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Amostragem Espacial / Temporal : Varredura
PTC2457 – Princípios de TV Digital EPUSP – 2014 Guido Stolfi
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Tópicos Abordados Amostragem temporal Amostragem Espacial
Aplicações da TV no Ambiente Doméstico Função de Transferência de Contraste / Modulação Requisitos de Banda Passante Fator de Kell Sinal de Vídeo Composto – RS-170 Análise no Domínio da Frequência Funções de Reconstrução Aliasing Espacial e Temporal Padrões e Sistemas de TV e HDTV
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Amostragem de uma Imagem em Movimento
u = f (x, y, t)
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Critérios de Resolução Temporal
Remanência da Visão: 15 a 20 imagens (quadros) por segundo Cintilação: 48 ~ 60 imagens por segundo Interferências com a Rede Elétrica: 50 / 60 Hz 60 imagens por segundo (EUA, Japão, Brasil 50 imagens por segundo (Europa, Ásia, etc.)
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Resolução Espacial da Visão
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Critérios de Resolução Espacial
Acuidade Visual: ~ 1 minuto de grau Proporção: 4:3 (igual ao cinema) Tamanho da Imagem: ? Distância de Observação: ?
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A Televisão como Entretenimento
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Ângulos de Visualização da TV (Padrão M)
H / L = ¾ a = 10o b = 7.5o
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Função de Transferência de Contraste (CTF)
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Função de Transferência de Modulação (MTF)
Obtida da mesma forma que a CTF, quando o padrão de barras tem variação senoidal de luminância (ao invés de retangular) É a resposta em freqüência espacial do sistema MTF de um sistema com elementos em série é o produto das MTF’s dos elementos
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MTF da Visão Humana
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Unidade de Medida: Linhas de TV
Quantidade de linhas pretas + brancas contidas em uma distância igual à altura da imagem V V
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Dimensionamento de um Sistema de TV: Padrão “M”
Acuidade Visual: 1/60 de grau Ângulo de visualização: 10 x 7.5 graus 600 x 450 elementos de imagem (pixels)
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Requisitos de Banda Passante
60 quadros por segundo, 600 x 450 pixels 1 pixel = 1 semiciclo da maior frequência necessária
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Agravante: Tempo de Retraço
Tempo de Varredura Tempo de Retraço
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Requisitos de Banda Passante
Tempo de retraço: 20% na varredura horizontal e 9% na vertical
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Agravante: Fator de Kell
Teorema da Amostragem diz: número de linhas de varredura deve ser maior que o número de linhas (alternadas) a serem exibidas na imagem (fa > 2 x fs) Fator de Kell = 0,7 (experimental) implicaria em 450 0,7 = 643 linhas de varredura na imagem visível.
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Reconstrução com Pulso Retangular (Obedecendo Critério de Nyquist)
fA = 2,2 fM
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Reconstrução com Pulso Retangular (Obedecendo Critério de Kell)
fA = 3,3 fM
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Requisitos de Banda Passante
Considerando tempo de retraço e fator de Kell: Modulação AM exigiria 2 x 15 = 30 MHz de banda.
