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Sinfonia da Competitividade - Uma estratégia de empresas e de Nações

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Apresentação em tema: "Sinfonia da Competitividade - Uma estratégia de empresas e de Nações"— Transcrição da apresentação:

1 Sinfonia da Competitividade - Uma estratégia de empresas e de Nações
Congresso Estadual FACIAP 14/09/2007 Hélio Cadore

2 Competitividade: Como uma Orquestra
País Empresário EMPRESA Região Entidade Setor

3 Pais Competitivo Competitividade Sistêmica: Desenvolvimento de Ambiente empresarial favorável: fatores macroeconômicos, político-institucionais, legais-regulatórios, infraestruturais, sociais e internacionais São fatores que estão fora do controle da empresa ou setor, mas que sinalizam ameaças, oportunidades.

4 Pais Competitivo Pontos a Comemorar: Controle Inflacionário
Superávit Primário Reservas Internacionais Balança Comercial Perfil da Dívida Publica Algumas Políticas Públicas Lei Geral... se implantada! STF acolhe denúncia do Mensalão! Renasce a Esperança nas Instituições.

5 Redução na Relação Dívida/PIB
% do PIB 43 48 53 58 63 44,0 3T 02 1T 03 04 05 06 08 10 Consenso de Mercado fim 61,7 G:\00 Gerin Master\Fiscal\Séries Temporais.xls – dados e gráfico: pasta DLSP_% PIB Período: 1994 – 2009 Onde: ocorrido: Séries Históricas – série 4513 (dezembro de cada ano); expectativas: G:\Pesquisa Internet - Expectativas\Séries Históricas\Série_Anual 2003P – pasta 19.1p (pega-se para cada ano de 2004 a 2008 o valor da mediana do último dia disponível) Quando: Com a Nota para Imprensa de Fiscal Expectativas de 21 de julho de 2006 Atualizado – 22/7/2005

6 Agora: Juros reais mais baixos
Projeções de mercado SELIC real, % aa

7 IED no Brasil (US$ bilhões)
Em meio a um contexto externo favorável e beneficiado pela elevada liquidez internacional, o Brasil volta a atrair volume expressivo de investimentos estrangeiros produtivos IED no Brasil (US$ bilhões) 32,8 22,5 18,1 18,8 16,6 15,1 10,1 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 Fonte: Banco Central do Brasil

8 Distribuição de renda no Brasil
C D E 9,7 % 14,4 % 17,4 % 28,2 % 30,3 % + de R$ 4.000 R$ R$ 4.000 R$ R$ 2.000 até R$ 600 Fonte: IBGE, 2006 Famílias Renda (mes/R$) R$ R$ 1.200

9 Grandes Gargalos: País Competitivo Cadê um Projeto BRASIL 2030/ 2050
Aumento: Crescimento % do Brasil, Investimento público, Logística; Redução: Gasto público, Carga tributária e entraves burocráticos; Reformas: Política, Previdenciária, do Judiciário; Fim da imunidade/foro privilegiado para bandalheiras! Estamos perdendo o bonde: Nos últimos 5 anos Crescimento mundial benéfico, momento ideal para fazer o ajuste e as reformas.

10 Taxas de crescimento do PIB Brasil e média mundial (Em %)
Período Mundo Brasil Brasil/Mundo (1) (2) (2)/(1) 4,7 6,2 1,3 6,3 8,5 3,2 1,7 0,5 3,4 2,6 0,8 4,0 2,7 0,7

11 Taxa de Investimento: Economias Emergentes Selecionadas
40 35 30 25 20 % do PIB 15 10 5 China Cingapura Índia Chile Brasil Coréia do Sul Tailândia Malásia México Turquia volta

12 Investimento público % do PIB (série antiga)
2,1 1,6 1,8 1,7 1,9 1,3 1,1 0,8 0,7 1,0 0,5 0,9 1,2 0,6 0,4 1 1,5 2 2,5 1969 1972 1975 1978 1981 1984 1987 1990 1993 1996 1999 2002 2005 3 3,5 União Est. e Municípios

