A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MATERIAL DE APOIO – TCC - Padronização Padronização: Espacejamento Entre Linhas - Entre o título e o início do primeiro parágrafo: 2 enters de 1,5 cm.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MATERIAL DE APOIO – TCC - Padronização Padronização: Espacejamento Entre Linhas - Entre o título e o início do primeiro parágrafo: 2 enters de 1,5 cm."— Transcrição da apresentação:

1 MATERIAL DE APOIO – TCC - Padronização Padronização: Espacejamento Entre Linhas - Entre o título e o início do primeiro parágrafo: 2 enters de 1,5 cm. - Entre dois parágrafos: 1 enter de 1,5 cm. - Entre o texto e uma citação longa ou elemento gráfico (Ta (belas, Figuras, Quadros e etc) – antes e depois: 2 enters de 1,5 cm. - Entre duas seções, ou seja, final de uma e início de outra seção: 2 enters de 1,5 cm.

2 MATERIAL DE APOIO – TCC - Padronização - Espacejamento de referências bibliográficas/webgráficas: - Ambas devem estar separadas em laudas e seções distintas; - Título sem indicativo numérico, centralizado, caixa alta e negrito; - Toda a lauda deve estar formatada para espacejamento simples (1,0 cm); - Espacejamento entre duas referências: 2 enters simples (1,0 cm); Justificado. - Página 114 – Livro do Otani.

3 MATERIAL DE APOIO – TCC - Padronização - Espacejamento do sumário: - Toda a lauda deve estar formatada para espaceja- mento 1,5 cm; - Entre o título SUMÁRIO e a primeira seção: 2 enters de 1,5 cm; - Entre seções da mesma seção primária (Dentro do mesmo capítulo): 1 enter de 1,5 cm; - Entre duas seções primárias (Capítulo): 2 enters de 1,5 cm. - Lembrando que o Antes e Depois devem estar com Valor Zero.

4 MATERIAL DE APOIO – TCC - Padronização Padronização: Citações – Página 98 livro do Otani - Utiliza-se sobrenome do autor, ano e página em citações diretas (transcrições literais da fonte): - Até 3 linhas (citação breve): - Entre aspas duplas, no corpo do texto com fonte 12; - Uso de [...] se o trecho transcrito inicia-se ou termina no meio de um parágrafo. - Acima de 3 linhas (citação longa): - Não utiliza-se aspas; - Trecho com recuo de 4 cm da margem esquerda sem parágrafo;

5 MATERIAL DE APOIO – TCC - Padronização Padronização: Citações - continuação - Espacejamento simples e fonte Elementos descritivos da citação que figuram dentro dos parênteses voltam para fonte Citação de citação (apud) – (transcrição literal): - Transcrição de trecho ao qual não se teve acesso ao original, ou seja, foi citado em obra de outrem; - Utiliza-se o termo apud em itálico, entre os autores e em ordem cronológica de publicação.

6 MATERIAL DE APOIO – TCC - Padronização Padronização: Citações - continuação - Citação indireta: - Conceito de outrem apresentado com redação própria, ou seja, entende-se o conceito ou a informação e escreve-se com as próprias palavras o mesmo; - Neste caso menciona-se apenas o sobrenome do autor(s) e o ano de publicação do material. - Admite-se até 3 (três) parágrafos sem citação, após o ter- ceiro parágrafo, voltar a citar, mesmo que o conteúdo em abordagem não tenha sido concluído, ou ainda de mesma autoria.

7 MATERIAL DE APOIO – TCC - Padronização Recomendações: Redação - Redação impessoal; - Termos de linguagem coloquial devem ser evitados, po- rém se utilizados devem ser escritos entre aspas duplas e explicados em nota de rodapé, lembrando que o tamanho da fonte da nota de rodapé é a arial 10; - Siglas e abreviaturas devem obedecer a seguinte norma: - Primeiramente o descritivo completo e depois a sigla entre parênteses, quando aparecer pela primeira vez no texto. Após esse primeiro aparecimento somente a sigla e sem o uso dos parênteses – página 89 do livro do Otani;

8 MATERIAL DE APOIO – TCC - Padronização Recomendações: Redação - continuação - Por ocasião da redação deve-se proceder simultaneamen- te a elaboração dos outros elementos pré e pós-textuais, tais como: (para evitar esquecimentos e/ou re-trabalhos) - Listas de Siglas; - Listas de Tabelas; - Listas de Elementos Gráficos (figuras, ilustrações, dia- gramas, gráficos, fluxogramas e demais); - Referências Bibliográficas; - Referências Webgráficas.

