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Vantagens e Oportunidades no Uso de Tecnologia de EAD nas Instituições de Ensino Superior Renato M.E. Sabbatini Instituto Edumed Campinas, SP 2006.

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1 Vantagens e Oportunidades no Uso de Tecnologia de EAD nas Instituições de Ensino Superior Renato M.E. Sabbatini Instituto Edumed Campinas, SP 2006

2 Números da Escola Pública 150.000 escolas públicas de ensino fundamental (EF), 15.000 de ensino médio (EM) 31 milhões de alunos matriculados no EF, 8 milhões no EM 1,6 milhões de funções docentes no EF, 500.000 no EM

3 Avanço Mundial da EAD Nos EUA, mais de 65% das universidades já oferecem EAD Taxa anual de crescimento de alunos EAD é de 18,2% Custos estão caindo, maior expansão em todas as áreas e segmentos Empresas, ONGs e governo estão promovendo cada vez mais iniciativas de EAD (aumento mercado) Objetivos: cursos cada vez mais rápidos, baratos e excelentes

4 Tendências da EAD Mercado quer qualificação mais rápida do que a oferta Empresas vão montar cada vez mais programas internos de educação Queda nos custos do ensino de qualidade através da EAD Cursos presenciais vão perder espaço, devido aos maiores custos Instituições cada vez menores tendem a acessar altos níveis educacionais via EAD Distinção entre presencial e distância está perdendo o sentido Governos estão implantando EAD em todos níveis e demandas Comunidades de aprendizagem nacionais e internacionais

5 Tendências em EAD (2) Uso cada maior de jogos, simulações, dinâmica, experimentação, vivência, contextos virtuais, atividades, etc Colaboração e compartilhamento de dados em comunidade produtivas em rede Wireless em expansão Mobilidade em expansão (PDA, celulares) Mais simples e fácil ser um professor de EAD Exigência de mercado para os professores que tenham capacitação em EAD (prerequisito) Inclusão digital mandatória de todos os professores e alunos Crescimento de open software: menores custos, maior padronização (Moodle, Dot Learning, etc.)

6 Legislação de EAD no Brasil A EAD é considerada uma nova modalidade de ensino, e portanto requer uma regulamentação separada É prevista pela nova LDBE, e considerada equivalente à educação presencial Regulamentada por diversas decretos e portarias Deve fazer parte do PDI das IES que quiserem oferecer Universidades e centros universitários têm autonomia

7 Autorização e Credenciamento Curso superiores: graduação, pós-graduação (especialização, lato sensu, mestrado e doutorado): IES precisa ser autorizada na modalidade e os cursos precisam ser autorizados e reconhecidos pelo MEC Cursos técnicos, supletivos e de nível médio: IE precisa ser autorizada na modalidade pela Secretaria Estadual de Educação Cursos livres, extensão universitária, profissionalizantes, preparatórios, educação continuada, etc.: não são regulamentados e não precisam de autorização

8 Regulamentação da EAD 2.300 IES, 150 credenciadas para EAD Mais da metade destes não têm cursos funcionando (por falta de gente e de material) Apenas 9 instituições até agora usam os 20% permitidos pelo MEC

9 Surgimento da EAD no mundo 1833 – Suécia – contabilidade 1840 – Inglaterra – estenografia 1856 – Alemanha – idiomas 1874 – EUA – Universidade aberta 1904 – Brasil – datilografia

10 Alguns marcos legais Um curso a distância não pode durar menos que um presencial 20% da carga didática precisam ser presenciais, assim como os exames Cursos presenciais podem ter até 20% da carga didática do curso podem ser a distância (sem necessidade de autorização – aumentará para 40%) Cursos a distância de outros países não têm seus títulos automaticamente reconhecidos no país Todas as IES públicas estão autorizadas previamente a fazer EAD, mas as privadas não Mestrado e doutorado stricto sensu são possíveis mas ainda não foram regulamentadas Instituições de pesquisa científica e tecnológica podem ser credenciadas

11 Comentários sobre Decreto 5.622-05 Desrespeita a autonomia universitária Ensino fundamental e médio regulares não são contemplados Limitação geográfica dos alunos de EAD (principio de territorialiedade) Consórcios e parcerias (precisa submeter) Mantida a avaliação presencial e os momentos presenciais Revisão dos atos de credenciamento Níveis das modalidades permitidos Validade nacional dos certificados Inicio dos funcionamento dos cursos e programas Descredenciamento Limitações para os cursos de saúde e direito

