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Ampliando o conhecimento científico através das Normas Técnicas Apresentação NUPEDI 2005.

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Apresentação em tema: "Ampliando o conhecimento científico através das Normas Técnicas Apresentação NUPEDI 2005."— Transcrição da apresentação:

1 Ampliando o conhecimento científico através das Normas Técnicas Apresentação NUPEDI 2005

2 A B N T FÓRUM NACIONAL DE NORMALIZAÇÃO CB/ONS; CE/ONS EMISSÃO DAS NBR’s

3 N B R’s 6021: Publicação periódica científica 6022: Artigo (*) 6023 : Referências (*) 6024: Numeração progressiva das sessões de um documento científico 6027: Sumário 6028: Resumo (*) 6029: Livros e folhetos 6034: Preparação de índices de publicação 10520: Citações (*) 10719: Relatórios técnico-científicos (*) 12225: Lombada 14724: Trabalhos acadêmicos (*)

4 O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS BÁSICOS DO PROJETO PARA O INÍCIO DE UM TRABALHO CIENTÍFICO: Capa/contracapa ou folha de rosto Sumário Introdução (Tema, delimitação do tema, justificativa, problema, hipóteses, objetivos) Revisão preliminar da literatura Metodologia Recursos Cronograma de execução Referências Anexos

5 VÍNCULO DO PROJETO À MONOGRAFIA DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Com base no que foi definido no Projeto é iniciado o trabalho propriamente dito. CONDUÇÃO DA PESQUISA: Manter fidelidade ao projeto, principalmente aos objetivos, metodologia e cronograma, conforme esquema a seguir:

6 REVISÃO FINAL ESQUEMA DE ELABORAÇÃO RESPOSTA AO PROBLEMA ? BUSCA DOS OBJETIVOS NO PROJETO AJUSTE DO TRABALHO EM CAPÍTULOS, RELATOS DA PESQUISA E CONCLUSÕES (INTRODUÇÃO)? REDAÇÃO FINAL DOS CAPÍTULOS INTRODUÇÃO E CONCLUSÃO PRÉ-TEXTUAIS: Capas, Fª de Rosto Folha de Aprovação Ficha Catalográfica Agradecimentos Resumo/Sumário PÓS-TEXTUAIS: Referências e Anexos Glossário e Apêndices MONOGRAFIA IMPRESSÃO

7 A ESTRUTURA DA MONOGRAFIA 1.INTRODUÇÃO 2.CAP. SOBRE OBJETIVO SECUNDÁRIO 1 3.CAP. SOBRE OBJETIVO SECUNDÁRIO 2 4.CAP. SOBRE OBJETIVO SECUNDÁRIO 3 5.CAP. SOBRE OBJETIVO SECUNDÁRIO 4.... 6.CONSIDERAÇÕES DO AUTOR (FINAIS) 7.CONCLUSÃO 8.REFERÊNCIAS 9.ANEXOS (Se houver) 10.APÊNDICES ( Se houver)

8 O QUE CONSTA DA INTRODUÇÃO? Tema, Problema, Justificativa, Hipóteses (se for o caso), a Delimitação do Trabalho, os Objetivos e Metodologia, para propiciar a compreensão do que o autor pretende com o trabalho. A depender do projeto, a Metodologia pode integrar um capítulo à parte. Em Estudos de Caso a Metodologia deve integrar um capítulo à parte para tornar claro o processo da pesquisa, vinculado sempre aos objetivos.

9 O QUE CONSTA DO DESENVOLVIMENTO? É a divisão do trabalho em partes (Capítulos).Traz a revisão da literatura ou fundamentação teórica que sustenta o trabalho. Quando se tratar de Estudos de Caso, a caracterização da empresa, o contexto onde está inserida, a estrutura e ramos de atividade e as principais práticas observadas no objeto da pesquisa devem constar de um capítulo à parte. O nº de capítulos é variável de acordo com o proposto em cada trabalho.

10 COMO CONCLUIR O TRABALHO? CONCLUSÃO: Apresenta as considerações finais e contribuições do autor de acordo com a pesquisa realizada. Pode ser exposta de forma: Afirmativa Negativa Reflexiva Interrogativa Indicar continuidade da pesquisa... Futurista

11 AS REFERÊNCIAS (NBR 6023) CONTEMPLAM TODO O MATERIAL UTILIZADO NA PESQUISA PARA A PRODUÇÃO DO TRABALHO; CITAM OS AUTORES PELO SOBRENOME EM ORDEM ALFABÉTICA; ELEMENTOS ESSENCIAIS DA REFERÊNCIA: Autor; Título da obra: subtítulo, quando houver; Edição (a partir da 2. ed.) Local da publicação Editora Ano da publicação ELEMENTOS COMPLEMENTARES: não obrigatórios

