A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Angélica Maria de Freitas Mendonça

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Angélica Maria de Freitas Mendonça"— Transcrição da apresentação:

1 Angélica Maria de Freitas Mendonça
UNIMINAS Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Diário de Bordo de Angélica Maria de Freitas Mendonça JUNHO /2006

2 Introdução Vivências Música Marcante Considerações Finais
Fato Significativo Música Marcante Considerações Finais

3 Introdução Este semestre superou minhas expectativas pois foi diferente de todos que passaram .Pude ter um amadurecimento maior em relação ao curso e a sociedade . Em relação ao curso tivemos vivências onde aprendemos um pouco mais de valores humanos, ética , preconceito, atitudes, conflitos e confiança e essas experiências aprimorou o meu conhecimento e desenvolvimento cultural. Aprendi também que temos sempre em qualquer circunstância da vida fazer o melhor que puder. voltar

4 Vivências ... Vivência 01 Vivência 02 Vivência 03 Vivência 04

5 Considerações finais Este semestre foi muito significativo para mim, pois além de ter aprendido muito quebrei barreiras de resistência. Estou grávida de 6 meses da Gabriela e passei por problemas de saúde e foi fase de grande turbulências em casa mais mesmo assim não desisti. Desenvolvi dois projetos que me deixaram engrandecida , porque sempre pensei que nunca fosse capaz de desenvolver um projeto. Deixo um grande agradecimento e um abraço para PROF. ANA CAROLINA , por ter me ajudado tanto neste semestre e nos dois últimos também. voltar

6 voltar

7 VALORES HUMANOS voltar

8 Valores Humanos Descrição:
Aquecimento: Facilitador no centro de um circulo formado pelo grupo, usando uma bola como suporte de integração, joga a bola a cada integrante, solicitando a cada um que diga uma palavra, a primeira que vier a cabeça, relacionada a valores humanos. voltar

9 Valores humanos Metodologia :
Ação: Propor um exercício que recupera as palavras trazidas pelo grupo, sobretudo: coragem, força e persistência. Socialização: Dizer o porquê da palavra escolhida, e o que significa . Fechamento: Tô Sá voltar

10 Valores Humanos Considerações Pessoais :
No aquecimento foi feito um circulo na sala onde cada pessoa colocava uma palavra sobre valores humanos. Nessa atividade foi colocado varias expressões, Aquecimento foi voltado para centramento, mobilização, sensibilização. Socialização foi a partilha Ação: Formas diferentes de expressão pessoal/individual. voltar

11 Valores Apresentados Coragem Determinação Humildade Solidariedade
Religião Família Persistência Responsabilidade Comunicação Amor Felicidade Amizade Possibilidade Liberdade Conquistas Paz e outros. voltar

12 Fato significativo Para mim o fato significativo deste semestre foi ver a minha , a Gabi que estou esperando para setembro , em 3D foi emocionante, pois a tecnologia é mágica e me promoveu vê-la de forma tão nítida , foi como se ela estivesse fora da minha barriga com riqueza de detalhes. voltar

13 MÚSICA MARCANTE voltar Meu Bem-Querer Djavan Composição: Indisponível
meu bem querer é segredo, é sagrado está sacramentado em meu coração meu bem querer tem um quê de pecado acariciado pela emoção meu bem querer meu encanto, estou sofrendo tanto amor, e o que é o sofrer para mim que estou jurado pra morrer de amor voltar

14 VIVÊNCIA DA APRENDIZAGEM

15 Descrição Aquecimento: Promover o entrosamento dos membros do grupo que estiverem “deslocados”. Aquecer e descontrair o ambiente para que os participantes tenham uma boa vivência. Ação: Mostrar que é possível resolver problemas mais complicados, quando saímos da “mesmice”, quando nos distanciamos da nossa área de ação e colocamo-nos vendo de fora. Tem muito da percepção, mas tem muito mais de ousadia. voltar

16 Aprendizagem:Considerações pessoais
Quando ousamos fazer algo que esta fora do nosso dia-a-dia, aprendemos sempre algo novo. Foi muito interessante essa vivência pois no final com o desenvolver da vivência a maioria não conseguiu atingir o objetivos , pois ficamos todos limitados aos nove pontos e não expandimos nossos horizontes. voltar

17 Metodologia Utilizando apenas quatro retas, tocar os nove pontos sem tirar o lápis do papel. * * * voltar

18 Aprendizagem:Socialização
Socialização: Trabalha com vários sentimentos os quais podem aparecer nitidamente ao decorrer da vivência, por isso é importante discutir e refletir sobre os sentimentos, as emoções, o que cada um sentiu e o que achou que pode agregar ao seu conhecimento. voltar

19 Repensando nas atitudes

20 Repensando nas Atitudes
Descrição: Aquecimento: Pedir que fiquem em seus lugares, de forma que se sentirem melhor. Colocar mensagem de reflexão: “Quanto custa um milagre”. Ação: Foi utilizado papeis e balões. Socialização: Deixar as pessoas a vontade para expor seus comentários e sentimentos, promovendo uma troca de experiências e ponderações entre o grupo. Processamento: Foi apresentado um clipe sobre mudança de atitudes. Fechamento: Disponibilizar fichas com desenhos de animais. Cada pessoa escolhe um animal que representa sua avaliação sobre vivência e faz um breve comentário explicando o motivo da relação. voltar

21 Repensando nas atitudes
Metodologia: Ação: Pedir que as pessoas coloquem em uma folha em branco um fato que tenha provocado mudança em suas vidas. Dobrar as folhas e colocar num balão. Jogar os balões para cima. Uma pessoa de cada vez estourar o balão e ler o que esta escrito, e que tipo de mudança aquele fato pode ter causado na vida da pessoa. voltar