13 Carga Tributária: Economias Emergentes Selecionadas
40 35 30 25 % do PIB 20 15 10 5 China Índia México Chile Argentina Rússia Coréia do Sul Brasil volta

14 Elevada carga tributária
Evolução da Carga Tributária (% do PIB) 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 28,6% 28,9% 27,3% 27,5% 29,3% 31,6% 32,8% 33,7% 35,8% 35,5% 36,8% 37,8% Fonte: IBPT, 2005 As carga tributária brasileira tem se expandido consideravelmente nos últimos anos A arrecadação da União foi superior ao incremento do PIB

15 Gasto Corrente da União em % do PIB
13,0 14,2 15,1 14,6 14,8 15,8 15,5 16,4 17,2 12,9 13,4 13,9 14,4 14,9 15,4 15,9 16,9 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 + 4,2 pt. R$ 106 bi (vlrs.2007)

16 É preciso vencer essa guerra
Custo de produção soja (preço por tonelada) BRASIL 187 dólares - EUA 238 dólares Diferença 51 dólares Saldo = 51 dólares a favor do BRASIL Fonte: Revista Veja – nº 31 – 8 de agosto de página 83

17 É preciso vencer essa guerra
Custo de transporte (preço por tonelada) BRASIL 97 dólares - EUA 26 dólares Diferença 71 dólares Saldo = 20 dólares a favor dos EUA Fonte: Revista Veja – nº 31 – 8 de agosto de página 83

18 É preciso vencer essa guerra
Despesa portuarias (preço por tonelada) BRASIL 7 dólares - EUA 3 dólares Diferença 4 dólares Saldo final 20+4 = 24 dólares a favor dos EUA Fonte: Revista Veja – nº 31 – 8 de agosto de página 83

19 No final, é 24 dólares mais em conta produzir lá do que aqui.
CONCLUSÃO Produzir soja no Brasil é dólares mais barato do que nos Estados Unidos. Mas o custo logístico não só elimina essa vantagem como inverte a equação. No final, é 24 dólares mais em conta produzir lá do que aqui. Fonte: Revista Veja – nº 31 – 8 de agosto de página 83

20 Crédito/PIB: Economias Emergentes Selecionadas
140 120 100 80 % do PIB 60 40 20 Argentina Brasil Hungria Tailândia Malásia Coréia do Sul México Filipinas Chile

21 Políticas Públicas Bolsa Família: Política Social bem sucedida mas, falta uma porta de saída para que as 11 milhões de famílias -1 em cada 4 brasileiros – possam, orgulhosamente, independer da doação mensal com a conquista de um emprego ou a abertura de um pequeno negócio. (Educação, treinamento profissional). Orçamento para o Bolsa Família p/2008 maior que o da Educação.

22 Crescimento significativo dos programas de transferência de renda
Gastos federais em programas de transferência de renda (em milhões de R$) Gastos Federais com Assistência social (em milhões de Reais) 2001 2002 2003 2004 2005 Assistência social 8.505 10.246 12.562 16.115 18.553 Bolsa-família 1.531 2.408 3.444 5.799 6.200 Auxílio-gás - 651 838 Bolsa-alimentação 152 360 Bolsa-Escola 1.605 1.614 Cartão-alimentação 633 Loas/RMV 4.389 5.172 6.107 7.502 9.253 Idosos 1.602 1.932 2.342 3.000 Portadores de deficiência 2.787 3.240 3.765 4.502 Outros 2.585 2.666 3.011 2.814 3.100 Fonte: Giambiagi (2006) Nota: Loas (Lei Orgânica da AssistênciaSocial) RMV (Rendas Mensais Vitalícias) 8.505 10.246 12.562 16.115 18.553 7.500 10.000 12.500 15.000 17.500 20.000 2001 2002 2003 2004 2005 Fonte: Giambiagi, 2006

23

24 Reforma do Judiciário “Não é possível a polícia prender e judiciário soltar”...nem o Beira Mar andar pra cá prá lá, a cada audiência, às custas do dinheiro público - (Sentimento generalizado). É preciso por um limite nos recursos, embargos, vistas a processos e outras medidas protelatórias, que visam ganhar tempo e levar à prescrição. “Corrupção tem remédio.... desde que haja fiscais qualificados, a sociedade seja vigilante e os culpados sejam presos” (Stuart Gilman – especialista das Nações Unidas)

25 REGIÃO COMPETITIVA É uma região dotada de infraestrutura física e de infraestrutura de colaboração; Cujos habitantes ao invés de muros que dividem, constroem pontes que conectam! Cujas empresas desenvolvem: Conceitos, Competêncìas e Conexões.

