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1 XIII SITRAER COPA 2014 DECEA.

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1 1 XIII SITRAER COPA 2014 DECEA

2 OBJETIVO Apresentar à audiência aspectos ocorridos na Copa FIFA 2014 e expectativas sobre os Jogos Olímpicos 2016, sob o ponto de vista do Controle do Espaço Aéreo.

3 ROTEIRO Planejamento Execução Lições aprendidas
Operacional Técnico Execução Lições aprendidas Expectativas Jogos Olímpicos

4 PLANEJAMENTO OPERACIONAL

5 PLANEJAMENTO Portarias:
083 - T/DGCEA, de 23 de maio de 2011 – cria o Comitê de Coordenação. 115 – T/VICEA, de 06 de junho de 2011 – aprova o Plano de Ação do DECEA. 5

6 PLANEJAMENTO Módulo 1 - Capacidade
Medição e declaração das capacidades de pistas dos aeródromos, envolvidos. Medição e declaração das capacidade dos setores de controle das regiões de informação de voo e das terminais de controle do espaço aéreo brasileiro. 6

7 PLANEJAMENTO Módulo 2 – Projeção da Demanda
Pesquisas junto ao Ministério dos Esportes, ABEAR, SNETA, ABAG quanto à demanda esperada para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Estudo levando-se em consideração a demanda ocorrida durante as Copas da Alemanha (2006) e África do Sul (2010), Eurocopa (2012), Jogos Olímpicos (2012), Superbowl (2014). 7

8 PLANEJAMENTO Módulo 3 – Configuração do Espaço Aéreo
Redimensionamento das FIR BS, CW, RE e AZ. Implantação do PBN nas TMA Rio de Janeiro e São Paulo. Realização do CDM Rotas (Decisão Colaborativa com as Empresas Aéreas Nacionais e Internacionais). 8

9 PLANEJAMENTO Módulo 4 – Monitoramento da Operacionalidade
Coordenação com SDTE quanto à execução das manutenções preventivas e corretivas nas infraestruturas instaladas e consideradas críticas. Coordenação com o GEIV quanto à execução de inspeções em voo nas infraestruturas instaladas. Modernização do salão operacional do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea. 9

10 PLANEJAMENTO Módulo 5 – Gerenciamento de Fluxo
Criação de cenários (aeródromos e espaço aéreo) por meio de simulação (TAAM). Finalização do recebimento do SIGMA (software do CGNA para gerenciamento de movimento aéreo). 10

11 PLANEJAMENTO Módulo 6 – Legislação
Documentos elaborados (também versões em inglês): PCEA (Plano de Comunicações e Eletrônica); AIC (Circular de Informação Aeronáutica) 08/14 – Regras de alocação de SLOT para aeronaves que efetuam serviço de táxi aéreo e de aviação geral em aeródromos coordenados durante a Copa; AIC 12/14 Alterações temporárias no espaço aéreo brasileiro durante a realização da Copa do Mundo; e outros diversos NOTAM. 11

12 PLANEJAMENTO Módulo 7 – Gerenciamento da Segurança Nacional
Realização da análise do Gerenciamento de risco, em virtude das modificações da circulação aérea (Recomendação da OACI). Elaboração do Plano de Contingência especificamente para a Copa do Mundo. 12

13 PLANEJAMENTO Módulo 8 – Segurança e Defesa
Estreita coordenação junto ao COMDABRA, com relação à criação das áreas de exclusão. Criação de áreas e corredores para uso exclusivo das aeronaves de segurança e defesa. 13

14 PLANEJAMENTO Módulo 9 – Recursos Humanos
Realização, em coordenação com ICEA e Regionais, do PROSIMA (Programa de Simulação) para controladores de tráfego aéreo. Realização do Programa Especial para AIS. Realização de brifins nos Regionais. 14

15 PLANEJAMENTO Módulo 9 – Recursos Humanos
Visitas operacionais aos Centros de Controle e Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo dos Estados Unidos e Europa e visitas técnicas aos países sede de competições internacionais (grandes eventos). Visitas operacionais e acompanhamento da EURO 2012, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e Superbowl 2014. 15

16 PLANEJAMENTO Módulo 10 – Comunicação Social
Elaboração do Guia Prático do DECEA para a Copa do Mundo de Futebol FIFA Brasil 2014. 16

17 PLANEJAMENTO TÉCNICO

18 PLANEJAMENTO TÉCNICO Avaliação das necessidades - pessoal e material;
Aquisição de equipamentos para a COL (Célula de Operação Local); Aquisição de novos equipamentos para a Videoconferência; Coordenação e apoio junto ao CINDACTA II para a implantação do CCDA, em Curitiba; Apoio técnico às necessidades do CGNA para estruturação da Sala Master (KF e canalização). 18

