A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Curso de Pós-Graduação em Treinamento & Desenvolvimento Disciplina: Aprendizagem a distância Lane * * Agosto/2007 1 Cenário da Educação a Distância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Curso de Pós-Graduação em Treinamento & Desenvolvimento Disciplina: Aprendizagem a distância Lane * * Agosto/2007 1 Cenário da Educação a Distância."— Transcrição da apresentação:

1 1 Curso de Pós-Graduação em Treinamento & Desenvolvimento Disciplina: Aprendizagem a distância Lane * * Agosto/ Cenário da Educação a Distância

2 2 Objetivos Conceituar os fundamentos da Educação a Distância Conhecer tecnologia e recursos disponíveis para EAD Oferecer suporte para a elaboração de planos de cursos e de aula para EAD Oferecer subsídios para a prática de avaliação em EAD

3 3 Plano de Trabalho Manhã Conhecendo a turma Apresentação da sondagem DVD – Cenário da EAD - Discussão e conclusões Exposição dialogada Tarde DVD – Projetos de EAD – Discussão e conclusões Pesquisa de projetos – em grupo Apresentação e discussão Atividades – preparação do projeto final

4 4 Aprendizagem a Distância O cenário da EAD 1 Tecnologias Digitais e Mediação na EAD 2 Planejamento e Avaliação 3

5 5 1. O Cenário da EAD Educação a Distância O que é? A quem se destina? Como evoluiu? Há vantagens? Quais são os desafios? O que há de EAD por aí? O que está por vir?

6 6 O que é a EAD? ?

7 7 O que é EAD? mediaçãodidático-pedagógica processos de ensino e aprendizagem meios tecnologias de informação e comunicaçãoestudantes professores lugares e tempos diversos Modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempos diversos. Art. 1º, DL 5.622, 20/12/2005.

8 8 A quem se destina? ?

9 9 Pessoas que foram impedidas de estudar devido a limitações geográficas, físicas, sociais e econômicas. São eles: Adultos, trabalhadores que necessitam de formação continuada; Pessoas que moram em áreas isoladas; Portadores de deficiência; Entre outros.

10 10 Como evoluiu? ?

11 11 Como evoluiu? Ao longo do tempo, a EAD ampliou e diversificou as formas de ensinar e estudar. Correspondência Notas, apostilas, livros didáticos e tarefas comentadas via correio EAD Clássica Combinação de vários materiais (impresso, rádio, TV, tutoria domiciliar e centros de estudo) EAD Grupal Uso de rádio e TV aliadas a atividades presenciais regulares EAD Web Acesso ilimitado às fontes de informação e desenvolviment o de trabalhos colaborativos

12 12 O que provocou todas essas mudanças? ?

13 13 O que provocou a mudança? Desenvolvimento Das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) De estratégias metodológicas mais flexíveis e variadas de ensino- aprendizagem Gerações

14 14 Gerações de EAD Material impresso 1ª 2ª 3ª Difusão Rádio e TV Tecnologias de Informação e Comunicação Conferências, aulas expositivas por áudio (radiodifusão), por via telefônica (audioconferência), fitas de vídeo, videoconferência e teleconferência. Interatividade Quebra da barreira do tempo Interatividade Segovia

15 15 Gerações de EAD Proporcionar educação permanente e ocupacional Objetivos Pedagógicos Atingir alunos desfavorecidos Segovia Material impresso 1ª 2ª 3ª Difusão Rádio e TV Tecnologias de Informação e Comunicação

16 16 Gerações de EAD Métodos Pedagógicos Segovia Material impresso 1ª 2ª 3ª Difusão Rádio e TV Tecnologias de Informação e Comunicação Guias de estudo, auto-avaliação, instrução programada Modularização dos temas, desenhos didáticos a partir de necessidades formativas. Programas teletransmitidos, pacotes didáticos, mediação passiva

17 17 Gerações de EAD Meios de comunicação Segovia Material impresso 1ª 2ª 3ª Difusão Rádio e TV Tecnologias de Informação e Comunicação CorreioCorreio Ciberespaço, satélites, videoconferência. Rádio, TV, e materiais audiovisuais

18 18 Gerações de EAD Tutoria - Atendimento Segovia Material impresso 1ª 2ª 3ª Difusão Rádio e TV Tecnologias de Informação e Comunicação Periódico, depende de deslocamento. Contatos eletrônicos Esporádico - Contatos telefônicos.

19 19 Gerações de EAD Interatividade Segovia Material impresso 1ª 2ª 3ª Difusão Rádio e TV Tecnologias de Informação e Comunicação Aluno - Material Didático Aluno - Material Didático - Alunos - professores - Sistema Educativo Aluno - Material Didático

20 20 Gerações de EAD 1ª Correspondência 2ª Rádio, TV. 3ª Sistemas integrados de EAD 4ª Escolas virtuais Alves Aspectos técnicos

21 21 Gerações de EAD Os meios utilizados em uma geração não excluem os demais. O meio não tem valor em si, mas sim o seu uso quando definido por uma proposta pedagógica. !

22 22 O que significa essa mudança de tecnologia? ?