12 Marcos Regulatórios no Brasil LDBEN – Lei No. 9.394-96 Decreto 5.622-05 – Regulamentação da EAD Decreto 5.773-06 Portarias 20% e 40% Portaria Pólos

13 Direitos autorais e EAD A obra precisa ser expressa para poder ser protegida, por qualquer meio ou qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro Não são protegidas idéias, métodos, projetos, esquemas, planos, jogos ou negócios, informações de uso comum, aproveitamento comercial das idéias contidas nas obras; A proteção é automatica, independente de registro. O direito protege a originalidade ou precedência cronológica Direito moral vs. direito patrimonial. Distinção entre o autor e o editor: quem é o titular Transferência de direitos patrimoniais devem ser por meio de contratos por escrito A lei brasileira não prevë autorização para fins educacionais, a não ser pequenos trechos e desde que feita pelo usuário! Obras esgotadas continuam protegidas

14 Direito do autor na era digital Facilidade maior de cópia e distribuição maciça e imediata Facilidade maior de adulteração e plágio Alta qualidade da cópia Custo nulo ou muito reduzido Novas formas de direitos: Creative Commons, GNU, Science Commons CC: Atribuição (obrigatório), com ou sem fins comerciais, sim ou não a obras derivadas, copyleft (obrigatoriedade de manter licença original em obras derivadas)

15 Acessos Creative Commons Biomed Central Public Library of Science (PLOS) Connexions MIT Open Courseware JHS Open Courseware Wikipedia Foundation SciELO CAPES Periódicos Google Books, Gutenberg Project, etc. www.direitodeacesso.org.br

16 Programas SEED MEC TV Escola Rádio Escola RIVED – Objetos interativos PROINFO UAB

17 Experiências Públicas de Sucesso no Brasil UNIVIMA - Maranhão Supervias da Educação (CE) CEDERJ Projeto VEREDAS – Normal Superior UFES – 13 telecentros Universidade Eletronica do Paraná Programas ForProf, PEC e Rede do Saber (SP) UAB – MEC (em inicio) UNIFESP – área da saúde via Web UNICAMP (Curso para 6000 gestores) UNIREDE

18 Experiências privadas UNOPAR – Universidade do Norte do Paraná – 340 pólos EducSat e EduCon (Curitiba). > 1500 telesalas FGV On-Line – Fundação Getúlio Vargas do RJ – 60 pólos UNICSUL, UMESP, UNIMEP, UniCOC, UniMES, PUCCAMP, UniUBE Iniciando: UNIBAN, UniAnhangüera, METROCAMP Área de ciências jurídicas: Damásio, IEFL, etc

19 Uma revolução generacional Pela primeira vez na história da humanidade, surge uma geração que domina com mais facilidade tecnologias do que as gerações anteriores que as criaram

20 Informatização da educação Das 180 mil escolas públicas brasileiras, apenas 13% têm acesso à Internet Cerca de 300 mil computadores instalados Pouco mais de 12% da população têm acesso à Internet, e apenas 1,3% à banda larga

21 Projetos educacionais Intel Escola Modelo: 300 escolas públicas conectadas em banda larga, com formação gratuita dos professores no uso de TICS na educação (inclusão digital) Servidor DualCore, 18 PCs, banda larga Ajato Laptop para crianças ClassMate – Fundação Bradesco em Campinas (projeto piloto) Comunidade integrada com WiMax (Parintins, Ouro Preto, Tiradentes, Barbacena, etc.) Ouro Preto: rede com 10 escolas, colaboração UFOP, PMOP, CEFET-OP, 300 professores capacitados Doação de 7500 computadores para a UAB

22 Pirai Digital 23.000 habitantes, projeto de inclusão digital (cidade digital), iniciado a partir de 2002, com a coordenação da UFF Rede WiFi para 21 escolas, inclusive ruraus (100% de cobertura) Corredor do Vale Histórico do Café: Rio Claro, Pirai, Barra do Pirai, Valença e Rio das Flores Estado Digital (Consõrcios Digitais Regionais)

