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1 Apresentação da Nota Técnica - IPEA: Aeroportos no Brasil: investimentos recentes, perspectivas e preocupações Nota Técnica elaborada por Carlos Alvares.

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1 1 Apresentação da Nota Técnica - IPEA: Aeroportos no Brasil: investimentos recentes, perspectivas e preocupações Nota Técnica elaborada por Carlos Alvares Campos Neto e Frederico de Souza Abril, 2011 Assessoria Econômica da FEDERASUL

2 2 Em 2010, 14 dos 20 maiores terminais de passageiros funcionaram acima do limite. O aeroporto de Porto Alegre é considerado em situação crítica Ocupação chegou a 167% da capacidade do terminal. O número de passageiros, em 2003, era de 71 milhões e, em 2010, subiu para 154 milhões, o que significa um aumento de 117% em oito anos (média de 10% ao ano); Neste mesmo período os investimentos realizados pela Infraero foram apenas 44% dos autorizados Se continuar neste ritmo nos próximos 4 anos, serão investidos apenas R$ 2,5 bilhões dos R$ 5,6 bilhões previstos. Introdução

3 3 Taxa de Ocupação dos 20 principais aeroportos brasileiros Fonte: Infraero. Elaboração: Ipea. Taxa de Ocupação (CARVALHO e ALVES, 2006) Adequada: abaixo de 80% Preocupante: entre 80 e 100% Crítica: Acima de 100%

4 4 Fonte: Infraero. Elaboração: Ipea. Movimento de aviões e passageiros nos aeroportos brasileiros (em milhões de unidades)

5 5 Fonte: Infraero Movimento dos passageiros e capacidade dos terminais em 2010 (em milhares de passageiros)

6 6 Aeroporto Capacidade em 2010 Capacidade em 2014 Variação da Capacidade (%) Movimento previsto para 2014 Mov / Capac (%) Manaus2,55,0100,04,079,2 Fortaleza3,06,0100,07,4123,8 Brasília10,018,080,020,7115,1 Guarulhos20,535,070,739,2112,0 Salvador10,5 0,011,0105,1 Campinas3,511,0214,37,466,8 Cuiabá1,62,875,03,1111,6 Confins5,08,570,010,6125,1 Porto Alegre4,08,0100,09,8122,2 Curitiba6,08,033,38,4105,6 Galeão18,026,044,417,968,9 Natal1,9 0,03,5186,0 Recife8,0 0,08,7108,6 Total94,5148,757,4151,8102,1 Aumento na Capacidade dos Aeroportos e Movimento de passageiros nos terminais previstos para 2014 (em milhões de passageiros por ano) Fonte: Infraero. Elaboração: Ipea

7 7 Investimentos em Aeroportos no Brasil (R$ milhões) Fonte: Infraero. Elaboração: Ipea

8 8 Plano de Investimentos da Infraero para a Copa de 2014 Fonte: Infraero. Elaboração: Ipea. *Informações referentes aos terminais de passageiros (existem outras obras); **Investimento total previsto para os aeroportos.

9 9 Tempo de espera para obtenção de licenças de instalação* fornecidas pelo Ibama (em meses) Fonte: Ibama. Elaboração: Ipea * Ainda há a licença prévia (LP) e a de operação (LO). Elaboração: Ipea /1 Não é considerada aqui a intervenção do TCU nas obras; *: cenário Federasul. Prazos de execução de obras em infraestrutura no Brasil (em meses)/1

10 10 As obras nos terminais dos aeroportos de Manaus, Fortaleza, Brasília, Guarulhos (SP), Campinas (SP), Cuiabá (MT) e Salvador, por estarem na etapa de elaboração de projeto, deverão levar 92 meses (mais de 7 anos e meio) para suas conclusões Mesmo no cenário otimista, obras não ficariam prontas a tempo (levriam 45 meses); As obras nos terminais de passageiros de Porto Alegre e Confins (MG) que estão com projeto pronto, levariam 80 meses (mais de 6 anos e meio) no cenário otimista, ficariam prontas em julho/2014 Portanto, constata-se que dos 13 aeroportos com obras para a Copa de 2014, nove não deverão terminar as obras a tempo para a realização da Copa no cenário otimista, sete não ficariam prontas; Mesmo que os investimentos fossem concluídos nos prazos previstos pela Infraero, a situação dos 13 aeroportos das cidades-sede da Copa de 2014 continuaria de sobrecarga. Conclusão


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