A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IBAD – PINDAMONHANGABA/SP A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias."— Transcrição da apresentação:

1 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias

2 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Ultimo período da história da Igreja. Esta história obviamente não terminou, é isso só acontecerá quando o plano de Deus se concretizar com a vinda Jesus Cristo para buscar seu povo.

3 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Estudaremos período entre a revolução francesa e a primeira guerra mundial.  1.1 – O segundo grande avivamento  Não se caracterizou por grandes explosões emotivas, mas por intensificação da fé das pessoas.  1.2 – As Igrejas americanas e a questão da escravatura  Foi marcada por uma crueldade sem limites.  1.3 – O avivamento da rua Azuza  As Igrejas de viram nos desafios de responder aos problemas sociais de um sul devastado.  1.4 – Novas religiões  No século XIX o Estados Unidos foi marcado pelo surgimento de grupos que mesmo inspirados nos Cristianismo negaram algumas de suas doutrinas.  1.5 – O evolucionismo, o liberalismo e o fundamentalismo  Protestantismo norte americano teve de enfrentar desafio de caráter intelectual.

4 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  1.6 – Os conflitos sociais e o marxismo  Progresso gerou riqueza e novas filosofias, mais também criou uma desordem social.  1.7 – O catolicismo romano e as ameaças da modernidade  Tornou-se antimodernista, fechando-se para tudo que ra moderno com a democracia, a livre consciência e as escolas públicas.  1.8 – O século das missões modernas  A história missionária protestante teve seu grande momento no século XIX.  1.9 – O século XX  Foi marcado por uma série de acontecimentos importantes

5 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Estudaremos as tentativas de trazer para o Brasil a teologia Reformada.  2.1- O Brasil Colônia  Portugal resolveu criar no Brasil um governo geral que centralizasse o poder político na Colônia.  2.2- A primeira tentativa-França Antártica  Local onde se pretendiam fundar um empreendimento que unia o negócio da exploração com a liberdade de culto.  2.3- A Segunda tentativa- O Brasil Holandês  Havia muitos ministros para pastorear: pregadores, presbíteros, diáconos, consoladores.

6 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  2.4- A Abertura dos portos  Portugal permitiu a abertura de casa de oração para os estrangeiros, cedeu desde que não tivessem aparência de igreja e não usassem a cruz.  2.5- O Brasil Império  Em 1823, houve a primeira Constituinte na qual foi discutida a questão da liberdade no culto.  2.6- O Protestantismo e a Imigração  A abertura dos portos do Brasil possibilitou a imigração de anglicanos e de luteranos.  2.7- Os Distribuidores de Bíblias  Alguns fatores contribuíram para uma demora na evangelização protestante do Brasil.

7 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Veremos que somente a partir da chegada do missionário e médico escocês Robert Kalley é que o país conheceu essa outra parte do cristianismo.  3.1- A formação de Robert Kalley  Foi batizado depois de completar meses de vida.  3.2- A chegada de Kalley ao Brasil  Ao chegar no Brasil, instalou-se no rio de Janeiro.  3.3- A oposição ao protestantismo  Eram comuns os insultos e apoio da polícia aos pertubadores.  3.4- As heranças de Kalley  O desenvolvimento do Protestantismo no Brasil e a possibilidade do estabelecimento de outros grupos no país.

8 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Daremos ênfase ao estudo das igrejas históricas ou seja, primeiras denominações protestantes a se instalarem no Brasil.  4.1- As Igrejas Congregacionais  Surgiram na Inglaterra, no início do século XVI.  4.2- Os Presbiterianos no Brasil  Nasceu entre puritanos separatistas da Inglaterra.  4.3- Os Metodistas no Brasil  Foi a primeira a se instalar no Brasil.  4.4- Os Batistas  Seu crescimento mais acentuado ocorreu a partir do século XX.  4.5- As Igrejas Históricas e os Dons Espirituais  A maioria delas não enfatiza o batismo com o Espírito Santo

9 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  O Protestantismo já estava no Brasil por mais de meio século, quando um grande movimento surgiu no cenário religioso do mundo: o Pentecostalismo.  5.1- Igrejas Pentecostais e Neopentecostais no Brasil  As Igrejas Pentecostais são assim chamadas por enfatizar o fenômeno espiritual ocorrido no dia de Pentecostes.  As Igrejas Neopentecostais enfatizam abertura de liturgia, hinologia e com teologia voltada a Prosperidade. ▪ Assembléia de Deus ▪ Congregação Cristã no Brasil ▪ Igreja do Evangelho Quadrangular ▪ O Brasil para Cristo ▪ Igreja Deus é Amor ▪ Igreja Universal do Reino de Deus

10 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  A História da Igreja ainda não chegou ao seu final. Ela continua sendo escrita por milhões de cristãos espalhados em todo o mundo. Inserida num ambiente onde impera o materialismo, relativismo, misticismo,divinização do homem e a resistência de grandes religiões antigas continua com o mesmo desafio: anunciar Cristo como o Salvador das Nações.


Carregar ppt "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google