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Atenuante: Acuidade Visual
Adotado Limite de Acuidade Visual como 1,33 minutos de grau Imagem visível passa para 340 x 450 elementos de resolução (480 linhas de amostragem) Adotadas 525 linhas de varredura (incluindo retraço)
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Atenuante: Entrelaçamento
Freqüência de Cintilação para objetos pequenos é muito menor Imagem é subdividida em 2 campos (par e ímpar) Banda Passante cai pela metade (4.2 MHz)
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Varredura Entrelaçada - Padrão “M”
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Atenuante: Modulação Vestigial (VSB)
Vídeo Composto (Banda Base) 4,2 MHz +4,2 MHz -0,75 MHz +4,5 MHz fo Modulação AM -4,2 MHz Modulação VSB + Áudio 6 MHz
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MTF da Televisão Convencional
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Sinal de Vídeo Composto RS-170
Período Horizontal: 1H = 63,56 s Apagamento Horizontal: 10,90,2 s Pulso de Sincronismo: 4,7 0,1 s Pórtico Frontal: 0,02H = 1,3 s Amplitude do Sinc.: 40 IRE (286 mV) Amplitude Total do Sinal de Vídeo : 140 IRE (1 Volt) (1 unidade IRE = 7,14 mV)
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Sincronismo Composto com Entrelaçamento
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Separação do Sincronismo Horizontal
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Separação do Sincronismo Vertical
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Efeito dos Pulsos de Equalização
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Pórticos (Porch) no Sincronismo Horizontal
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Efeito do Pórtico Frontal
Sinal com Banda Limitada Limitação de Banda sem Pórtico Frontal
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Efeito do Pórtico Posterior
Acoplamento AC do Sinal de Vídeo Composto Sinal de Vídeo com Grampeamento DC
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Estrutura de Amostragem Espacio-temporal
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Amostragem Entrelaçada de um Objeto em Movimento
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Estruturas de Varredura
Varredura Progressiva Varredura Entrelaçada
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Espectros das Estruturas de Varredura
Varredura Progressiva Varredura Entrelaçada
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Espectro Bi-dimensional
fx fy y x Domínio do Espaço Domínio da Frequência Espacial
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Espectro Bi-dimensional
fy y fx x Domínio do Espaço Domínio da Frequência Espacial
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Espectro Bi-dimensional
fy y fx x Domínio do Espaço Domínio da Frequência Espacial
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Espectro Bi-dimensional
fy y fx x Domínio do Espaço Domínio da Frequência Espacial
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Critério de Kell x Nyquist
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fM / fA = 0,1
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fM / fA = 0,2
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fM / fA = 0,3
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fM / fA = 0,3 fY fX fAY fAX fX fY
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fM / fA = 0,35
48
fM / fA = 0,4
49
fM / fA = 0,45
50
fM / fA = 0,5
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fM / fA = 0,5 fX fY fAY fAX fX fY
52
fM / fA = 0,55
53
fM / fA = 0,8
54
fM / fA = 0,8 fY fX fAY fAX fX fY
55
fM / fA = 0,95
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fM / fA = 0,2
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fM / fA = 0,3
58
fM / fA = 0,35
59
fM / fA = 0,4
60
fM / fA = 0,45
61
fM / fA = 0,5
62
fM / fA = 0,95
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fM / fA = 0,95 fX fY fAY fAX fX fY
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fM / fA = 0,35
65
fM / fA = 0,4
66
fM / fA = 0,5
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fM / fA = 0,35
68
fM / fA = 0,4
69
fM / fA = 0,45
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fM / fA = 0,5
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Amostragem com Função de Reconstrução Triangular
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fM / fA = 0,35
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fM / fA = 0,35 fX fY fAY fAX fX fY
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fM / fA = 0,3
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fM / fA = 0,35
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fM / fA = 0,4
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fM / fA = 0,45
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fM / fA = 0,5
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“Aliasing” Espacial: Efeito “Moirée”
Imagem Original Imagem Amostrada
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“Aliasing” Espacial: Efeito “Moirée”
Imagem Original Imagem Amostrada e reconstruída
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Espectro 2-D da Imagem Amostrada
fX fY fAY fAX fX fY
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Redução do “Aliasing” Espacial por Filtragem
Imagem Filtrada por Imagem Amostrada abertura equivalente e reconstruída
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Espectro 2-D da Imagem Filtrada
fX fY fX fY fAY fAX Filtragem espacial Amostragem
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Amostragem e Reconstrução
Abertura Equivalente de Captura Imagem Função de Reconstrução Pixel Estrutura de Amostragem Espacial
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Amostragem e Reconstrução
No domínio Espacial: Convolução da imagem com a abertura equivalente de captura Amostragem Convolução da amostra com a função de Reconstrução No domínio da Freqüência: Filtragem pela MTF do processo de captura Amostragem (translação e replicação espectral) Filtragem pela MTF do processo de reconstrução
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Reprodução de uma Imagem com Função de Reconstrução Quadrada
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Reprodução de uma Imagem com Função de Reconstrução Gaussiana
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John Lennon
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Padrão de Teste de Resolução Espacial
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Amostragem Temporal
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Espectro Tri-dimensional (Espaço / Tempo)
ft fy b y c fx a t x Imagem com Movimento Espectro Tri-dimensional
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“Aliasing” Temporal: Efeito “Roda de Carroça”
Uma Rotação de 85 graus em sentido Horário... ...confunde-se com uma rotação de 5 graus... ...em sentido anti-horário.
