A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As possibilidades e os limites da razão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As possibilidades e os limites da razão"— Transcrição da apresentação:

1 As possibilidades e os limites da razão
INMANUEL KANT ( ) As possibilidades e os limites da razão

2 Na linha de descartes, Kant e Idealista Ghosiológico.
Se ubica ao lado dos que privilegiam a atividade do sujeito como fonte principal de conhecimento (racionalismo). Considerado como o último grande filósofo dos princípios da era moderna, um representante do Iluminismo, indiscutivelmente um dos seus pensadores mais influentes. Kant teve um grande impacto no Romantismo alemão e nas filosofias idealistas do século XIX, tendo esta sua faceta idealista sido um ponto de partida para Hegel.

3 a direção da sua existência
Critica da razão pura FONTE PRINCIPAL DA CIENCIA A partir do Empirismo, do Racionalismo e da Física Newtoniana Kant pretende superar a dicotomia RACIONALISMO EMPIRISMO Inspirado por Hume sintetiza a questão do conhecimento Conhecemos as coisas não como mesmas (essência) coisas em si senão como elas se nos aparecem (fenômenos) Essa superação busca elucidar o papel da razão nos assuntos humanos e fazer com que o homem saia da ignorância para chegar a tomar a direção da sua existência em suas próprias mãos. Este conhecimento de KANT e uma formulação radicalmente moderna no sentido histórico

4 Nossa razão filtra a realidade porque só
temos acesso a ela dentro do que ela permite. Tempo Espaço Categorias a priori (experiências antes da experiência e a partir das quais situamos a experiência) Substancia Causalidade Categorias de Sensibilidade Humana Categorias do Entendimento Humano FORMAS OU FILTROS A priori do conhecimento Possibilitam, mas também limitam a ciência. Porque nosso conhecimento se limita aos fenômenos.

5 Descartes Kant A experiência sensível também conta na elaboração do
conhecimento cientifico Descartes Kant A ciência produz um conhecimento universal e correto do qual não se pode duvidar Sendo UNIVERSAL ultrapassa o plano da pura experiência sensível e contingente e é transcendental de todos os HOMENS CONTINGENTE Que pode ou não suceder. Eventual, incerto A razão humana nas suas Possibilidades e limites garante a produção de verdades universais pela ciência Sendo universal, tal estrutura é transcendental, independente da experiência particular de cada ser humano, sendo própria de todos os homens. O material empírico ou a matéria são necessários na medida em que formas sem matéria não fornecem conhecimento da realidade. Mas, no contexto do Iluminismo, transcendental, para Kant,não significa além do homem, senão aquilo que demarca a experiência racional humana.

6 IDEIAS DE KANT A razão humana garante a produção
A idéia comanda a produção de conhecimento, filtra as informações dadas pelos sentidos e, assim,tem primazia sobre a própria impressão. A questão do conhecimento Se apresenta como uma formulação radicalmente moderna no sentido histórico A razão pura e fonte principal da ciencia A razão humana garante a produção de verdades universais pela ciência Todos nós trazemos formas e conceitos a priori (que não vêm da experiência) para a experiência concreta do mundo, os quais seriam de outra forma impossíveis de determinar Os objetos do conhecimento aparecem como realidades "fixas", suscetíveis de serem Compreendidas pelos esquemas também fixos, da razão pura.


Carregar ppt "As possibilidades e os limites da razão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google