23 23 Sociedade da Informação Evolução da Tecnologia Sociedade da Informação Globalização EAD Demanda por profissionais aptos a acompanharem as constantes mudanças

24 24 Quais as vantagens da EAD? ?

25 25 Vantagens da EAD Ampliação dos saberes Aumento da autonomia dos alunos Currículo sem limites Distribuição do material facilitada pelo meio digital Formação de leitores autônomos

26 26 Vantagens da EAD Encorajamento para continuidade e progressão dos estudos Fim do desconforto de ouvir um professor por horas Flexibilidade dos programas (ajustes a partir das necessidades e interesses dos alunos) Inclusão social

27 27 Vantagens da EAD Independência no tempo e espaço Maior interatividade Maior intercâmbio entre estudantes, inclusive de outras regiões do país e do mundo. Melhoria na escrita e na leitura

28 28 Vantagens da EAD Prática de novas capacidades cognitivas Redução de custos com infra-estrutura Redução de custos com transportes e lanches para os alunos. Respeito ao ritmo do aluno Utilização de múltiplos recursos pedagógicos com o objetivo de facilitar a construção do conhecimento.

29 29 Quais são os desafios? ?

30 30 Desafios da EAD Acesso às tecnologias Adequação dos suportes tecnológicos ao desenvolvimento de conteúdos Capacitação dos tutores em mediação e tecnologias digitais Desconforto do público com a tecnologia

31 31 Desafios da EAD Diante da flexibilidade e poder de escolha, o aluno pode sentir-se desorientado; Elaboração de material adequado com características de dialogicidade, navegabilidade, interatividade, consistência, articulação forma-conteúdo; Exclusão digital

32 32 Desafios da EAD Gestão qualitativa do tempo do tutor, do professor e do aluno; Identificação da proposta de ensino e a concepção de aprendizagem adequada aos diversos fins Manutenção da motivação dos alunos

33 33 Desafios da EAD Mudança de paradigma dos aluno que precisa sair da zona de conforto Perda da sensação de pertencimento (sensação de isolamento) Produção e recepção dos sentidos na comunicação Propensão à dispersão com tantas informações para organizar e trabalhar

34 34 Desafios da EAD Quebra de paradigma para a prática de novas capacidade cognitivas Redução da evasão Relação adequada do número de alunos a serem atendidos por um tutor Sobrecarga de trabalho do tutor

35 35 Você já viu algum desses cursos? ?

36 36 Abordagens Prado e Valente (2002) identificaram três tipos: Maneira de chegar ao aluno A informação é entregue ao aluno em larga escala BroadcastBroadcast Massividade Alta evasão Virtualização da sala de aula presencial Reproduz para o meio virtual a situação de uma sala de aula presencial Estar junto virtual Aprendizagem assistida por computador (AAC) Comunicação bidirecional Tempo-espaço mesmo Comunicação multidimensional Aprendizagem por colaboração

37 37 Qual a diferença entre ? ? Educação a distância Educação on-line E-learning

38 38 Termos da Modalidade A diferença pode estar no uso dos meios, na metodologia aplicada ou em outros aspectos: Pode ser realizada pelo uso de diferentes meios Educação a distância Utiliza várias técnicas que possibilitam a comunicação (correios, fax, internet, TV, etc) Educação on-line É realizada via internet E-learningE-learning É realizada via internet e seu foco está na capacitação de funcionários Comunicação síncrona ou assíncrona (1:1, 1:N e N:N) Cursos blended ou híbridos (momentos presenciais e interações via internet)

39 39 Qual o futuro da EAD ? ?

40 40 Tendências Tecnologia Convergência das Mídias Futuro da EAD

41 41 Tendências No campo da Tecnologia TV Digital Ampliação das redes de comunicação Futuro da EAD

42 42 Tendências No campo da Educação,... novas metodologias novos materiais novos públicos novos professores novos alunos Futuro da EAD

43 43 Referências ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem Disponível em: Acesso: 1/8/07. ALVES, João Roberto Moreira. Sistemas de educação a distância. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação, 1998, 94p. BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 3. ed. São Paulo: Autores Associados, p. (Educação Contemporânea). BRASIL. MEC. Ministério da Educação e Cultura. Decreto Disponível em: Acesso: 1/8/07. CORREA, Juliane. Senac. DN. Unidade de Estudo 1 – Cenário Atual da EAD. Curso de especialização em educação a distância. Rio de Janeiro: SENAC/DFP/CEAD, ed. Gênero: Educativo. Inclui livro de orientações e 1 cd-rom. LITWIN, Edith (Org.). Educação a distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Tradução de: Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, p. Inclui bibliografia. ISBN MOTA, Davide. Senac. DN. Formação e trabalho. Rio de Janeiro: Editora Senac Nacional, p. Inclui um CD-ROM.

44 44 O essencial para a Educação é a liberdade para criar e inovar, ir além da informação. Pierre Lévy

45 45 Muito obrigada Lane * *


Carregar ppt "1 Curso de Pós-Graduação em Treinamento & Desenvolvimento Disciplina: Aprendizagem a distância Lane * * Agosto/2007 1 Cenário da Educação a Distância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google