12 DIRETAS: Transcrição textual de parte da obra do autor INDIRETAS: Texto baseado na obra do autor NOTAS DE RODAPÉ: Aditamento ao texto NOTAS EXPLICATIVAS: Comentários fora do texto NOTA DE REFERÊNCIA: Indica fontes no texto AS CITAÇÕES PODEM APARECER: No Texto ou no Rodapé. O TCC da FCA adota o texto. AS CITAÇÕES (NBR 10520)

13 COMO FAZER UMA CITAÇÃO? DIRETA: Espiritualidade é a nossa consciência interior. É a fonte de inspiração, criatividade e sabedoria. O que é espiritual vem de dentro e transcende nossas crenças e valores programados. As crenças e os valores programados são aqueles que recebemos através da educação, mas que ainda não testamos no desafio das experiências da vida. (GUILLORY, 2000, p. 43) Weisinger (1997, p. 46), define inteligência emocional como “a capacidade de fazer com que as suas emoções trabalhem a seu favor.” INDIRETA: Assiglioli (1993, apud SANTOS, 2000) afirma que, através da nossa vontade, do nosso querer, podemos controlar o pensamento gerado por nossas emoções através do interesse e atenção a elas dirigidos. De acordo com Boaventura (2004), existem dois momentos bem distintos no processo de elaboração da pesquisa: o projeto da pesquisa e o relatório da pesquisa.

14 COMO LISTAR REFERÊNCIAS (NBR 6023) CAVALCANTI, M. (ORG.) et all. Gestão Estratégica de Negócios: Evolução, cenários, diagnóstico e ação. São Paulo: Pioneira, 2001. EDVINSSON L.; MALONE M. Capital Intelectual : Descobrindo o valor real de sua empresa pela identificação de seus valores internos. São Paulo: Makron Books, 1998. MESQUITA ; CLODER. Gramática Pedagógica. Exemplar do Professor. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 1986. STEWART, Thomas A. Capital Intelectual. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998. TREACY M. ; WIERSEMA F. A Disciplina dos Líderes Vencedores: Escolha seus clientes, direcione seu foco, domine seu mercado. 3. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

15 Consultas a endereços eletrônicos, usar sinais, precedido da expressão Disponível em: (Exemplo) COMO LISTAR REFERÊNCIAS (NBR 6023) CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRGS. 2., 2002, Porto Alegre. Anais eletrônicos. Porto Alegre, 2002. Disponível em:. Acesso em: 09 ago 2005.http://www.ppgep.ufrgs.br/anais.htm RECH, A. R. Organização de máquinas x organização de pessoas. abrhba, Salvador, 2005. Disponível em:. Acesso em: 09 ago 2005.http://www.abrhba.com.br COMENTÁRIOS !!

16 O QUE SE VERIFICA NO TCC? 1.CAPACIDADE DE DECISÃO (Atratividade p/ Tema) 2.FOCO NO TEMA (Não fugir do propósito) 3.COERÊNCIA LÓGICA (Objetividade) 4.CAPACIDADE DE REDAÇÃO 5.COMPREENSÃO DAS NORMAS DA ABNT/NBR’s 6.O FOMENTO À PESQUISA (Iniciação científica) 7.CONCLUIR O TCC NO PRAZO(Tempo de dedicação) 8.DEFENDER O TRABALHO PERANTE BANCA

17 Critérios de Avaliação TCC- 2005 Critérios e Itens Pontuação I. APRESENTAÇÃO ORAL (I,R,B,O) Peso 4 (40%) Capacidade de exposição do trabalho II. TRABALHO ESCRITO (I,R,B,O) Peso 6 (60%) Lógica interna do trabalho (20%) Consistência do trabalho (20%) Metodologia aplicada no trabalho(20%) RESULTADOS PARCIAIS (I + II) III. TOTAL GERAL___________________ NOTA FINAL: _________________________

18 Elaboração do Projeto: 25 dias Desenvolvimento da Pesquisa:75 dias Análise da Banca: 05 dias Período de defesas: 15 dias Correções finais da Banca: 15 dias CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROPOSTO PELA FCA TOTAL (período médio):135 dias

19 A EVOLUÇÃO DO TRABALHO

20 MONOGRAFIA x TCC TCC CONSTA DA GRADE DOS CURSOS DA FCA, PORTANTO AVALIADA. O TCC É APRESENTADO SOB FORMA DE MONOGRAFIA. A DEFESA ORAL DO TCC VISA AUMENTAR A CAPACITAÇÃO DOS GRADUANDOS. OS MELHORES TCC’s SERÃO APROVEITADOS NA SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FCA. MOSTRAR O KIT DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

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