26 Qualidade das Habilidades
Região Competitiva Empresas investem em: 1 Conceitos Inovações (Pensar) Empreendedorismo 2 Competências Qualidade das Habilidades (Fazer) Aprendizagem 3 Conexões Redes de Contatos (Negocial) Colaboração

27 Região competitiva Tem atrativos que funcionam como verdadeiros: ÍMÃS:
Instituições de base - Educação de nível superior, laboratórios de pesquisa, centros médicos acadêmicos - investimentos públicos e privados - que atraem pessoas e organizações relevantes para determindado lugar. COLA: É a infraestrutura social que inclui a qualidade da interação e a qualidade de vida que os mantêm ali.

28 Região Competitiva… Indicativos:
Sistema Regional dde Inovação no Sudoeste do Paraná: Com os seus diversos ambientes de Suporte à Inovação: Centros Regionais de Inovação e Transferência de Tecnologia, Núcleos Universitários de Competência, Hotéis Tecnológicos, Incubadeiras de Empresas, Condomínios Empresariais, Parques tecnológicos, polos tecnlogícos e tecnópolis, etc.

29 Região Competitiva..Indicativos: Projeto Rota dos Tropeiros
MAFRA - SC RIO NEGRO ITARARÉ - SP GRUPO GETER ROTA DO CAFÉ PR 239 SENGÉS ARAPOTI JAGUARIAÍVA CAMPO DO TENENTE LAPA PORTO AMAZONAS PONTA GROSSA BALSA NOVA CAMPO LARGO CASTRO CARAMBEÍ TIBAGI TELÊMACO BORBA PIRAÍ DO SUL PALMEIRA Mapa da Rota e Municípios do Projeto

30 Região competitiva..Indicativos: Municípios Lindeiros ao Lago Itaipu
Mato Grosso do Sul Paraguai Argentina Municípios Habitantes Foz do Iguaçu Santa Terezinha de Itaipu 18.361 São Miguel do Iguaçu 24.432 Medianeira 37.800 Missal 10.435 Itaipulândia 7.157 Diamante do Oeste 4.878 São José das Palmeiras 4.102 Santa Helena 20.491 Pato Bragado 4.051 Entre Rios do Oeste 3.330 Marechal Candido Rondon 42.000 Mercedes 4.693 Terra Roxa 16.300 Guaira 28.659 Mundo Novo (MS) 15.669 Total Principais atividades: Turismo, agropecuária e agroindústria

31 Secretaria de Turismo de Guaraqueçaba
OBJETIVO Consolidar a Região do Litoral do Paraná como um destino turístico qualificado, ampliando a o fluxo de turistas nos empreendimentos do público-alvo, tornando-os sustentáveis. Inicio: Maio de 05 Secretaria de Turismo de Guaraqueçaba Secretaria de Turismo de Antonina Secretaria de Turismo de Morretes Fundação de Turismo de Paranaguá Diretoria de Turismo de Pontal do Paraná Secretaria de Turismo de Matinhos Secretaria de Turismo de Guaratuba Assoc. de Com. e Turismo da Ilha do Mel Assoc. Com., Ind. e Portuária de Antonina Assoc. Com., Ind. e Agrop. de Morretes Assoc. Com., Ind. e Agrícola de Paranaguá Assoc. Com., Ind. e Agrícola de Ponta do Paraná Assoc. Com. e Empresarial de Matinhos Asso. Com. e Empresarial de Guaratuba Contato com o Organismo Estadual de Turismo PÚBLICO-ALVO Empresas dos segmentos de hospedagem, gastronomia, agenciamento, transporte, entretenimento e lazer, locação de imóveis, comércio de produtos ligados à atividade de turismo, ao longo da Região do Litoral do Paraná. Contato com os Organismos Municipais de Turismo FOCO ESTRATÉGICO Promover a gestão da atividade turística da Região do Litoral do Paraná de forma integrada e sustentável. Atuar na qualificação de gestores dos empreendimentos e empregados responsáveis pelo atendimento aos turistas. Atuar na formatação de produtos e roteiros; Atuar na promoção e comercialização do produto turístico integrado. Contato com as Associações Comerciais Definidos Objetivo, Público Alvo e Foco Estratégico 31