19 PLANEJAMENTO TÉCNICO Auxílios à navegação, nas cidades sedes - 100% de disponibilidade; Consolidação de escalas técnicas do pessoal de serviço; Serviço técnico (aterramento) para proporcionar emprego do míssil Python 4 em EG, CY e CT; Serviço (canalização BASC – KT radar) para proporcionar emprego do ARP Hermes 900 em SBSC; 19

20 PLANEJAMENTO TÉCNICO Implementação de novas DLRS;
Instalação pelo SRPV-SP de 2 rádios (Itaquera e Maracanã); e Coordenação de sobreaviso “LIFE” (segurança da informação). 20

21 DESMONTAGEM, DESLOCAMENTO E MONTAGEM DO RADAR
21

22 DLRS / CEL-COL A ESTRUTURA CONSOLIDADA ATENDEU PLENAMENTE ÀS NECESSIDADES OPERACIONAIS DOS COPM, COMGAR, COMDABRA. OPERAÇÃO GCC. 22 22

23 COL-SP 23

24 CCDA-CT 24

25 Mobilização de Suporte Logístico Técnicos de Sobreaviso
Em maio/2014, foi realizada, no PAME-RJ, uma reunião com as Empresas com Contrato de Suporte Logístico (CSL), listadas abaixo: CSL Técnicos de Sobreaviso ATC SYSTEMS (sistema torre) 15 AIRNAV (aux. navegação aérea) 10 ATECH (SAGITARIO) 19 ATMOS (radar MET) 4 EMBRATEL (canalização telecom) 1 HOBECO (estações meteorologia) 6 IACIT (radares MET) 30 LOCKHEED MARTIN (radares) 8 MASTER (TELESAT) 2 OMNISYS (radares) 11 RAYTHEON (radares SIVAM) SAIPHER (TATIC Flow) SITTI (sistema comunicações) 9 STAR ONE (canalização satélite) TELEAR (aux. navegação aérea) 3 THALES (radares) Total geral 124 25

26 5.344 Militares do DECEA

27 17 Organizações / 82 pessoas
SALA MASTER 42 DIAS/24hs 17 Organizações / 82 pessoas

28 2828 COMDABRA

29 2929 RFB

30 3030 D P F

31 3131 V I G I AGRO

32 3232 ANV I SA

33 3333 I BAMA

34 3434 PETRO

35 3535 COL

36 3636 ANAC

37 3737 SAC-PR

38 3838 ASCOM

39 3939 IATA

40 4040 XNG

41 4141 COMGAR

42 4242 CGNA

43 4343 INFRAERO

44

45 4545 CHEFE/ADJ SALA MASTER

46 170 BRIFINS / DEBRIFINS Defesa Aérea / CTA Sala Máster

47 CHEGADA DAS SELEÇÕES 1ª Austrália : 28.05.14 (Curitiba - Vitória).
31ª Portugal : ( Campinas). 07 diferentes aeroportos de entrada: GRU, VCP, GIG, CNF, SSA, CWB e POA. Nenhuma aeronave alternou. Nenhuma delegação atrasou motivo CEA.

48 COMANDO DA AERONÁUTICA
4848 COMANDO DA AERONÁUTICA Dia 28 de maio de 2014. Chegada da Delegação da Austrália, em Curitiba.

49 COMANDO DA AERONÁUTICA
4949 COMANDO DA AERONÁUTICA Dia 14 de julho de 2014. Saída da Delegação da Alemanha (GIG – FRA).

50 Ações Operacionais Táticas
Decolagens das duas pistas (BR,GR e GL); Posição “autorização de tráfego” extra; Equipe sala AIS foi “dobrada” com Oficias presentes em todas as Salas; Envio pessoal SDOP/CGNA para TWR, APP e Salas AIS; Oficiais nos órgãos de controle 100% do tempo de operação; Aplicação de “Programa de Atraso em Solo” após os jogos.

51 OS NÚMEROS DA COPA... 5151 Voos acompanhados pela Sala Master: 865
Seleções: 321 (255 domest. e 66 internac.) Árbitros:114 Chefes de Estado: 106 Dopping: 174 Pres/Sec FIFA: 102 Fretamento da HBS: 48

52 a COPA vista do lado de fora...
5252 a COPA vista do lado de fora...

