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As tecnologias da informação e a universidade como agente de INTERVENÇÃO ECONÔMICA silvio lemos meira

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Apresentação em tema: "As tecnologias da informação e a universidade como agente de INTERVENÇÃO ECONÔMICA silvio lemos meira"— Transcrição da apresentação:

1 as tecnologias da informação e a universidade como agente de INTERVENÇÃO ECONÔMICA silvio lemos meira www.meira.com silvio@cesar.org.br

2 a universidade {.br, federal...} é dedicada, missionária, ambiciosa, competente... incompetente, arrogante, prepotente,... ingênua, ansiosa, confusa,... –como toda universidade deve ser, talvez HOJE, do ponto de vista de sua contribuição à inovação tecnológica... ela é relevante? –NÃO... mas por que?

3 talvez porque não faça revoluções... Structural change and technology. A long view, by Bart Verspagen

4 talvez porque seja lógica... demais... South America's industrial beginnings did not generate an industrial revolution... Fuel and materials cost more than in Europe or the US, and skills were wanting. It was all very rational: comparative advantage made it easier and cheaper to buy abroad... The trouble with such rationality is that today's good sense may be tomorrow's mistake. DEVELOPMENT IS LONG, LOGIC SHORT. The economic theory is static, based on conditions of the day. The process is dynamic, building on today's abstinence to tomorrow's abundance... the wealth and poverty of nations, david s. landes, 1998

5 .br versus MUNDO...

6 P&D... & governo:

7 quem vai criar, fazer, acontecer?... a universidade vai ter que intervir... porque não há {muitos outros} atores capazes... na verdade, hoje, quase NÃO HÁ outros atores! mas ela NÃO sabe intervir... o que é... MUITO BOM! taí uma coisa pra aprender, rápido, antes que acabe...

8 Brasil: Campeão Mundial de Imobilidade Acadêmica

9 desqualificando... P&D: o problema não é [e nunca foi] pesquisa e desenvolvimento [ou ciência e tecnologia] está muito mais para a falta de um contexto "nacional" [ de classe mundial ] para inovação –política nacional [mesmo!] de inovação –pontes para interligar universidade e sociedade –aprendizado [aplicado] multidimensional –desenvolvimento de produtos e serviços mundiais –criação de negócios de classe mundial –investimento [semente, de risco]

10 contexto:... innovation is impossible if you think about it from a technology approach... {and} 4/5 of innovations originate from customers {!...} »Langdon Morris, co-autor de 4th Generation R&D: Managing Knowledge, Technology and Innovation

11 mais contexto...... the great challenge in innovation is linking emerging technologies with emerging markets. »John Seely Brown, co-autor de The Social Life of Information

12 mais contexto, mais antigo!... innovation is an economic and social term. Its criterion is not science or technology, but a change in the economic and social environment, a change in the behavior of people, as consumer or producer... Peter Drucker, 1974

13 www.cin.ufpe.br

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15 CIn/UFPE: História Criado nos anos 70 Expansão {inicial} sustentada por –Regresso de PhDs {locais} –Infraestrutura Expressividade [inter]nacional –+50PhD, alunos: 600grad, 400pós –Formação {700+Grad, 400 + MSc, 60 + PhD} –Publicações... eventos... política...

16 mas no Brasil... Indústria [quase] NÃO faz P&D... –Porque quase não há indústria que precisa P&D... pois nossa inserção mundial é muito baixa no nordeste, principalmente... –e o CIN ficou isolado... um centro de excelência em FCH+P+D não estava aliado aos objetivos da sociedade...

17 74

18 85

19 00

20 92

21 quando...

22 75

23 93

24 96

25 Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife www.cesar.org. br

26 missão do c.e.s.a.r Transferência auto-sustentada de conhecimento em tecnologia da informação entre a Sociedade e a Universidade

27 o c.e.s.a.r funciona... De cabeça para baixo... Quem guia o que o c.e.s.a.r faz não é o que sabemos fazer... Mas os problemas que o mercado tem e pelos quais quer PAGAR para resolver.

28 fizemos isso porque... Era necessário revolucionar a forma de interação da Universidade com a Sociedade e o Setor Empresarial... criando modelos inovadores, arrojados, profissionais e auto-sustentáveis... para aumentar o impacto, a relevância e a competitividade dos resultados de origem (ou de forte componente) acadêmica...

29 na prática... o nosso negócio é... fabricar empresas:  identificando e captar problemas... [para resolver]  desenvolvendo soluções...  identificando mercados... e, daí  generalizar soluções  produtos | serviços...  estruturar unidade de negócios...  identificar investidores...  formar alianças e parcerias...  lançar novo empreendimento...  administrar participação acionária...  desinvestir, quando e se for o caso

30 processo de negócios

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34 1996 C.E.S.A.R 2003 CMM 2 Asia Java Mob. Chall. 2002 C.E.S.A.R - PD FINEP NE 2001 Case 2000 Stockholm Challenge 1999 incubação v2 1998 HQ 1997 SE & CO 2004 ISO 9000 PRÊMIO FINEP NACIONAL

35 quem são os beneficiários ? a economia local e regional: o c.e.s.a.r é O maior negócio de informática da região; os empreendedores locais e nacionais: mais de 30 novos negócios gerados... investidores locais, nacionais e internacionais: o c.e.s.a.r cria oportunidades de investimento - ao invés de "garotos na garagem", o c.e.s.a.r cria [iso 9001] grupos estruturados e articulados com a economia nacional e internacional...

36 o que o c.e.s.a.r tem? gente : 500+ profissionais : –400+ na engenharia ; R$50M (US$20M) de faturamento âncora do cluster de tecnologia de informação do recife 80+ empresas ao redor, em recife no porto digital

37 por que o c.e.s.a.r faz o que faz? o c.e.s.a.r é a componente de INTERVENÇÃO ECONÔMICA do Centro de Informática da UFPE o CIn/UFPE ESTAVA ISOLADO e se tornando uma CASA DE PASSAGEM para fora da região... o c.e.s.a.r se tornou uma casa de passagem, mas PARA DENTRO da economia regional; o c.e.s.a.r transforma projetos e soluções de sucesso em empreendimentos de sucesso, quando percebe a oportunidade para tal; o c.e.s.a.r RECRIA a ECONOMIA ao seu redor...

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39 Porto Digital: um lugar para lançar as redes do novo mundo mais de 80 empresas no parque tecnológico

40 as tecnologias da informação e a universidade como agente de INTERVENÇÃO ECONÔMICA silvio lemos meira www.meira.com silvio@cesar.org.br


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