32 Competitividade Estrutural:
SETOR COMPETITIVO Competitividade Estrutural: Fatores ou condicionantes relacionados à estrutura do segmento produtivo e à dinâmica específica da concorrência; ao grau de encadeamento dos negócios, de interatividade e conectividade das empresas do setor nos elos e/ou na estrutura da cadeia produtiva principal em que estão inseridas. São parcialmente controláveis; quanto mais organizadas as empresas, maior o seu grau de influência sobre esses fatores.

33 SETOR COMPETITIVO Setores competitivos atuais;
Setores portadores de futuro; Era pos industrial x Serviços; Cadeias Produtivas; Arranjos produtivos; Núcleos Setoriais; Competição x Coopetição.

34 Segmentos econômicos mundialmente competitivos
Alguns setores da indústria nacional, como a agroindústria e a siderurgia, por exemplo – apresentam elevada produtividade e baixo custo unitário de seus produtos, o que os torna competitivos em qualquer parte do mundo Por trás disso existe a excelente capacidade de gestão de alguns integrantes do setor privado brasileiro Primeiro produtor mundial de jatos regionais (exportações da Embraer 2005: US$ 2,5 bilhões) Terceiro produtor mundial de calçados Terceiro produtor mundial de refrigerantes Maior exportador mundial de café, açúcar, carne bovina e de frango Segundo maior exportador de soja

35 Setor de Serviços 1980 45% do PIB 2000 55% do PIB 2010 > 60% PIB
Em menos de 25 anos mais de 200 empresas saíram do zero para um faturamento anual superior a 200 milhões. A nova geração de empresários brasileiros de sucesso já nasce sob o signo da globalização e num pais de ambiente não competitivo. De cada 100 fortunas brasileiras, apenas 18 dependem de algum tipo de herança; Brasileiros na Revista Forbes: há 5 anos; hoje 16.  

36 Temos algumas potencialidades específicas:
Agronegócio: baseado em tecnologia, modernização de equipamentos, capacidade empresarial e infra-estrutura (fatores dinâmicos da competitividade). Nova fronteira agrícola na região central do País Exportação de produtos de alta segurança alimentar (produtos verdes): carne bovina, frangos, suínos, mel, soja, frutas Exportações para o mercado asiático Agroenergia: desenvolvimento de combustíveis de fontes renováveis Crescimento do consumo de bens populares (Classes C D E) Desenvolvimento dos arranjos produtivos locais (APLs) e outras formas de agrupamentos em diversos segmentos Turismo e indústria cultural com amplas possibilidades de crescimento Biodiversidade e água. Todavia nos grandes centros urbanos o país já enfrenta problemas agudos de abastecimento de água

37 Tendências Mundiais – Próximos 5 anos
Intensificação da globalização: aumento dos fluxos comerciais e de serviços Emergência e convergência das novas tecnologias: biotecnologia, nanotecnologia, ciências cognitivas e tecnologia da informação Progressivo deslocamento do eixo da economia mundial para o Pacífico, sobretudo China e Índia, com forte pressão sobre a demanda por alimentos, energia e matérias primas Crescente relevância das questões ambientais nas decisões econômicas e nas agendas dos governos e instituições internacionais, impactando em fortes investimentos em fontes renováveis de energia

