A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geografia Ciência que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos que constituem aspectos da superfície da Terra. A Geografia estuda a superfície.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geografia Ciência que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos que constituem aspectos da superfície da Terra. A Geografia estuda a superfície."— Transcrição da apresentação:

1 Geografia Ciência que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos que constituem aspectos da superfície da Terra. A Geografia estuda a superfície terrestre. A origem etimológica do termo é derivada dos radicais gregos geo = "Terra" + graphein = "escrever". Descreve as paisagens que resultaram da relação entre o homem e a natureza.

2 Espaço geográfico qualquer região ou fração de espaço do planeta. Pode ser dividido essencialmente em: geosfera (ao qual pertence a litosfera), hidrosfera e atmosfera. A combinação da litosfera com a hidrosfera e a atmosfera constitui a biosfera. Segundo o geógrafo Milton Santos, o espaço geográfico somente surge depois de o território ser usado, modificado ou transformado pelas sociedades humanas. Ou quando estas imprimem na paisagem as marcas de sua atuação e organização social.

3 Paisagem Pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. A paisagem é um resultado material de todos os processos, naturais e humanizados, de determinado local. Temos dois tipos de paisagem: natural e humanizada. A paisagem é formada por diferentes elementos que podem ser de domínio natural, humano, social, cultural ou econômico e que se articulam uns com os outros. A paisagem está em constante processo de modificação, sendo adaptada conforme as atividades humanas.

4 Lugar Esse conceito era utilizado no senso comum como sinônimo de localização. “A geografia é a ciência dos lugares, não dos homens” – Paul Vidal de La Blache Geografia quantitativa – estuda a organização espacial e a palavra lugar tinha o sentido de localização Geografia humanista - espaços vivenciados pelas pessoas em suas atividades cotidianas de trabalho, lazer, estudo, convivência familiar, etc. Milton Santos - espaço produzido por duas lógicas, a saber, a das vivências cotidianas das pessoas e a dos processos econômicos, políticos e sociais que constituem a globalização.

5 Escolas Geográficas Determinismo geográfico é a concepção segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia e a psicologia humana, de modo que seria possível explicar a história dos povos em função das relações de causa e efeito que se estabeleceriam na interação natureza/homem. Possibilismo geográfico: escola criada por Paul Vidal de la Blache que acreditava na possibilidade de haver influências recíprocas entre o homem e o meio natural. Encara o ambiente natural como um fornecedor de possibilidades para a modificação humana, não determinando a evolução das sociedades, sendo o homem o principal agente geográfico.

6 Princípios geográficos Extensão: Friedrich Ratzel (1844- 1904). O princípio diz que é preciso delimitar o fato a ser estudado, localizando-o na superfície terrestre. A idéia de expansão era associada ao tamanho do território e Ratzel entendia que todo território esta em movimento, ou em crescimento ou desaparecendo. Analogia: Karl Ritter (1779-1859) e Paul Vidal de La Blache (1845-1918) é preciso comparar o fato ou área estudada com outros fatos ou áreas da superfície terrestre, em busca de semelhanças e diferenças. Também chamado princípio da Geografia Geral

7 Princípios geográficos Causalidade: Alexander Von Humboldt (1769-1859) diz respeito à necessidade de explicar o porquê dos fatos. causas e efeitos no Meio geográfico Conexidade: Jean Brunhes (1869-1930) os fatos não são isolados, e sim inseridos num sistema de relações, locais e inter- locais. um fenômeno geográfico nunca acontece isoladamente. Ele sempre vai estar conectado com outras disciplinas do conhecimento humano

8 Princípios Geográficos Atividade: formulado também por Brunhes afirma ter os fatos um caráter dinâmico, mutável, o que demanda o conhecimento do passado para a compreensão do presente e previsão do futuro. entende que a geografia deve analisar a realidade levando em consideração a continuidade dos fatos, que a relação sociedade x natureza é contínua e ininterrupta. Importância da Geografia: Curiosidade pela Terra Desenvolvimento intelectual A cidadania inteligente Cooperação com outras áreas do conhecimento Contribuição para uma viagem inteligente Contribuição para atividades industriais e comerciais

9 Completando os espaços em branco... Espaço geográfico Base material natural Artificial Poligênico Meio técnico-científico Natureza Revolução industrial Paisagens Naturais Sociedade Paisagem Geografia Determinismo geográfico Possibilismo Interdisciplinar Geografia física Natural Ambiental Geografia humana Geografia econômica Geografia política Geopolítica

10 Exercícios: 1.D 2.Fuvest a)Instrumento de planejamento para a defesa do território ou sua ocupação bélica b)O texto retrata a importância do conhecimento do espaço geográfico estratégico e de seu mapeamento preciso. No caso da Palestina observa-se que Israel possui desenvolvimento técnico superior aos palestinos-árabes, permitindo reconhecimento e mapeamento desse espaço com maior precisão, o que contribui para o seu domínio. 3.F-F-V-V-F-V 4.V-V-V-F-F 5.C 6.B 7.B 8.F-V-V-V-V-V-F 9.B 10.V-V-V-F 11.D


Carregar ppt "Geografia Ciência que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos que constituem aspectos da superfície da Terra. A Geografia estuda a superfície."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google