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Doutoranda: Profª Patrícia Torres de Souza Cardoso

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Apresentação em tema: "Doutoranda: Profª Patrícia Torres de Souza Cardoso"— Transcrição da apresentação:

1 Doutoranda: Profª Patrícia Torres de Souza Cardoso
Afetividade Família e Escola em busca do Êxito Escolar Doutoranda: Profª Patrícia Torres de Souza Cardoso EMEF – Vercenílo da Silva Pascoal

2 Definição Afetividade
Criar vínculos; Respeitar; Colaborar; Corrigir Impor limites; Enfim, amar!

3 Fromm Fromm afirma que sem amor não há aprendizado.
“Só se ama aquilo pelo que se trabalha, e se trabalha pelo que se ama” (2002, p. 36). Amor Zelo Responsa-bilidade Conheci-mento Respei-to Fromm em seu livro arte de amar, afirma que os componentes do amor são: zelo, responsabilidade, conhecimento e respeito. “Só se ama aquilo pelo que se trabalha, e se trabalha pelo que se ama” (2002, p. 36). Diante disso, pode-se dizer que o educador, verdadeiramente comprometido com seu ofício, certamente apresenta esses elementos. Ele zela por seus alunos, é responsável pela formação intelectual, respeita os limites/ dificuldades de cada um, conhece a personalidade de seus alunos e, por conseguinte, sabe como conduzi-los, respeitando suas individualidades formando assim um ciclo virtuoso: só se ama pelo que se trabalha e so se trabalha pelo que se ama.

4 Êxito Escolar Êxito Escolar Família Escola Educando
O êxito escolar é a meta de todos. Porém é preciso um esforço conjunto entre a Família, escola e educando Cada parte envolvida tem suas atribuições regulamentadas pela lei de diretrizes e bases da educação e pelo Estatuto da criança e do adolescente.

5 Definição e Responsabilidade da Família - ECA
Parágrafo único. Entende-se por família extensa ou ampliada aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade. Art Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino. (BRASIL, 1990).

6 Responsabilidade da Escola - LDB
Art. 12º. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: VI - articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola; VII - informar os pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica. (BRASIL, 1996)

7 Responsabilidade do aluno
Respeitar aos pais e professores Fazer as tarefas domésticas e escolares Estudar é, realmente, um trabalho difícil. Exige de quem o faz uma postura crítica, sistemática. Exige uma disciplina intelectual que não se ganha a não ser praticando-a. (FREIRE, 1982, p. 9). Pedagogia da Autonomia

8 Desordem Familiar

9 Consequências Familiares
Falta de regras e limites: Não fazem obrigações domésticas Não fazem deveres de casa Fracasso escolar Gravidez na adolescência Drogas Acidentes domésticos Falta de respeito com os pais: Gritam com os pais (xingamentos) Agressões físicas Desobediência

10 Consequências Escolares
Falta de regras e limites familiares: Não respeitam professores (xingamentos) Não fazem tarefas de sala Vandalismo Agressões físicas (colegas e professores) Encaminhamento para o Conselho tutelar Fracasso escolar Evasão escolar

11 Consequências Profissionais
Falta de regras e limites familiares: Baixa escolaridade Salários mais baixos Não segue normas da empresa Falta de comprometimento no trabalho Instabilidade no emprego Falta com respeito com a chefia imediata Demissão

12 Personalidades conhecidas Educação familiar

13 Sugestões para as Famílias
Estabelecer regras, limites e consequências Exigir que os acordos sejam cumpridos: Atividades domésticas Guardar brinquedos Vestir-se sozinho Arrumar a cama / organizar o quarto Lavar o uniforme Lavar a louça Pais verifiquem cadernos e agenda dos filhos diariamente e exijam o cumprimento de tarefas

14 Participe de reuniões de pais e seja mais presente na escola.
Dentro do possível leve e busque seu filho na escola pois é uma oportunidade de entrar em contato com a equipe pedagógica Repreenda seu filho quando ele não tiver um comportamento apropriado Parabenize seu filho pelas boas ações e iniciativas Pergunte como foi o dia dele: escola, em casa .... Tenha momentos de lazer (praia, parque, shopping) Brinque com seu filho (bola, jogos de tabuleiro, casinha) Abrace seu filho

15

16 Questionário

17 Terapia do abraço A terapia do abraço não é apenas para os solitários ou para pessoas emocionalmente machucadas. A Terapia do Abraço pode tornar mais saudável quem já é saudável, mais feliz quem já é feliz e fazer com que a pessoa mais segura dentro de nós se sinta ainda mais segura. Abraços são bons para toda a gente. Qualquer um pode ser um Terapeuta do Abraço. ~ Kathleen Keating em Terapia do Abraço

18 O simples ato de abraçar diminui a pressão sanguínea, o batimento cardíaco e o nível de hormônios ligados ao estresse. Por isso, abraço significa saúde. Segundo estudos da Universidade da Carolina do Norte (EUA), o contato físico pode aumentar a longevidade. Sugere ainda que uma relação forte e duradoura pode proteger contra futuras doenças cardiovasculares e fazer bem para a saúde geral. Os níveis de cortisol e de norepinefrina, hormônios do estresse, são reduzidos após um abraço. Além do nível de oxitocina, um importante hormônio ligado à fidelidade, aumentar, afirma a psiquiatra Karen Grewen. Abrace seu filho – Ele até vai ficar mais alto!!!! (

19 Eu gostaria de finalizar esta apresentação de maneira lúdica com a música Monte castelo do Legião Urbana que é uma combinação do texto de corintios e do soneto de camões.

20 Obrigada!


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