38 Emergência e convergência das novas tecnologias: biotecnologia, nanotecnologia, ciências cognitivas e tecnologia da informação 2005 2010 2015 2020 2025 Educa ç ão Virtual Biomedicina Transporte Espa o FAE OGM Computa Quântica Reciclagem Agricultura de Precisão Orgânica Biocomputa Acesso Global Bio - reconhecimento Interface Inteligente Medicamentos Personalizados Finan as Online Customiza em Massa Robôs Inteligentes Nanotecnologia Turismo Espacial Materiais Customizados Pequenos Aviões Ó rgãos Artificiais Terapia Gen é tica Carros H í bridos C lulas de hidrogênio Hipersônicos Base Lunar Investimento na redu de CO2 Micro M á quinas Carros Autoestradas Automatizadas B2B TeleMedicina Governo virtual Energia Distribuida Sem fio Entretenimento sob Demanda Green Business Computadores ticos Redes Interligadas Dessaliniza Energia e Meio Ambiente Tecnologia da Informação Automa ão e Robótica E Commerce Banda larga Fonte: Techcast (2005)

39 Intensificação da globalização: aumento dos fluxos comerciais e de serviços
Número de acordos comerciais regionais Taxa média de tarifas (percentual) 1960 - 10 (maio) 80 60 40 20 Paises em Desenvolvimento Países Desenvolvidos 35 30 25 20 15 10 5 Fonte: OMC, 2004

40 DISTRIBUIÇÃO INSTITUCIONAL DAS ATIVIDADES DE P&D (cientistas e engenheiros)

41 BRASIL E CORÉIA: CIENTISTAS E ENGENHEIROS

42 Patentes e Invest. Empresarial em P&D: Brasil e Coréia

43 Setor Competitivo..Indicativos:
Cadeia da Construção Civil do Oeste PR Cadeia do Vestuario – “MODA PARANÁ”; Cadeia do Leite; ABIT,ABRINQ,ABIH; Programa Estadual de Software; Apl Moda Bebê de Terra Roxa; Projeto “Ñandeva”de Artezanato – três fronteiras internacionais; Projeto EMPREENDER.

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45 Elos da Cadeia

46 Cadeia da Construção Civil N o t a 1 0
Extração/Processamento Matérias-primas naturais, processadas e industrializadas 1º Desdobramento Fornecedores de insumos e mat. primas - Cerâmicas - Lajes e Pré-Moldados - Metalúrgicas - Vidraçarias - Madeireiras Transformação Arquitetos e Engenheiros Construtoras Empreiteiros Consumo - Esquadrias de alumínio - Ind. do Gesso - Eletricistas - Pintores - Encanadores - Instaladores de revestimento Imobiliárias Comércio de Materiais de Construção Incorporadoras Manutenção e reformas Decoração Segurança Nº de Núcleos = 19 Total de Participantes = 374 Jardinagem

47 ENTIDADES COMPETIVAS: Como fazer diferença!
Líder Excelência em Liderança Entidade Comunidade

48 Liderança significa responsabilidade e não privilégio.
O líder é o instrumento do sonho e não o detentor do sonho.

49 Observações aos líderes:
O líder eleito tem missão a cumprir, tem projeto para executar e deve saber-se passageiro no exercício de seu mandato. Deve ocupar-se com a vitalidade e perenidade da Instituicão que preside e deve preparar sucessores para assegurar essa continuidade. Quem dispende muito tempo e energia na critica ao passado, provavelmente deve ter pouca coisa a oferecer ao futuro!!! Quando as pessoas de bem se omitem….

50 EMPRESAS COMPETITIVAS
São as que usam a imaginação e o trabalho, respeitando o trabalhador e o ambiente, para aproveitar todas as oportunidades para diferenciar seus produtos e serviços: a – pelo Design; b – pela Tecnologia; c – pela Inovação - Incremental, Radical, de Valor.