23 Cidades Digitais Uma nova forma de organização e integração do território, interligado através de uma rede pública de transmissão de voz, dados e imagens O cidadão torna-se o principal ator na produção, gestão e usufruto dos benefícios das novas tecnologias Garante-se o acesso universal garantindo a informação, conhecimento e comunicação Deve ser uma política pública Distintas arquiteturas, de acordo com tamanho da cidade, topografia, grau de saturação Rede é um patrimonio público e a prefeitura é o provedor de acessoa Criação de um Fundo de Ciência, Tecnologia e Inovação Tarifa pública, modelo sustentável

24 Aplicações na Cidade Digital Governo, ONGs, Saúde, Cultura, Educação Informatização dos espaços educacionais Construção de projetos políticos-pedagógicos que incluam o digital, o protagonismo e a produção colaborativa do conhecimento Criação de AVA, trabalho em rede (Moodle) Ações de inclusão digital dos alunos, professores e gestores Filosofia de trabalho com software livre e conteúdo aberto

25 Cidades Digitais

26 Universidade Aberta do Brasil Congrega IES púlicas (federais, estaduais e municipais) existentes em uma rede de EAD Vinculados a pólos de apoio presencial municipais ou estaduais Oferta de cursos superiores a distância, com prioridade na formação inicial e continuada de professores da educação básica (Programa Pro-Licenciatura) Fórum das estatais: cursos lato-sensu para empresas 300 pólos, 200 cursos, 40 universidades, 10 CEFETs. Previsão de 2 grupos de 150 pólos, com 60.000 vagas Projeto piloto de curso de Administração com 11.000 alunos e 16 universidades (em andamento)

27 Universidade Petrobrás 4 escolas de ciência e tecnologia (produção e exploração, distribuição, gas e energia, TIC), 1 escola de gestão de negócios (21600 alunos), 2 campus (Salvador e RJ), salas em SP Relacionamento em rede, com comissões técnicas po áreas de conhecimento Relacionamento com universidades e organismos nacionais e internacionais. Relações matriciais Unidade de metodologia e gestão de processos 58 professores fixos, 300 convidados internos, 500 convidados externos Um dos 5 melhores programas educacionais do mundo

28 Estruturação da UniPetrobrás Carteira de projetos educacionais Comitês técnicos Comitê Educacional Corporativo Comitê Educacional Estratégico Capacitação corporativa do nível médio

29 Perfil de Competências Conhecimentos Habilidades Desempenho Experiências

30 Universidade Amadeus 218 mercados, 6.800 funcionarios, 502 empresas aéreas, 4.000 agências usuárias no Brasil, 41% de marketshare Capacitar os profissionais de turismo (agentes de viagens), presencial e a distância Parceria com a WebAula (plataforma, gestão e fábrica de conteúdos) Atualmente 13 cursos a distância Atualmente 65% dos alunos são a distância Oferta via WebShopping para cursos de turismo em universidades, com certificado

31 Universidade da CVRD (Valer) Segunda maior mineiradora do mundo Dos 30 mil colaboradores, 20 mil são técnicos operacionais (logística, exploração, mineração), com carência de cursos no mercado 50% dos colaboradores têm menos de 5 anos de casa, 16% estão na pré-aposentadoria Instrutores precisam compartilhar o conhecimento Capacitação dos instrutores especialistas internos): comunidades de prática Educação continuada após os momentos presenciais

32 Treinamentos SEBRAE 500 transmissoras de rádio (3 programas com conteudo educacional) 900 minutos de video instrucional via TV Site com 8 cursos pela Internet desde 2001, com 500.000 participantes, com 69% de concluintes, e 116 tutores com turmas de 200 alunos 59% excelentes, 93,6% vêem aplicação 73% aplicaram conceitos aprendidos, 52% aumentaram o faturamento, 68% aumentaram o número de clientes Fatores criticos da tutoria: capacitação & avaliação, comunicação, ambiente do curso, inovação e ética Querem 300 mil alunos e 150 tutores em 2007. Marcia@sebrae.com.br Marcia@sebrae.com.br

33 Porque adotar o e-learning na empresa Necessidade de redução de custos Aumento da demanda por cursos Maior mobilidade e disponibilidade Dispersão geográfica dos treinandos Agilidade Garantia de qualidade e padronização

34 CEDERJ 17 pólos regionais e 3 postos regionais, 3 Espaços de Ciência 8 centros de atendimento a distância (UERJ, UFRJ, UNIRIO, UFF, UENF, UFRRJ)