22 Repensando nas atitudes
Considerações pessoais: Foi uma vivência bem proveitosa pensando que o grupo nos deixou sentimos bastante à vontade e depois podemos refletir sobre nossas atitudes e pensar como que “eu sou” e se sou correta ou não em meus atos e como ando levando a vida . voltar

23 Conflitos em Grupo

24 Conflitos em grupo Descrição:
Promover conflitos em grupos pré- definidos, onde uma pessoa de cada grupo estará com intuito de deixar os demais nervosos com atitudes radicais. Demonstrar que nem todos os dias somos da mesma forma e que conflitos em grupo existem e devem ser trabalhados da melhor forma possível. voltar

25 Conflitos em Grupo Aquecimento:
Todos nos fomos colocados a refletir o eu queria e o que eu quero para o momento Verificou-se que o que eu queria é algo mais distante e o que eu quero é para agora . No meu caso pensei que eu queria saúde da minha mãe e eu quero seria a mudança de casa que no momento , estava em transição. próximo

26 Conflitos em Grupo Metodologia:
É preciso o envolvimento de todos os participantes da sala para a realização da atividade. A vivência a ser realizada é uma decoração de todas as atividades realizadas em nossa sala, desde o inicio do curso. Onde uma pessoa de cada grupo já escolhida pelo grupo que está coordenando irá literalmente tirar o restante do grupo do sério. voltar

27 Conflitos em Grupo Considerações pessoais:
Eu me senti muito mau, meu grupo era composto por Mariana,Maria Niuza,Leila, Lilian, Mariana,Káritta,Dalcimar e Paula Ribeiro, onde a Dalcimar era a que iria desequilibrar o grupo , fiquei nervosa a ponto de sair do grupo e sentar no meu lugar ela era irredutível . Mas acho que comportei mau teria que ter conversado mais com ela e tentando entender o que estava acontecendo , me faltou comunicação. próximo

28 Conflitos em grupo Conclusão do grupo:
Basta uma pessoa do grupo não querer contribuir, para que todo o grupo seja prejudicado . Conflitos são constantes mas relações em grupo. O mais difícil na vida é ler . voltar

29 PRECONCEITOS

30 Preconceitos Descrição: Foi colocada uma musica alegre para dançar.
Primeiramente formar duplas na sala, quando a musica parar pede-se para formar trios, a assim sucessivamente ate formas apenas dois grupos. Objetivo: Possibilitar ao grupo experimentar sentimentos de rejeição e auto-crítica, bem como exercitar argumentação e negociação. voltar

31 Preconceitos Metodologia:
Frases, palavras ou expressões, que expresse rótulos. Colocar na cabeça dos membros um rotulo, de modo que o dono não saiba o que esta escrito. Orientar as pessoas que façam apresentações uns para os outros sobre seus rótulos, com gestos e conversar entre si. Foi utilizado papel e fita crepe. voltar

32 Preconceitos Considerações Pessoais:
Esta vivência eu gostei muito , não pelo fato de ser a apresentação do meu grupo , mas os rótulos são colocados na gente e nos colocamos em outras pessoas sem conhecê-las ou por atitudes que essas pessoas tomam no momento. Porém deve-se lembrar que nem todos os dias estamos bem e podemos julgar e ser julgados de forma incorreta cometendo injustiças. voltar

33 Confiança interpessoal

34 Confiança interpessoal
Descrição: Objetivo: Refletir sobre as coisas que não conseguiu realizar ainda, e projetar a confiança em uma outra pessoa para a realização daquilo que gostaria, mas não tem mais tempo. voltar

35 Confiança Interpessoal
Metodologia: Duas velas foram utilizadas uma velha e minúscula “algo que esta acabando”, e outra nova e grande “o que tem pela frente – no futuro”. Simbolizando o que poderia ser mudado ou feito que não foi e o que pode ser feito para melhorar ou realizar nossas vontades. voltar

36 Confiança interpessoal
Considerações pessoais: Foi muito boa essa vivência podemos conhecer um pouco mais nossos colegas de sala e percebi que todos ali envolvidos,estavam com tantos afazeres que a faculdade estava sendo levada um pouco “pelas coxas”, pois até o momento eu estava sentindo irresponsável com o curso , mais com essa experiência vi que era somente conseqüência da vida. voltar

37 AUTO-ESTIMA

38 Auto-estima Descrição:
Foi feito um aquecimento onde relaxamos e depois foi passado uma atividade de auto-estima relacionando com a música Águia pequena de Padre Zezinho. Para refletirmos sobre a nossa auto-estima. voltar

39 Auto-estima Metodologia:
As meninas pediram para nos deitarmos em colchonetes enquanto a Laura dizia para estarmos em outros lugares como em um campo , sentindo a brisa da cahoeira entre outros lugares e sentimentos que foram despertados ,essa fase seria um aquecimento . próximo

40 Auto-estima Continuação da Metodologia:
Em segundo momento foi passado uma música e esta foi dividida em partes entre os grupos e lendo estas estrofes da música cada grupo teria que dizer o que aquela parte musical estaria relacionado com o tema auto-estima.

41 Auto-estima Considerações pessoais:
Encarei essa vivência como um ótimo fechamento de semestre , foi uma experiência mais calma, com onde despertou anossa atenção para o fato de que a vida é bela e apesar dos tropessos temos que erguer a cabeça e continuar caminhando. próximo

42 Auto -estima Parte significante da música :
Pequenas águias correm riscos Quando eles voam Mas devem arriscar Só que é preciso olhar os pais Como eles voam E aperfeiçoar Haja mau tempo Haja corretes traiçoeiras


Carregar ppt "Angélica Maria de Freitas Mendonça"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google