A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo."— Transcrição da apresentação:

1 Áudio Digital

2 Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo

3

4 Objetivo O objetivo desse trabalho é explicar o funcionamento do áudio bem como a qualidade das placas e mostrar o desenvolvimento das placas de som ao longo do tempo.

5 No começo o som era reproduzido por um auto falante ligado a placa mãe. Quem tinha um micro em casa queria se imergir nos jogos de forma mais real possível. Então fabricantes de placas acústicas e de placas de som passara a investir pesado em novas tecnologias de áudio e as encontraram noscinemas. Introdução

6 A Sony que até então monopolizava na área dos telões, resolveu investir nos computadores, criando o sistema Dolby Surround Sound que reproduzia o som milhares de vezes melhor com efeito estéreo e qualidade de CD. E daí por diante foram integradas às placas de som, placas de jogos, surgindo dessa forma os kits multimídia e hoje as placas mãe já possuem placa de som embutida são as famosas on-board

7 Amostragem Parâmetros Fundamentais: Taxa de Amostragem Som

8 Áudio O som é um sinal analógico, que assume uma infinidade de valores e é continuo no tempo. A placa de som, atua convertendo esses valores contínuos em descontínuos fazendo também o inverso, ou seja, é um conversor analógico/digital, digital/analógico.

9 Amostragem

10 Taxa de Amostragem

11

12 Placas de Som

13 A figura seguinte representa uma placa de som típica com seus demais compontes:

14 Características das Placas de Som: Resolução, Taxa de amostragem, Relação sinal/ruído (SNR), Número de canais.

15 A placa de som é controlada via comandos em linguagem de máquina, ou de forma mais amigável com as interfaces do Windows, uma para a reprodução de sons (volume control) e a outra para gravação (recording control), como pode ser visto na figura seguinte, (junto com um diagrama elétrico básico da parte analógica e a correspondência dos controles com os componentes, em vermelho) :

16 Som Surround: Há basicamente três padrões de som surround: quatro canais (duas caixas de som na frente e duas atrás), seis canais (também chamado 5.1, onde além de duas caixas de som na frente e duas atrás há uma caixa central para voz e uma caixa para sons graves, o famoso subwoofer) e oito canais (também chamado 7.1, que além das características do 5.1 tem duas caixas no meio).caixas de som Alguns tipos de Arquivo de som: MP3 WAV WMA MID

17 Seis canais

18

19 A figura seguinte mostra o diagrama simplificado de placa de som mais moderna, caso típico dos circuitos de som "On-board". Observe as principais diferenças:

20 Placas de som 3D

21

22 A primeira empresa a desenvolver uma API de som tridimensional foi a Aureal, com sua Aureal 3D lançada no ano de 1997 O A3D 1.0 permite simular 3 eixos: frente e trás, direita e esquerda e frente e baixo, aplicando filtros especiais para que o som realmente pareça vir de todas as direções. Estes filtros são capazes de distorcer sutilmente as ondas sonoras, conseguindo enganar nossos ouvidos, fazendo-nos pensar que elas vêem de diferentes direções. Estes filtros consomem uma enorme quantidade de poder de processamento e seu uso é o principal motivo dos chipsets de som atuais serem tão poderosos.

23 Existem 5 versões da Monster Sound: em ordem cronológica temos a Monster original, a Monster MX200, MX80, MX300 e MX 400. MX200: Traz um recurso curioso para assegurar compatibilidade com todos os jogos antigos, simplesmente manter instalada simultaneamente uma placa de som ISA, e ligar ambas usando um cabo que acompanha a placa, chamado Monster cable (na foto abaixo). Dentro do Windows será usada a MX200 normalmente, mas na hora de rodar algum jogo antigo ela passará a bola para a placa de som ISA. MX80: Os recursos são idênticos aos da MX200, porém o sintetizador MIDI possui apenas 32 instrumentos simultâneos e foi retirado o suporte a conjuntos de 4 caixas acústicas: na MX80 é possível usar apenas 2 caixas ou fones de ouvido.

24 MX200: Traz um recurso curioso para assegurar compatibilidade com todos os jogos antigos, simplesmente manter instalada simultaneamente uma placa de som ISA, e ligar ambas usando um cabo que acompanha a placa, chamado Monster cable (na foto abaixo). Dentro do Windows será usada a MX200 normalmente, mas na hora de rodar algum jogo antigo ela passará a bola para a placa de som ISA.

25 MX300: Fax uso do chipset Vortex 2 da Aureal, e consequentemente o suporte ao A3D 2.0, que resulta em efeitos 3D muito superiores aos vistos na MX200 e MX80. Continuamos com os 64 instrumentos MIDI via hardware, mas a MX300 inclui um software especial que permite até 256 instrumentos via software. O número de Wavs simultâneos subiu de 23 para 26 e a placa suporta o uso de 4 caixas acústicas. Uma das únicas deficiências da MX300, assim com de suas antecessoras, é a ausência de uma saída de som digital.

26 MX400: chipset Canyon3D da ESS. Este chipset possui uma arquitetura muito diferente do Vortex 2 usado na MX300, a começar pelas próprias APIs suportadas. Ambos os chipset suportam o Direct Sound 3D e o A3D 1.0, mas as semelhanças param por aí: enquanto o Vortex 2 suporta o A3D 2.0, juntamente com seus recursos de Wavetracing, o Canyon 3D não suporta o A3D 2.0, suportando em compensação o AX 1.0 e o EAX 2.0

27 Tecnologias das Placas de Som

28 Soundblaster Audigy SE PCI da Creative Labs A placa de som Soundblaster Audigy SE PCI da Creative Labs é uma placa de expansão PCI para o seu computador, com uma capacidade de saída de som muito superior à da placa de som integrada à placa-mãe com que a maioria dos computadores são fornecidos hoje em dia. A Audigy SE proporciona áudio Advanced HD de 24 bits, efeitos de som EAX Advanced HD 3.0 e saída de áudio de canal de até 7.1. Esses recursos aprimoram respectivamente música, jogos e filmes, fazendo desse um excelente upgrade de computador para qualquer pessoa que se preocupe com a qualidade do sistema de som do seu computador.

29 Sound Blaster X-Fi XtremeMusic A placa som Sound Blaster X-Fi XtremeMusic possui um processador áudio "X-Fi Xtreme Fidelity" da Creative para todas as aplicações áudio. Graças à função "X-Fi Xtreme Fidelity 24-bit Crystalizer", suas músicas MP3 e seus filmes podem ser convertidos a "Xtreme Fidelity", para uma experiência sonora superior à gravação CD ou DVD original. A Sound Blaster X-Fi XtremeMusic oferece ainda 3 funções "X-Fi CMSS-3D", a "Smart Cross-Fade" e "Smart Volume Management" com uma qualidade sonora de 109 dB SNR.


Carregar ppt "Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google