAÇÃO TAMANHO DA ORDEM: LOTE PADRÃO: ENVOLVE 100 AÇÕES. LOTE FRACIONÁRIO: QUANTIDADE DIFERENTE DE 100 AÇÕES, COMO 27 AÇÕES.

17 MECANISMOS DE NEGOCIAÇÃO TIPOS DE ORDEM: ORDENS A MERCADO; ORDENS COM LIMITE; VENDA A DESCOBERTO; ORDENS COM STOP;

18 MECANISMOS DE NEGOCIAÇÃO DURAÇÃO DO PERÍODO PELO QUAL UMA ORDEM PERMANECE VÁLIDA No caso de outros tipos de ordem, além da ordem a mercado, um investidor precisa especificar o prazo pelo qual a ordem continuará sendo válida. Caso contrário, supõe-se que seja uma ordem por um dia.

19 MARGEM Os investidores podem adquirir títulos integralmente com dinheiro próprio ou em parte com dinheiro emprestado. Se o investidor utilizar um empréstimo parcial, diz-se que está comprando ações com margem.

20 MARGEM MARGEM PARA POSIÇÕES COMPRADAS

21 MARGEM MARGEM INICIAL PARA POSIÇÃO COMPRADA O volume mínimo de margem que deve existir na conta imediatamente após a compra de um título é chamado de margem inicial. Imposta pelo conselho de administração do Sistema Federal de Reserva.

22 MARGEM MARGEM INICIAL PARA POSIÇÃO COMPRADA Os títulos funcionam como garantia do empréstimo do investidor e do empréstimo da corretora. Para garantir que os empréstimos sejam pagos, há um limite inferior ao qual a margem pode cair sem que o investidor precise acrescentar garantias adicionais.

23 MARGEM MARGEM DE MANUTENÇÃO EM POSIÇÕES COMPRADAS O valor mínimo ao qual a margem pode cair sem que o investidor precise fazer coisa alguma é chamado de margem de manutenção. A margem de manutenção é estabelecida pelas bolsas, embora uma corretora individual possa fixar um valor mais alto.

24 MARGEM EFEITO DA MARGEM SOBRE O RETORNO

25 MARGEM EXIGÊNCIAS DE MARGEM PARA VENDAS A DESCOBERTO

26 MERCADOS CARACTERÍSTICAS DOS MERCADOS: 1º) Primários e secundários; 2º) Mercados de chamada ou contínuos; 3º)Mercados de distribuidores ou de corretores; 4º) Negociação humana ou eletrônica;

27 PRINCIPAIS MERCADOS MERCADO DE AÇÕES; BOLSA DE VALORES DE NEW YORK; Seu membros podem representar as seguintes funções: 1.Prestação de serviços de corretagem; 2.Corretagem de pregão; 3.Agentes de pregão; 4.Especialistas;

28 PRINCIPAIS MERCADOS MERCADO DE BALCÃO; SISTEMA DE NEGOCIAÇÃO ENTRE MERCADOS; MERCADOS COMPUTADORIZADOS; MERCADOS DE TÍTULOS DE RENDA FIXA; MERCADOS PRIMÁRIO; 1.Títulos de Dívida Pública. 2.Títulos privados.

29 PROCEDIMENTOS DE LIQUIDAÇÃO A maioria das transações exige que a liquidação seja feita em cinco dias úteis. Para facilitar a liquidação, têm sido criadas companhias de compensação e liquidação.

30 PROCEDIMENTOS DE LIQUIDAÇÃO No final do dia, todos os registros de transações são enviados à companhia de liquidação, que notifica a empresa do volume líquido de títulos a serem entregues e do valor líquido a ser recebido ou pago.

31 TIPOS E CUSTOS DE NEGÓCIOS TIPOS DE NEGÓCIOS 1.Os investidores negociam títulos por acreditarem que seu preço é incorreto e compram ou vendem com base em algum erro imaginando de avaliação. 2.A existência de um superávit de fundos ou necessidade de dinheiro.

32 TIPOS E CUSTOS DE NEGÓCIOS CUSTOS DE NEGOCIAÇÃO 1.Custos diretos: corretagem e impostos; 2.Diferença entre cotações de compra e venda. 3.Impacto de uma venda ou compra de grande sobre o preço do título. Obs: Esses custos variam com o tipo de título comprado ou vendido, com o mercado utilizado e com as dimensões da compra ou venda.


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