A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVOLUÇÃO FRANCESA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVOLUÇÃO FRANCESA."— Transcrição da apresentação:

1 REVOLUÇÃO FRANCESA

2 LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE.

3 Ingleses = modelo econômico para Europa
Franceses = modelo político e social

4 ACONTECIMENTOS QUE LEVARAM AO DESENCADEAR DA REVOLUÇÃO
Tomada da Bastilha 14 de julho de 1789 21 de setembro de 1792 Deposição do Rei Luiz XVI e advento da primeira República Francesa, tendo como seu primeiro governante Robespierre 21 de janeiro de 1793 execução do rei já deposto Luiz XVI (Luiz Capeto)

5 LIBERALISMO NA FRANÇA

6 PENSAMENTO POLÍTICO Refletido através do pensamento defendido pelo inglês John Locke para abolição do absolutismo inglês e pelo francês Jean Jacques Rousseau

7 PENSAMENTO ECONÔMICO Refletido a partir dos ideais mercantilistas regido pelos monarcas absolutistas do início do século XVI. O pensamento era: “deixai o indivíduo fazer, deixai o indivíduo passar” Ainda defendia-se que a economia deveria ser regida por leis, como por exemplo a lei de “oferta e procura”.

8 Os pensadores fisiocratas defendiam que deveria haver uma organização que privilegiasse a agricultura, já que não havia possibilidade de acontecer o comércio sem o setor primário (agricultura). Para os clássicos o que iria determinar a produção não eram os setores, primários, secundários ou terciários e sim a “divisão social do trabalho”.

9 ENCICLOPÉDIA Através de textos dos filósofos Denis Diderot e Jean d’Alambert os ideais liberalistas foram divulgados.

10 O DESPOTISMO ESCLARECIDO
Na França como em toda Europa os ideais iluministas auxiliaram no sentido de defender o fim da censura a e a tolerância religiosa. Mas o poder absoluto contudo não conseguiu ser extinguido. Exemplo Marques de Pombal ministro de Dom José I (1750 a 1777). O iluminismo contribui para abalar o absolutismo europeu e também os processos separatistas.

11 EM SUA ESSÊNCIA BURGUESA, MAS NÃO EXCLUSIVAMENTE BURGUESA
Com a revolução francesa a classe burguesa consegue se estabelecer. Politicamente o sistema absolutista ainda subjugava os poderes executivos, legislativos e judiciários. Socialmente ocorre a divisão da sociedade em três estados: 1º Estado = Clero 2º Estado = Nobreza

12 1º Estado = Clero 2º Estado = Nobreza 3º Estado = Grupos populares ( servos, camponeses, jornaleiros) e Burguesia.

13 Em 1780 uma grande crise toma conta do setor agrícola francês.
A crises se agrava com o contrato assinado entre o Rei Luiz XVI e a Inglaterra em 1786 ( Éden –Rayneval) Este contrato oferecia privilégios aos produtos ingleses (tecido e metalurgia) podendo o vinho francês entrar na Inglaterra com tarifas menores.

14 Uma grande crise se abate sobre a França.
Este quadro levou os ministros a tomarem decisões que tiravam o privilégios dos 1º e 2º Estados no que diz respeito a cobrança de impostos. 1787 ocorre na França uma revolta aristocrática.

15 A extinção do ministério e a organização de outro ministério composto por membros dos três estados para as decisões tributárias. (Assembleia dos Estados) Um embate entre os membros do 1º e 2º estado e o 3º estado. O embate levou ao rompimento do 3º estado com a Assembleia dos Estados e criação da Assembleia Nacional Constituinte. Sendo está apoiada pelos populares.

16 As ondas de protestos organizadas pelos membros do 3º estado e financiadas em sua maioria pelos sans-culottes, levaram entre outros a queda da bastilha no 14 de julho de O apoio do exército ao movimento popular. O enraizamento do movimento no interior do território francês, leva a um onda de pilhagem e sagues nos setores rurais.

17 Para a organização do movimento a burguesia promoveu a extinção dos direitos feudais no dia 04 de agosto de 1789.

18 ERA DAS INSTITUIÇÕES

19 FASE DA ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE.
Após a Queda da Bastilha a burguesia toma algumas medidas: Direitos do homem e do cidadão Constituição civil do clero Jornada de Outubro (5 e 6 de outubro de 1789)

20 FASE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA (1791 – 1792)
Em 1791 foi instaurado a constituição do Regime Monárquico Constitucional Nesta constituição as camadas populares ficam fora do processo (Lei Chapellier) Cria-se a partir daí dois agrupamentos os Girondinos e os Jacobinos. As lideranças jacobinas após um período de intensas revoltas instala-se a Assembleia Constituinte por meio do sufrágio universal.

21 ERA DAS ANTECIPAÇÕES – FASE DA CONVENSÃO NACIONAL (1792 – 1794)
Com a nova Assembleia definida como Convenção Nacional, os girondinos sentavam-se a direita e os jacobinos a esquerda e os deputados sem denominação na parte plana. (Ficando conhecidos como pantanosos) No primeiro ano da convenção os girondinos promoveram o julgamento de Luiz XVI 1793 Diante da crise econômica e da tentativa de invasão de outras coroas os jacobinos tomam o controle da Convenção.

22 Neste período os jacobinos:
Pegaram para eles os domínios das províncias e cidades e do Exército Frances Organizaram o comitê de segurança geral Decretaram uma série de avanços para a organização dos populares Após 1793 foi confirmado o regime republicano, o voto universal e a proposta de reforma agrária (lei Ventosa) Estabeleceram o ensino público obrigatório e o fim da escravidão nas colônias O congelamento dos preços por meio da lei máximos.

23 Após estas medidas tomadas pelos jacobinos inicia-se uma onda de protestos com a tentativa de implantar novamente o absolutismo Com as ondas de protestos os jacobinos suspenderam a constituição e entregaram o controle do poder ao deputado Robespierre.

24 Robespierre determina a prisão e julgamento dos contrarrevolucionários.
O governo de Robespierre ficou conhecido como “Fase do Terror” agosto de 1793 a julho de 1794. Os excessos acabaram por deixar os jacobinos em uma situação desequilibrada levando a alta burguesia ao poder. (Reação Termidoriana julho de 1794)

25 ERA DAS CONSOLIDAÇÕES: FASE DO DIRETÓRIO (1794 – 1799)
Marca a volta da alta burguesia A consolidação de uma nova constituição que estabelece o governo do Diretório. DIRETÓRIO: República burguesa dirigida por cinco diretores da Planície apoiado pelos Girondinos. Este governo não conseguiu findar a crise inflacionária e o abastecimento do mercado provocados pela crise no campo (seca).

26 O governo também foi marcado por uma onda de corrupção e incompetência administrativa.
1796 a tentativa dos jacobinos de tomar o poder Cresce na França o movimento dos absolutistas para a tentativa de tomada do poder. A saída encontrada pelos Girondinos foi entregar o governo francês aos exército na figura de Napoleão Bonaparte.


Carregar ppt "REVOLUÇÃO FRANCESA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google