A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CIÊNCIA GEOGRÁFICA Surge da necessidade do homem de conhecer o lugar onde vivemos, interagindo socialmente e sofrendo as influências da natureza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CIÊNCIA GEOGRÁFICA Surge da necessidade do homem de conhecer o lugar onde vivemos, interagindo socialmente e sofrendo as influências da natureza."— Transcrição da apresentação:

1 A CIÊNCIA GEOGRÁFICA Surge da necessidade do homem de conhecer o lugar onde vivemos, interagindo socialmente e sofrendo as influências da natureza.

2 Grécia Antiga - Estrabão (séc
Grécia Antiga - Estrabão (séc. I) – realizava viagens e estabeleciam comparações entre os povos e lugares, especulavam sobre as estrelas e a forma da Terra. Império Romano – usou os conhecimentos geográficos acumulados para fins expansionistas. Observavam as diferentes culturas para melhor e mais rapidamente dominá-las. Rev. Industrial – impulsionou as ciências e os interesses geopolíticos. A exigência crescente de matérias-primas e a busca por novos mercados levou os europeus a organizar informações geográficas, montando estratégias para a conquista de territórios e estudos sobre inimigos em potencial. Nesse contexto nasceu a Escola Geográfica Alemã.

3 ESCOLA GEOGRÁFICA ALEMÃ
Determinista – Primeira metade do séc.XIX - Julgava o homem escravo do meio natural em que vivia. Para os deterministas as características de uma população eram ditadas pela natureza, que estabelecia o grau de desenvolvimento e de entendimento acerca do mundo. Destacaram os trabalhos de Alexander Von Humboldt, Karl Ritter e Friedrich Ratzel. Possibilista – Escola Geográfica Francesa da segunda metade do séc.XIX, notadamente Paul Vidal De La Blache, acreditavam ser o homem hóspede do meio em que vive. Na visão dos possibilistas as sociedades interagem com a natureza, podendo mudar a realidade em que vivem.

4 Deterministas e Possibilistas, muitas vezes justificaram ações imperialistas das nações a que serviam. Por manter um caráter descritivo, a geografia trabalhada por alemães e franceses dessa época foi rotulada de geografia tradicional. A função da geografia escolar naquele momento era divulgar uma imagem favorável da pátria, do Estado-nação, sendo por isso extremamente nacionalista e ufanista.

5 A geografia tradicional durou mais de cem anos
A geografia tradicional durou mais de cem anos. Durante esse tempo, considerou-se espaço geográfico simplesmente a superfície da Terra, cabendo a geografia descrever as diferentes paisagens e fenômenos que ali ocorriam. Geógrafos do início do séc.XX, apoiados nas vertentes do pensamento possibilista, defendiam uma geografia mais crítica, que valorizasse as relações homem versus meio, causas e conseqüências. Nasceu a geografia crítica.

6 Para os geógrafos críticos, o Espaço Geográfico é formado por várias paisagens onde interagem aspectos físicos e aspectos humanos que produzem e modificam, através do trabalho contínuo, a realidade. A função da geografia escolar passa a ser de formar o cidadão participante da sociedade e de suas transformações. Mais importante do que dar informações é ensinar o aluno a pensar, pesquisar, a aprender a aprender. O importante não é o aluno que memoriza informações e sim aquele que sabe onde buscá-las, que sabe pesquisar, que compreende o porquê das coisas.


Carregar ppt "A CIÊNCIA GEOGRÁFICA Surge da necessidade do homem de conhecer o lugar onde vivemos, interagindo socialmente e sofrendo as influências da natureza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google