A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias"— Transcrição da apresentação:

1 A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias
HISTÓRIA DA IGREJA A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias O progresso da Igreja – A igreja nos tempos contemporâneos Unidade IV

2 Introdução Ultimo período da história da Igreja. Esta história obviamente não terminou, é isso só acontecerá quando o plano de Deus se concretizar com a vinda Jesus Cristo para buscar seu povo.

3 Capítulo 1 – O Avanço da Igreja (1789-1914 d.C.)
Estudaremos período entre a revolução francesa e a primeira guerra mundial. 1.1 – O segundo grande avivamento Não se caracterizou por grandes explosões emotivas, mas por intensificação da fé das pessoas. 1.2 – As Igrejas americanas e a questão da escravatura Foi marcada por uma crueldade sem limites. 1.3 – O avivamento da rua Azuza As Igrejas de viram nos desafios de responder aos problemas sociais de um sul devastado. 1.4 – Novas religiões No século XIX o Estados Unidos foi marcado pelo surgimento de grupos que mesmo inspirados nos Cristianismo negaram algumas de suas doutrinas . 1.5 – O evolucionismo, o liberalismo e o fundamentalismo Protestantismo norte americano teve de enfrentar desafio de caráter intelectual.

4 Capítulo 1 – O Avanço da Igreja (1789-1914 d.C )
1.6 – Os conflitos sociais e o marxismo Progresso gerou riqueza e novas filosofias, mais também criou uma desordem social. 1.7 – O catolicismo romano e as ameaças da modernidade Tornou-se antimodernista, fechando-se para tudo que ra moderno com a democracia, a livre consciência e as escolas públicas. 1.8 – O século das missões modernas A história missionária protestante teve seu grande momento no século XIX. 1.9 – O século XX Foi marcado por uma série de acontecimentos importantes

5 Capítulo 2 – A Chegada do Protestantismo ao Brasil – Tentativas Frustradas
Estudaremos as tentativas de trazer para o Brasil a teologia Reformada. 2.1- O Brasil Colônia Portugal resolveu criar no Brasil um governo geral que centralizasse o poder político na Colônia. 2.2- A primeira tentativa-França Antártica Local onde se pretendiam fundar um empreendimento que unia o negócio da exploração com a liberdade de culto. 2.3- A Segunda tentativa- O Brasil Holandês Havia muitos ministros para pastorear: pregadores, presbíteros, diáconos, consoladores.

6 Capítulo 2 – A Chegada do Protestantismo ao Brasil – Tentativas Frustradas
2.4- A Abertura dos portos Portugal permitiu a abertura de casa de oração para os estrangeiros, cedeu desde que não tivessem aparência de igreja e não usassem a cruz. 2.5- O Brasil Império Em 1823, houve a primeira Constituinte na qual foi discutida a questão da liberdade no culto. 2.6- O Protestantismo e a Imigração A abertura dos portos do Brasil possibilitou a imigração de anglicanos e de luteranos. 2.7- Os Distribuidores de Bíblias Alguns fatores contribuíram para uma demora na evangelização protestante do Brasil.

7 Capítulo 3- A Chegada do Protestantismo ao Brasil – O Médico Escocês
Veremos que somente a partir da chegada do missionário e médico escocês Robert Kalley é que o país conheceu essa outra parte do cristianismo. 3.1- A formação de Robert Kalley Foi batizado depois de completar meses de vida. 3.2- A chegada de Kalley ao Brasil Ao chegar no Brasil, instalou-se no rio de Janeiro. 3.3- A oposição ao protestantismo Eram comuns os insultos e apoio da polícia aos pertubadores. 3.4- As heranças de Kalley O desenvolvimento do Protestantismo no Brasil e a possibilidade do estabelecimento de outros grupos no país.

8 Capítulo 4- As Primeiras Denominações no Brasil
Daremos ênfase ao estudo das igrejas históricas ou seja, primeiras denominações protestantes a se instalarem no Brasil. 4.1- As Igrejas Congregacionais Surgiram na Inglaterra, no início do século XVI. 4.2- Os Presbiterianos no Brasil Nasceu entre puritanos separatistas da Inglaterra . 4.3- Os Metodistas no Brasil Foi a primeira a se instalar no Brasil. 4.4- Os Batistas Seu crescimento mais acentuado ocorreu a partir do século XX. 4.5- As Igrejas Históricas e os Dons Espirituais A maioria delas não enfatiza o batismo com o Espírito Santo

9 Capítulo 5- Pentecostais e Neopentecostais no Brasil
O Protestantismo já estava no Brasil por mais de meio século, quando um grande movimento surgiu no cenário religioso do mundo: o Pentecostalismo. 5.1- Igrejas Pentecostais e Neopentecostais no Brasil As Igrejas Pentecostais são assim chamadas por enfatizar o fenômeno espiritual ocorrido no dia de Pentecostes. As Igrejas Neopentecostais enfatizam abertura de liturgia, hinologia e com teologia voltada a Prosperidade. Assembléia de Deus Congregação Cristã no Brasil Igreja do Evangelho Quadrangular O Brasil para Cristo Igreja Deus é Amor Igreja Universal do Reino de Deus

10 Conclusão: A História da Igreja ainda não chegou ao seu final. Ela continua sendo escrita por milhões de cristãos espalhados em todo o mundo. Inserida num ambiente onde impera o materialismo, relativismo, misticismo,divinização do homem e a resistência de grandes religiões antigas continua com o mesmo desafio: anunciar Cristo como o Salvador das Nações.


Carregar ppt "A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google