53 5353 a COPA VISTA DAQUI... Inglaterra x Itália Manaus

54

55 5555 a COPA VISTA DAQUI... 522

56 JOGOS PRINCIPAIS BRASIL X CAMARÕES (Brasília, 23.06) SBBR:
Charter: 72 Aviação Geral: 152 Aumento tráfego total: 16% 67 decolagens (AG) a partir das 20:30p. Tráfego aéreo 00:23p: 300 anvs (média para o horário 215).

57

58 5858 a COPA VISTA DAQUI... 263

59 JOGOS PRINCIPAIS Argentina x Nigéria (Porto Alegre, 25.06) SBPA:
Charter: 24 Aviação Geral: 92 (47 argentinos) VIP FIFA na BACO Aumento tráfego total: 23%

60 Presidente FIFA Pres. Federação Argentina

61 6161 a COPA VISTA DAQUI... 212

62 6262 a COPA VISTA DAQUI... 179

63 6363 a COPA VISTA DAQUI... 291

64 TMA - BH 963 mov.

65

66 6666 a COPA VISTA DAQUI... 827 TMA – SP 1564 mov.

67 a COPA VISTA DAQUI... 6767 SEMIFINAL / AVIAÇÃO GERAL
08 DE JULHO - SEDE BELO HORIZONTE 09 DE JULHO - SEDE SÃO PAULO AERÓDROMO TOTAL MOVIMENTOS TOTAL AERONAVES SBCF 135 68 SBGR 192 96 SBBH 299 150 SBKP 45 23 TOTAL 434 217 SBSP 126 63 SBMT 146 73 509 255

68 FINAL ALEMANHA x ARGENTINA 13/07/2014 – 16:00h – RIO DE JANEIRO 68

69 6969 a COPA VISTA DAQUI... 357

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72 a COPA VISTA DAQUI... 378

73 ARGENTINA X ALEMANHA (RIO DE JANEIRO - 14.07) Dia seguinte da Final
TERMINAL RIO DE JANEIRO 01 movimento a cada 49 segundos. Horário pico, 01 a cada 32 segundos.

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75 TWR-GL: Duplicação das posições operacionais

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81 AVIAÇÃO GERAL X SLOTS Nacionais: 2839 aeronaves (21.537 slots)
Internacionais: 635 aeronaves (1.518 slots) Obs1: slots de pouso Obs2: Somente Congonhas e Carlos Prates necessitam slots para decolagem

82 AERONAVES AG X SLOTS

83 ORIGEM DAS AERONAVES AG
AMÉRICA DO SUL País Aeronaves Alocadas Slots Alocados Argentina 121 357 Bolívia 14 15 Chile 23 33 Colômbia 26 67 Equador 8 12 Guiana 5 Guiana Francesa 2 Paraguai 28 43 Peru 9 10 Suriname 7 Uruguai 31 42 Venezuela 66 100 TOTAL 340 696 AMÉRICA CENTRAL País Aeronaves Alocadas Slots Alocados Antigua e Barbuda 4 Antilhas Holandesas 5 Aruba 2 Bahamas Barbados 15 16 Bermuda 7 Costa Rica Cuba 6 9 Haiti 1 Honduras Panamá Porto Rico República Dominicana Trinidad e Tobago TOTAL 62 76

84 ORIGEM DAS AERONAVES AG
AMÉRICA DO NORTE País Aeronaves Alocadas Slots Alocados Canadá 4 9 Estados Unidos 92 118 México 5 TOTAL 100 132 OCEANIA País Aeronaves Alocadas Slots Alocados Nauru 32 469 TOTAL ÁSIA País Aeronaves Alocadas Slots Alocados Qatar 4 6 TOTAL

85 ORIGEM DAS AERONAVES AG
ÁFRICA País Aeronaves Alocadas Slots Alocados África do Sul 10 21 Angola 7 12 Benin 4 6 Burkina Faso 1 2 Cabo Verde 45 50 Congo Costa do Marfim 3 Gabão Gâmbia Gana 5 8 Guiné Guiné Equatorial Marrocos Moçambique Namíbia Nigéria 9 Senegal TOTAL 97 139 TOTAL DE AERONAVES AG INT.: 635 TOTAL DE SLOTS ALOCADOS: 1.518

86 Média de atrasos de voos de 7,46%
8686 RESULTADO FINAL: Média diária 485 mil passageiros (21 aeroportos / 12 cidades-sede) Média de atrasos de voos de 7,46% Média internacional: 15% / Padrão europeu: 7,6%.