35 EAD SENAC 1 Depto Nacional, 23 Deptos Regionais Universidade do Ar oferecia cursos comerciais por rádio (décadas de 40 a 60) Sistema Nacional de Teleducação (décadas de 70 a 80) Centro Nacional de Educação a Distância e descentralização (década de 90) Credenciada pelo MEC para PG lato sensu, criação de rede de EAD com gestão compartilhada entre o DN e os DRs Conselho Superior de Gestão e Conselho Técnico Científico

36 FGV Cursos de pós-graduação de alta qualidade A qualidade deve ser transmitida à EAD São Paulo – GVNet – Marta de Campos Maia Rio de Janeiro – FGV Online – Julio Ribeiro Longo Iniciaram em 1994, sala de videoconferencia em 1997. Primeiro curso em 2000. Atende demandas internas também

37 GVNext Pós-graduação lato sensu com 502 h Público alvo de gerentes e executivos, voltado à prática Abrangência nacional e internacional Formato semanal à noite ou aos sábados Duração de 3 semestres letivos Turmas de 80 alunos Tutoria para 25 a 30 por tutor Taxa máxima de evasão de 5 a 10% Importancia: 11% aula, 19% colegas, 22% chat, 44% textos, 90% flexibilidade Em relação ao presencial, os alunos se acham 50% igual, 33% melhor, 17% pior. Mas 60% tiveram maior nota do que os presenciais. Acesso de podcast, PDAs e celulares. Plataforma usada: Blackboard

38 FGV Executivo Jr Pós-graduação do recém-formado Presencial mediado pela tecnologia TV digital via satélite Início em 2003 Final de 2006: 12 estados, 28 cidades, 2.368 alunos, com 80 salas de aula, 2.493 alunos já formados. Inicio de cada disciplina com palestra magna (turmas juntas) com pessoa de renome, de mercado, etc. Professor titular projetista (todos com PhD). Na outra ponta, um professor local, executivo experimentado, com pós-graduação ou MBA recente, mediador, através do roteiro. Plano B do roteiro caso caia o sinal. Cada disciplina tem 8 sessões

39 Universidade Corporativa Banco do Brasil Maior universidade corporativa do país. Banco com 86.000 funcionários, oferta de 600.000 horas a distância em 2006, 8.000 alunos em 90 cidades MBA, MBA em Desenvolvimento Regional Sustentável, cursos de graduação (40% dos funcionários) Acesso de todos ao melhor conteúdo (FGV, etc.)

40 UFMG Licenciatura para educadores indigenas UAB – Especialização em Saúde da Família Curso de normal superior (Veredas) PROFAE (Enfermagem) ProGestão (Gestores escolares) Cátedra UNESCO de EAD

41 Fatores de evasão Interatividade e envolvimento do aluno: Sem tutoria (e-learning): 90% de evasão Tutoria passiva: 60 a 80% Tutoria ativa: 20 a 30% Tutoria ativa + aprendizado colaborativo: 10% Telepresencial + tutoria ativa + aprendizado colaborativo: 5% Cursos que dão diploma e empregabilidade Porcentagem de presencialidade (ex. 20 a 40%) Qualidade dos professores Qualidade do material de apoio Cursos pagos vs. gratuitos

42 Aprendemos... 10% do que lemos 20% do que ouvimos 30% do que vemos 50% do que vemos e ouvimos 70% do que discutimos 80% do que experimentamos 95% do que ensinamos William Glasser

43 Educação semi-presencial Auto-estudo Fóruns Seminários presenciais Chat Provas Sessões plenárias Assíncrono A distância Presencial Síncrono Videoconferência Webcast

44 Modelo de EAD Impresso Texto online Video Avaliação A distância Material dinâmico Avaliação presencial I I I I Interação: chat, fórum, email

45 Fábrica de conteúdos Pedagogia baseada na co-autoria Trabalho cooperativo Autonomia para implementações Integração de tecnologias e programas Democratização e flexibilização do acesso à informação Adoção de marcos referenciais de qualidade Modularidade, biblioteca de objetos educacionais Oferta de percursos flexiveis (extensão, licenciatura, põs-graduação, etc.)