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Redução do “Aliasing” Temporal pelo Controle do Tempo de Exposição
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Persistência Luminosa da Imagem
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Efeito Visual da Persistência
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Telecinagem com Pull-down 3:2
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Efeito da Telecinagem 3:2
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Resumo Processos diferentes de limitação de banda nas dimensões T, x e y Características perceptuais diferentes para essas dimensões “Aliasing” pode ser aceitável em relação à perda de definição espacial ou temporal
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Radiodifusão de TV Monocromática (Padrão “M”)
Modulação AM Vestigial Negativa
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Resposta em Freqüência Ideal do Receptor de TV
Portadora de vídeo Portadora de áudio Portadora de vídeo (canal superior) Portadora de áudio (canal inferior) 50% 0.75 MHz 4,2 MHz 6 MHz
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Espectro de um Sinal de TV Analógica
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Padrões e Sistemas Padrão: Banda passante, disposição das portadoras dentro do canal, frequencias nominais dos canais B, D, G, H, I, K, K1, L, M, N Sistema: Formato de varredura e codificação da Cor NTSC, SECAM, PAL
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Padrões e Sistemas M= 60 Hz; demais padrões = 50 Hz Padrão
Banda do Canal (MHz) Portadora de Vídeo Portadora de Áudio Banda do Vídeo Banda Vestigial Fator Gama B 7,0 1,25 +5,5 5,0 -0,75 2,8 D, K 8,0 +6,5 6,0 G H -1,25 I 5,5 K1, L M, N +4,5 4,2 2,2 M= 60 Hz; demais padrões = 50 Hz
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Padrões e Sistemas Analógicos no Mundo
País Padrão Sistema Fv (Hz) Brasil, Vietnã M PAL 60 Argentina, Paraguai, Uruguai N 50 Chile, Peru, Venezuela, Equador, Colombia NTSC EUA, Canadá, México, Coréia do Sul China, Coréia do Norte, Congo D Rússia, Ucrânia, Bulgária SECAM França L Itália, Áustria, Alemanha, Dinamarca, Líbano, Israel, Hungria, Bósnia, Kuwait, Portugal B/G Grécia Inglaterra, Hong Kong, Angola, África do Sul, Irlanda I Gabão, Guiana, Taiti, Nigéria, Ruanda K
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Alguns Formatos de Varredura para Monitores de Vídeo
Padrão Resolução V x H Freq. Vert. (Hz) Freq. Hor. (kHz) Varredura Bw (MHz) CGA 60 15.75 progress. 3.2 VGA 31.5 progr. 13 VESA 72 37.8 16 SVGA 75 46.8 25 XGA 87 35.5 entrelac. 23 71 76.0 63 86 45.8 40 Mac II 68.7 50 UXGA 93,6 100
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TV de Alta Definição: “Hi-Vision”
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Dimensionamento do Ângulo de Visualização para a “Hi-Vision”
108
Dimensionamento do Ângulo de Visualização para a “Hi-Vision”
109
Ocupação do Campo Visual
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Relação de Aspecto da TV de Alta Definição
Compatibilidade com imagens 4:3 16 4 3 4 3 (12 9) 4 3 9 4 3
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Relação de Aspecto da TV de Alta Definição
Compatibilidade com formatos de Cinema
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TV de “Mesma Definição”
1,778 : 1 1080 480 1’ 640 1920
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Imagem Hi-Vision
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Formatos de TV de Alta Definição
Resolução da Imagem (H x V): 1920 x 1080 , 1280 x 720 Taxa de Imagens por segundo: 60, , 50, 30, , 25, 24, Varredura Progressiva (p) e Entrelaçada (i) Frequência de Amostragem (pixel), MHz: 148.5, , , Formatos Preferenciais ( MHz): 1080i (29.97) 720p (59.94)
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No Futuro ?
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Cinema Digital 1,896 : 1 2160 1080 ~65O 1920 4096
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“4k” (falso UHDV) 1,778 : 1 2160 1080 ~60O 1920 3840
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UHDV (8k) – Ultra High Definition Video (2005)
1,778 : 1 4320 1080 >90O 1920 7680
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UHDV – Ultra High Definition Video (NHK-2005)
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UHDV (8k)
121
UHDV (8k)
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