A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Domínios morfoclimáticos brasileiros – Prof. Jefferson

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Domínios morfoclimáticos brasileiros – Prof. Jefferson"— Transcrição da apresentação:

1 Domínios morfoclimáticos brasileiros – Prof. Jefferson

2 Critérios utilizados para definição

3 Amazônia

4 Terras baixas florestadas da Amazônia
Vegetação: Floresta Tropical (Amazônica) Clima: Equatorial de temperatura e umidade elevada Relevo: Predomina os relevos de baixas altitudes (planícies e depressões) formados por grandes períodos de exposição aos agentes exógenos

5 Floresta Amazônica Mata de Igapó: próxima aos rios, constantemente alagadas. Mata de Várzea: situada em áreas mais elevadas que a mata de igapó, alagada nos períodos de cheias dos rios. Mata de Terra Firme: situada nas área mais altas, protegida das cheias, suporta a floresta de grande porte.

6 Clima Equatorial Temperaturas: elevadas, com baixa amplitude térmica oscilando entre 25ºC e 27ºC. Índice pluviométrico: elevado superando as marcas de 2000 mm anuais

7 Forma de relevo e solo Predomina as planícies e depressões com altitudes entre 0 e 200 metros. Constituída sobre área da bacia sedimentar da Era Paleozóica (antes da separação do Pangeia), possui um solo bastante arenoso e comprometido em nutrientes.

8 Utilização econômica O extrativismo vegetal (madeira, látex, Açaí, castanha-do-pará, etc.) e o extrativismo mineral do ouro, cassiterita, manganês, bauxita e outros, são as principais atividades econômicas desenvolvidas neste domínio, porém a utilização e a extração descontrolada destes recursos vem causando grandes impactos ao meio ambiente.

9 Área de ocorrência

10 Caatinga

11 Caatinga Vegetação: bastante pobre composta principalmente por plantas xerófilas, arbustivas Clima: semi-árido, quente e seco, com temperatura elevada e baixa umidade. Relevo: composto principalmente por planalto de chapadas e depressões.

12 Área ocorrência

13 Marres de morro

14 Mares de Morros Vegetação: Floresta tropical (Mata Atlântica)
Clima: Tropical úmido, com temperatura e umidade elevada e chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Relevo: Morro arrendados (mamelonares) formados por longos períodos de exposição aos agentes exógenos – intemperísmo químico.

15 Área de ocorrência

16 Mata de Araucária

17 Mata de Araucária Vegetação: Floresta Ombrófila Mista, composta principalmente por Araucárias e outras árvores de menor porte como canela, erva-mate e outras. Clima: Subtropical, com temperatura amenas e invernos mais rigorosos. Relevo: Planaltos subtropicais, com solo bastante fértil – terra roxa estruturada.

18 Área de ocorrência

19 Pradaria

20 Pradarias Vegetação: gramíneas e pequenos arbustos. (pastos naturais)
Clima: Subtropical (Sul do País, áreas mais frias) Relevo: Pampas gaúchos, colinas suaves de topos arredondados coberta por gramíneas.

21 Área de ocorrência

22 Cerrado

23 Cerrado Vegetação: Composta por gramíneas e arbustos o cerrado possui algumas divisões com plantas tropófilas, sujeitas a fogo. Clima: Tropical semi-úmido – verão chuvoso e inverno seco. Relevo: Extensos planaltos com chapadões sedimentares.

24 Área de ocorrência

25 Faixa de transição

26 Faixas de transição Matas de cocais: (meio norte entre caatinga e floresta Amazônica) Agreste: faixa de transição nordestina entre vegetação litorânea e a caatinga. Complexo do Pantanal: reúne características de vários domínios como as florestas tropicais, o cerrado e os campos.

27 Área de ocorrência

28 Área de ocorrência


Carregar ppt "Domínios morfoclimáticos brasileiros – Prof. Jefferson"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google