46 Biblioteca de Objetos Educacionais Digitais Criação de um banco de dados com campos descritivos, palavras-chave, classificações conceituais e aplicabilidades, além da própria mídia digital Engloba textos, áudios, vídeos, animações, imagens, questionãrios, exercícios, tarefas, planos de aula, modelos, softwares, slides, coleções de links, etc. Alimentação com objetos de domínio público e privado, classificados e descritos Disponibilizado on-line Mecanismo de avaliação de qualidade Mecanismo de busca inteligente, ferramenta de montagem de cursos e aulas usando os OEDs Percursos e kits pré-montados

47 Presencialidade nos Pólos Tutoria semanal de 2 h por disciplina Laboratórios didáticos Laboratórios de informática Biblioteca Sala de estudos Estudos dirigidos a seminários Exames presenciais

48 Suporte ao aluno Presencial (pólos remotos) A distância (centralizado) Correio Acesso ao site (fórum, email) Chat, messenger Help desk por telefone e fax Videoconferência Sessões de tira-dúvidas

49 Avaliações em EAD Uma avaliação presencial, três avaliações a distância por disciplina 80% de peso para AP, 20% para AD Passa direto com média de 6 ou 7 Se não: exame final presencial e média final composta com avaliação parcial (passa com > 5 a 7, dependendo do rigor do curso)

50 Papéis dos protagonistas Professor projetista produz: Apostila (textos e handouts) Transparencias, cases, exercicios, filmes e entrevistas Professor âncora fica 12 minutos no máximo (exposição teórica, e controle da dinâmica da aula) Local: conduz, orienta e avalia os alunos

51 Avaliações Por disciplina Ao final do curso (quantitativa) Visitas: entrevista com professores locais, representantes dos alunos (grupo focal, qualitativa) Feedback: professor local e alunos enviam obrigatoriamente um relatório por email com sua avaliação da aula, ao final da mesma Professor projetista recebe as informações e analiza o que os alunos acharam e precisa comentar, replanejar, corrigir, etc. Também escreve um email de resposta aos professores locais (não individualmente)

52 Questões de qualidade da EAD A EAD pode melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem? Como as TICs melhoram a qualidade do ensino e aprendizagem? A EAD está sendo usada de formas adequadas? A EAD dá uma relação custo beneficio melhor que o presencial? Alunos e professores estão capacitados para maximizar os benefícios da EAD?

53 Indicadores e métricas de qualidade Conteúdo Tutoria Ambiente colaborativo Desenvolvimento de competências Taxa de evasão Taxa de reprovação Delta de aproveitamento Sucesso dos egressos

54 Rádio-Universidade Rede de transmissão via satélite para retransmissoras regionais Modelo sincrônico de aulas via rádio, acompanhado de material impresso de excelente qualidade (slides e textos integrados) Exercícios, tarefas e trabalhos via correio (pre-selado) Idem via streaming pela Internet (com slides) Disponibilidade assincrônica em telecentros via Internet Interação e suporte via telefônica e correio Distribuição de CDs para classes a distância, com sessões semanais de tutoria via telefone e VoIP Avaliação presencial padronizada Investimentos muito mais reduzidos Ideal para cursos de interesse popular de baixa renda (agricultura, atividades domésticas, aprendizado profissionalizante informal, preparação para o supletivo, empreendedorismo, pequeno comércio e serviços)

55 Rede de Retransmissão EstúdioTeleporto Satélite Retrans missor Receptores

56 Infraestrutura para uma Rádio- Universidade Centro de geração de conteúdo Estúdios de rádio em tempo real e para gravação Servidor de streaming de áudio Rede de transmissão de rádiofreqüência Centro de contato (via telefone e fax 0800) Centro de distribuição de materiais e logística Centro de tutoria a distância Rádios para recepção (empréstimo ou doação) Possibilidade de transmissão de arquivos digitais via rádio (download – via modem de áudio – para o pólo remoto) Adaptação de um PDA para exibição de telas

57 Rádio Receptor Satélite Receptor RF Placa PC Memória flash TV Ou monitor LCD Modem Tel Custo máximo: R$ 50,00 Teclado numérico Tecnologia HTML comprimida Download prévio, naveg.local Uso de satélite baixa órbita Bateria longa duração

58 Curso de Mídias na Educação Total: 120 h Módulos Objeto de estudo Utilização no ensino e aprendizagem Autoria Estrutura Conceitos: 30 h Material impresso: 15 h TV 15 h Informática 15 horas Rádio 15 h Gestão de mídias 15 h Projeto Galeria de midias 15 h


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