A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof° Paulo R. Moraes da Luz Fundação José Carvalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof° Paulo R. Moraes da Luz Fundação José Carvalho"— Transcrição da apresentação:

1 Prof° Paulo R. Moraes da Luz Fundação José Carvalho
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Paulo R. Moraes da Luz Fundação José Carvalho

2 O mundo do século XVIII era predominantemente rural.
A ordem feudal estava baseada em uma perspectiva de mundo estável, organizado, hierarquizado, no qual as verdades estavam dadas e eram decorrentes da vontade divina. O mundo estava pronto e aos homens cabia mantê-lo; a verdade estava dada, cabendo ao homem adotá-la.

3 A casa vai se tornando lugar reservado à família, que dentro da casa, vai também dividindo espaços e permitindo lugares mais individuais e privados. Constrói-se uma casa para a fábrica, modificando o caráter da vida pública. A educação das crianças, tomada como tarefa de todos, vai passando a ser de responsabilidade da família e do Estado.

4 Maquinofatura X Manufatura

5 A Revolução Industrial surgiu na Inglaterra
Principal nação “capitalista” do mundo europeu. Abrigou, em seu solo, os calvinistas franceses (Huguenotes), com seus capitais e sua experiência empresarial. Foi a primeira nação liberal do mundo.

6 Objetivo das duas primeiras revoluções industriais:
Uso da tecnologia para produzir produtos baratos e em grandes quantidades. A substituição do trabalho braçal, na primeira, e o desenvolvimento de sofisticadas estratégias gerenciais, na segunda, não visavam substituir trabalhadores por máquinas, uma vez que os trabalhadores desempenhavam papel central e indispensável no processo produtivo.

7 PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

8 Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados
+ Acumulação de Capitais Burguesia no poder político e econômico Investimentos em inovações tecnológicas visando aumentar a produtividade → máquinas

9 O que foi “Processo de transformações econômicas e sociais, caracterizadas pela aceleração do processo produtivo e pela consolidação da produção capitalista. Tal processo liquidou com os resquícios da produção baseada em relações feudais e consolidou definitivamente o modo de produção capitalista.”

10 Fatores p/ que ocorresse
Acumulação de Capitais Existência de Matérias-primas Baixo custo de Mão-de-obra Existência de Mercados Consumidores

11 Pioneirismo Inglês Revolução Inglesa, regime liberal no poder;
Ascensão da burguesia; Mão-de-obra barata e abundante; Mecanização da agricultura, permitindo alimentar as populações das cidades; Existência de ricas jazidas de carvão; Progresso nas ciências aplicadas; Próspero comércio colonial; Infra-estrutura naval; Burguesia empreendedora.

12 A Inglaterra nos séculos XVI e XVIII
Havia acúmulo de capital durante a fase do capitalismo comercial; Mudanças sociais; Grande império colonial; Abertura dos mercados das colônias portuguesas; Vitória na Guerra dos 07 anos contra a França (1756 a 1763); Implantação do sistema bancário.

13 A Inglaterra nos séculos XVI e XVIII
Mecanização da indústria têxtil e do setor metalúrgico; Êxodo rural; Supremacia do Parlamento e inauguração do Estado Liberal; Supremacia do ideal burguês.

14 OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS
(1ª fase) Máquina à Vapor ( Thomas Newcomen – 1712); Máquina de fiar (James Hargreaves – 1767); Tear hidráulico ( Richard Arkwright – 1768); Tear mecânico (Edmund Cartwright – 1785); (2ª fase) Telefone (Graham Bell – 1875); Lâmpada elétrica (Thomas Edison – 1880); Motor a gasolina (Karl Benz – 1886).

15 CONSEQUENCIAS DAS INOVAÇÕES
Melhoria nos transportes (criação do barco e da locomotiva a vapor); Impressão de jornais, livros e revistas; Difusão cultural; Possibilidade de transformação do ferro em aço; Invenção do automóvel e do avião.

16 SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Transformação do Ferro em Aço (Processo de Bessemer); Dínamo – substituição do vapor pela eletricidade; Motor de combustão interna; Uso do petróleo.

17 ELETRICIDADE PETRÓLEO DIVERSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO
Primeira Fase Segunda Material Industrial Básico FERRO AÇO Principal Fonte Energética VAPOR ELETRICIDADE PETRÓLEO Setor Predominante TÊXTIL DIVERSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO (expansão) 1820 – 1850 → EXPANSÃO = França, Bélgica, EUA, Alemanha, Suíça, Holanda

18 Novo modo de produção Separação Trabalho – Capital
→ Capitalista = dono dos meios de produção → Proletário = trabalhador assalariado Trabalho = mercadoria que o trabalhador vende em troca de um salário Declínio da produção artesanal, produção em larga escala = Fábricas

19 Aumento da produção, barateamento dos custos, mais fácil acesso aos bens de consumo
Produção para um mercado desconhecido Concentração da produção industrial em centros urbanos – industriais Surgimento da classe operária Oficinas artesanais deram lugar ao sistema fabril, onde a máquina homogeneiza o trabalho humano e acentua-se a divisão social do trabalho

20 Consequências Econômicas: (“fim da escravidão”)
→ modo de produção capitalista se torna o modo de produção dominante → IMPERIALISMO = busca de mercados para extrair matérias-primas e vender manufaturados - Inglaterra e França = impérios coloniais na Ásia e África (partilha) - conflitos ( = 1ª guerra )

21 Sociais: → surgimento de gravíssimas questões sociais → jornada de trabalho de 15/16h por dia → salários miseráveis → péssimas condições de trabalho → salários pagos em vales → habitações de péssimas condições → exploração do trabalho infantil e feminino

22 → aumento do desemprego, exploração excessiva dos trabalhadores, surgimento das ideologias revolucionárias... Horas de trabalho por semana para trabalhadores adultos nas indústrias têxteis: em torno de 80 horas por semana horas por semana horas por semana

23 Políticas: → Burguesia no poder, aplicação do Liberalismo “lassez faire, laissez passer” (deixai fazer, deixar passar) “plena igualdade de direito, desigualdade de fato” → sociedade baseada no dinheiro e na instrução

24 Emergiu a permanente questão que é existente até os dias de hoje;
Forte atuação do mercado como regente fundamental do desenvolvimento; Diminuição do trabalho artesão; Economia globalizada; Grandes efeitos nas maiorias.

25 NOVAS FORMAS DE TRABALHO E DE VIDA
Trabalho remunerado; Péssimas condições de vida e de trabalho; Enriquecimento dos proprietários; Organização de sindicatos (trade unions); Luta de interesses entre a burguesia e o proletariado; Instalação definitiva do sistema fabril; Supremacia da burguesia.

26 Dúvidas? Podem perguntar.

27 VAMOS DISCUTIR. Considerando as concepções econômicas e sociais introduzidas pelo pensamento mercantilista e a transformação econômica introduzida pela Revolução Industrial, quais as considerações que você pode fazer que justifiquem uma postura empreendedora no mundo moderno?

28 Redação Com base nos seus conhecimentos explique por que a sociedade industrial tem ameaçado cada vez mais o modo de vida das sociedades tradicionais? (mínimo de 20 linhas)


Carregar ppt "Prof° Paulo R. Moraes da Luz Fundação José Carvalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google