A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Técnico em Mineração DISCIPLINA: Organização de Banco de Dados PROFESSOR: Flávio Barbosa PARACATU /MG.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Técnico em Mineração DISCIPLINA: Organização de Banco de Dados PROFESSOR: Flávio Barbosa PARACATU /MG."— Transcrição da apresentação:

1 Curso Técnico em Mineração DISCIPLINA: Organização de Banco de Dados PROFESSOR: Flávio Barbosa PARACATU /MG

2 Dado e Informação?

3 Dados: 1. São códigos que constituem a matéria prima da informação. 2. É a informação não tratada. 3. Representam um ou mais significados que isoladamente não podem transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento. 4. Não permitem a tomada de decisão.

4 Dados pesquisa Eleitoral 1. Nome dos Candidatos 2. Cargos que pretende candidatar 3. Partido 4. Opiniões dos entrevi dados referentes os candidatos.

5 Informações 1. São dados tratados. 2. É o resultado do processamento de dados. 3. As informações tem significado, podem ser tomadas decisões ou fazer afirmações considerando as informações.

6 No exemplo da pesquisa eleitoral, os pesquisadores retém dados dos entrevistados, mas quando inseridos nos sistemas e processados produzem informações e essas informações diz que tem mais chance de ser eleito, entre outras. Fonte da imagem: http://tre-se.jus.br/ Manual de Pesquisa Eleitoral Eleições 2014http://tre-se.jus.br/

7 Podemos dizer que as informações é o conjunto de dados que foram processados, seja por meio eletrônico, mecânico ou manual e que produziu um resultado com significado.

8 Conhecimento?

9 O conhecimento vai além de informações, pois ele além de ter um significado tem uma aplicação. O conhecimento constitui um saber. Produz ideias e experiências que as informações por si só não será capaz de mostrar. Se informação é dado trabalhado, então conhecimento e informação trabalhada.

10

11 Banco de Dados?

12  BANCO DE DADOS: É uma coleção(repositório) de dados relacionados. Os dados são fatos que podem ser gravados e que possuem um significado implícito. 1- INTRODUÇÃO

13 Um banco de dados pode ser de qualquer tamanho e de complexidade variável, podendo ser gerado e mantido manualmente ou pode ser automatizado (computadorizado). 1- INTRODUÇÃO

14 Evolução dos Bancos de Dados 1960 e 1970 : Através de pesquisas de funções de automação de escritório. surgiu na IBM, os fundamentos de bancos de dados relacionais; Neste período as empresas descobriram que estava muito custoso empregar um número grande de pessoas para fazer trabalhos como armazenar e organizar arquivos. Por este motivo, valia a pena os esforços e investimentos em pesquisar um meio mais barato e ter uma solução mecânica eficiente.

15 Evolução dos Bancos de Dados Em 1970 um pesquisador da IBM – Ted Codd – publicou o primeiro artigo sobre bancos de dados relacionais. Um sistema onde o usuário seria capaz de acessar as informações através de comandos em inglês, onde as informações estariam armazenadas em tabelas.

16  Sistema de Banco de Dados(SGBD): É uma coleção de programas que permite aos usuários CRIAR E MANTER UM BANCO DE DADOS, garantindo o armazenamento de informações e permitindo que os usuários busquem e atualizem essas informações quando as solicitarem. 1- INTRODUÇÃO

17 2- COMPARTILHAMENTO DE DADOS

18  Exemplo: indústria hipotética em que são executadas três funções: Vendas; Produção e Compras. COMPARTILHAMENTO DE DADOS

19

20 REDUNDÂNCIA DE DADOS = determinada informação está representada no sistema em computador várias vezes. IMPORTANTE: Há duas formas de redundância de dados: A Redundância controlada de dados e a Redundância não controlada de dados. Surge o problema da REDUNDÂNCIA DE DADOS.

21 REDUNDÂNCIA DE DADOS = determinada informação está representada no sistema em computador várias vezes. IMPORTANTE: Há duas formas de redundância de dados: A Redundância controlada de dados e a Redundância não controlada de dados. Surge o problema da REDUNDÂNCIA DE DADOS.

22

23 REDUNDÂNCIA DE DADOS = determinada informação está representada no sistema em computador várias vezes. IMPORTANTE: Há duas formas de redundância de dados: A Redundância controlada de dados e a Redundância não controlada de dados. Surge o problema da REDUNDÂNCIA DE DADOS.

24 Programas Banco de Dados Microsoft Access Microsoft Excel LibreOffice Base LibreOffice Calc Suparc

25 Banco de Dados Geológico Consiste de um número de tabelas que contêm diferentes dados, tais como profundidade máxima, inclinação, teores para a modelagem do corpo mineralizado. Esses dados constituem a base para estudos de viabilidade e estimação de reservas minerais.

26 1. Disserte sobre a relação entre dados, informação e conhecimento. (Mínimo 5 linhas) 2. Explique o que é um Banco de Dados. 3. Diferencie Banco de Dados de Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados 4. Defina com suas palavras: 1. Redundância de dados 2. Redundância controlada 3. Redundância não controlada 4. Compartilhamento de dados 5. Cite dois problemas, que podem ocasionados pela redundância de dados não controlada? 6. Qual a importância do banco de dados para mineração. Atividades


Carregar ppt "Curso Técnico em Mineração DISCIPLINA: Organização de Banco de Dados PROFESSOR: Flávio Barbosa PARACATU /MG."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google