87 LIÇÕES APRENDIDAS

88 LIÇÕES APRENDIDAS Envolvimento dos Comandantes, Chefes e Diretores;
Palestras dos Regionais com o efetivo operacional e pilotos locais; PROSIMA BCT, Programa Especial AIS, vídeo explicativo AIS; Antecipação das AIC, Guia Prático do Espaço Aéreo e PCEA; Agilidade no “redesenho” de setores do Espaço Aéreo (Exemplos: TMA-FZ, Setor 8 da TMA-SP, FIR-BS e FIR-RE). 88

89 LIÇÕES APRENDIDAS Resolução 316 ANAC;
A interação com os Órgãos Governamentais na Sala Master; Elemento de Defesa Aérea nas TWR de interesse; e Equipe de pronta resposta (rede operacional e energia). 89

90 'Parabéns, Brasil', diz escocês que pegou 29 voos sem atraso na Copa
Repórter esportivo do jornal "The National" dos Emirados Árabes Unidos, o escocês Gary Meenaghan, pegou 29 voos sem nenhum atraso, em 28 dias e visitou 10 das 12 cidades-sede na Copa.

91 Um ‘Maracanã’ de aviões Coluna do Ancelmo Gois
“Veja como estavam ontem os pátios de estacionamento dos aeroportos Galeão e Santos Dumont pouco antes da final da Copa do Mundo, no Rio. Eram quase mil aeronaves e jatinhos particulares. Tiveram lotação esgotada. Mas todo mundo conseguiu pousar com segurança. E o Brasil mostrou mais uma vez que, sim, podemos receber milhares de turistas, delegações, autoridades e presidentes com segurança no país. É só repetir o padrão Copa”.

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93 Referência Elogiosa Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA e/ou Prezado Ten. Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho Após o encerramento da Copa do Mundo de 2014, não poderíamos deixar de registrar os nossos sinceros agradecimentos e o nosso genuíno reconhecimento àqueles que se destacaram na organização e na condução das operações aéreas que ocorreram durante esse período.  As equipes do DECEA e do CGNA, com esforço contínuo e com dedicação exemplar, conseguiram integrar e coordenar diversos setores, processos e ações, com total segurança, acomodando todo o movimento da aviação geral durante esse evento de repercussão global.  A liderança, a maestria e o profissionalismo dessas pessoas foram essenciais para termos alcançado os padrões de primeiro mundo na aviação brasileira, durante esses atribulados trinta dias.  Para a Líder foi uma honra e motivo de grande orgulho trabalhar lado a lado com esse time, que fez desse evento, um momento fundamental para ratificação da importância da Aviação Geral no Brasil.  Aceite, pois, os nossos parabéns pela sua competência e de toda a sua equipe, sendo ela a palavra que resume o motivo do sucesso de toda a operação. Cordialmente,  Eduardo Vaz Presidente – President/CEO

94 EXPECTATIVAS JOGOS OLÍMPICOS
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95 EXPECTATIVAS JOGOS OLÍMPICOS
95 95

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97 EXPECTATIVAS JOGOS OLÍMPICOS
PREVISÃO DE DEMANDA POR SEGMENTO DE AVIAÇÃO, NACIONAL E INTERNACIONAL; ALTA TAXA DE OCUPAÇÃO DO ESPAÇO AÉREO DURANTE TODO O PERÍODO; CLIMATOLOGIA; CENTRALIZAÇÃO DE CHEGADAS E PARTIDAS; DEFINIÇÃO DO PADRÃO DA DEFESA AÉREA; 97 97

98 EXPECTATIVAS JOGOS OLÍMPICOS
PÁTIOS DE ESTACIONAMENTO; DEFINIÇÃO DA VOCAÇÃO DOS AEROPORTOS; TEMPO DE PROCESSAMENTO NOS AEROPORTOS; PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS; MODERNIZAÇÃO DA SALA MASTER; e CAPACITAÇÃO OPERACIONAL (PROSIMA BCT e AIS 2015 e 2016). 98 98

99 COORDENAÇÃO JOGOS OLÍMPICOS
REUNIÕES APO, COI e COMAER; REUNIÕES CTOE (COMITÊ TÉCNICO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS); CONAERO; e SAC e ANAC. 99 99

100 ROTEIRO Planejamento Execução Lições aprendidas
Operacional Técnico Execução Lições aprendidas Expectativas Jogos Olímpicos

101 OBJETIVO Apresentar à audiência aspectos ocorridos na Copa FIFA 2014 e expectativas sobre os Jogos Olímpicos 2016, sob o ponto de vista do Controle do Espaço Aéreo.

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