51 Mas ninguém quer MUDAR!!!! O Paradoxo da Inovação
As pessoas querem inovar Os grupos querem inovar As empresas querem inovar O mundo quer inovar Mas ninguém quer MUDAR!!!! 51

52 INOVAÇÃO TECNOLÓGICA lugar da inovação é a empresa
Inovação não é invenção. Nos negócios ela quer dizer satisfação e valor e não um novo dispositivo! Inovação é a introdução, no mercado, com êxito, de produtos, serviços, processos, métodos e sistemas que não existiam anteriormente, ou contendo alguma característica nova e diferente do padrão em vigor. Inovação Tecnológica é a inovação que se baseia em conhecimento científico e/ou tecnológico para sua realização. C.H. Brito Cruz, 14/9/2006, politicas-inovacao-exp-internacional.ppt; © CH Brito Cruz e Unicamp

53 Invenção não é inovação!
O que é Inovação? Inovação = Idéia + Implementação Resultados Invenção não é inovação!

54 Incremental ou radical?
Inovação incremental: melhoria de algo já existente ou reconfiguração de uma tecnologia já existente para outros propósitos ACHO QUE AQUI PODEMOS COLOCAR FIGURAS ILUSTRATIVAS

55 Incremental ou radical?
Inovação radical: Cujas características, atributos ou uso difiram significativamente, se comparados aos produtos e processos já existentes. Envolvem tecnologias radicalmente novas ou podem se basear na combinação de tecnologias existentes para novos usos.

56 Ciclo de vida dos produtos
Por que Inovar? RESULTADOS INOVAÇÃO Maturidade Ciclo de vida dos produtos Declínio Crescimento Nascimento TEMPO

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60 Empresa inovadora Do que estamos falando?
Tempo Fortalecimento da Competitividade Sobrevivência Competitividade Local Competitividade Regional Competitividade Nacional Competitividade Internacional  Fazer Bem  Fazer Melhor  Fazer Diferença

61 O Impacto da Inovação na Indústria Brasileira
Conclusão: Cobram preços 30% mais altos e têm chance 16% maior de exportar Amostra realizada com 72 mil empresas Fonte: Ipea/Veja

62 EMPRESA COMPETITIVA – Tendências…
Presença crescente de Produtos Verdes. (cuidados com saúde e com riscos de seus hábitos ao meio ambiente) Tecnologia democratizada e incorporada a novos produtos de massa Conectividade e mobilidade na rotina dos consumidores. => Bem estar…tecnologias limpas!!

63 Inovação do valor: Busca simultânea de diferenciação e de baixo custo, pela criação de atributos nunca oferecidos, eliminação e redução de atributos não valorizados pelo cliente. “Clientes não querem produtos e serviços.Querem soluções para seus problemas”. (Toyota)

64 Empresa Competitiva - Inovação de Valor.
Agregando Valor ao Cliente: Quais atributos devo: Eliminar; Reduzir abaixo dos padrões do setor; Elevar bem acima dos padrões do setor; Criar algo nunca oferecido,nos produtos e serviços oferecidos.

65 Matriz de avaliação de valor
Cham Kim

66 “Qualquer negócio pode ser reinventado, mesmo o mais simples”
Depoimentos de quem deu certo “Qualquer negócio pode ser reinventado, mesmo o mais simples” Alberto Saraiva Pres. Fundador do Habib’s

67 Empresário Competitivo: Estamos na Era do Conhecimento
Sebrae

68 Depoimento de quem deu Certo
“ Hoje, quem tem conhecimento e faz acontecer é que vai ter sucesso. Mas, ter conhecimento e não fazer nada, não adianta.” Luiza Helena - Ctba 11/09/07 Superintendente da Magazine Luiza

69 Não basta querer! Atitudes vencedoras VONTADE
Atributo da mente - atitude QUERER DESEJO Estado da mente - expectativas

70 POR QUE AS ORGANIZAÇÕES FRACASSAM? FALTA VISÃO ESTRATÉGIA
INCAPACIDADE DE LIVRAR-SE DO PASSADO INCAPACIDADE DE INVENTAR O FUTURO FALTA VISÃO ESTRATÉGIA

71 A arte de construir o futuro
Disposição de Aprender Filtros do Futuro Barreiras do Passado

72 Agradecimento: OBRIGADO! FACIAP e ACES, pela parceria de resultados com o SEBRAE, enquano fui seu Superintendente.!!

73 ASSOCIAÇÃO SERPIÁ SERVIÇOS E PROGRAMAS PARA A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Uma aposta num resgate da subjetividade que transforma

74 Nós podemos mudar o jogo da vida dessas Crianças.
Se não eu, quem por mim? Se não agora, quando? Diga Sim! OBRIGADO!


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