9 MATERIAL DE APOIO – TCC - Padronização Recomendações: Redação - continuação - Falhas de redação, tais como: - sentido da frase; - erro de concordância verbal; - erro do uso de plural; - erros de ortografia e acentuação, devem ser procurados na redação e corrigidos, na forma de revisão, por outro inte- grante do grupo, que não o autor da mesma; - Não iniciar uma seção diretamente com uma citação dire- ta, recomenda-se uma oração antes da mesma; - Seção primária (capítulo) inicia-se em uma nova folha;

10 MATERIAL DE APOIO – TCC - Padronização Recomendações: Redação - continuação - No início de um capítulo, o primeiro parágrafo deve apre- sentar o que será abordado no mesmo, seus objetivos e demais características relevantes, na forma de uma breve introdução da seção primária em questão. Tal procedimen- to facilitará na elaboração da Introdução do TCC, que reco- menda-se seja feita ao final do desenvolvimento do tra- balho, baseando-se nos respectivos primeiros parágrafos de cada capítulo;

11 MATERIAL DE APOIO – TCC - Padronização Recomendações: Redação - continuação - Ao final de cada capítulo deve-se utilizar o último pará- grafo para o desfecho da seção primária, na forma de uma breve conclusão dos tópicos abordados no mesmo, além de prenunciar os tópicos que serão abordados no capítulo seguinte. Tal procedimento facilitará na elabo- ração da Conclusão ou Considerações Finais do TCC, que recomenda-se seja feita ao final do desenvolvimen- to do trabalho, baseando-se nos respectivos últimos parágrafos de cada capítulo.

12 MATERIAL DE APOIO – TCC - Padronização Recomendações: Redação - continuação - Plágio: Constitui-se no uso indevido de qualquer material de forma parcial ou total de autoria de terceiros sem a devida referência. (Lei 9610/98 e artigo 184 do Código Penal). - Não cabe aos orientadores realizar a detecção do uso de plágio, tarefa essa atribuída os avaliadores do trabalho, ou seja, a banca. - A utilização do plágio acarretará na reprovação auto- mática na disciplina TCC.

13 MATERIAL DE APOIO – TCC - Padronização Padronização: Elementos Pré-Textuais - Na capa deve constar o nome da instituição em caixa alta. - Seqüência dos elementos pré-textuais, conforme livro do Nilo Otani (pg: 75): - Capa - Folha de rosto - Folha de aprovação - Dedicatória - Agradecimentos

14 - Epígrafe - Resumo - Abstract – Resumo em língua estrangeira se em inglês - Lista de figuras - Lista de gráficos - Lista de quadros - Lista de tabelas - Lista de abreviaturas e siglas - Sumário - Introdução – Para nossa padronização a seção Introdução não possui indicativo numérico, em oposição ao livro do Nilo Otani, sendo a seção 1 o capítulo 1 do TCC e não a Introdução Como os títulos não possuem indicativo numérico devem ser centralizados, negrito e caixa alta conforme NBR Padronização - Continuação

15 - Formatação das Tabelas, conforme livro do Nilo Otani (pg: 90). - Exemplo: TABELA 1 – Tempo de resposta. - Antes da Tabela, centralizado com a tabela, Fonte arial 11 e em negrito. FONTE: Laboratório central. - Após a Tabela alinhada a lateral esquerda. NOTA: Método tradicional. - Após a Tabela abaixo da fonte. Tanto a Fonte como a Nota devem estar alinhados na lateral esquerda da Tabela, e também com fonte 11.

16 Padronização - Continuação - Formatação das Figuras, Gráficos, Quadros e Ilustrações em geral, conforme livro do Nilo (pg: 93). - Exemplo: FIGURA 1 - Vida Boa - Antes a Figura/Ilustração Centralizado com a mesma. Fonte arial 11 e em negrito. FONTE – Pasquin - Após a Figura/Ilustração alinhada a lateral esquerda da mesma. Fonte arial 11 e em negrito. - Lembrando que o mesmo critério deve ser usado para os gráficos, quadros, ilustrações e fluxogramas.

17 Padronização - Continuação NOTA DE RODAPÉ - Só colocar em nota de rodapé algum breve comentário ou uma pequena explicação a respeito do tópico abordado, ou a chamada da Webgrafia. Não fazer a referência bibliográfica em notas de rodapé. - O filete das notas de rodapé deve ser de 5 cm, em divergência ao livro do André. - Fonte de nota de rodapé arial 10.

18 Padronização - Continuação SUMÁRIO – Conforme NB Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. - A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual (Introdução), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha a 2cm da borda direita da folha. Havendo apêndice e/ou anexo as suas folhas devem ser numeradas de maneira contínua, e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal.

19 Padronização - Continuação SUMÁRIO - Continuação - Seção Primária: Negrito e Caixa Alta; - Seção Secundária: Negrito e somente a primeira letra maiúscula (Exceto nomes próprios); - Seção Terciária: Normal e somente a primeira letra maiúscula (Exceto nomes próprios); - Seção Quaternária e Quinária: Itálico e somente a primeira letra maiúscula (Exceto nomes próprios); - Espacejamento 1,5 em toda a lauda, sendo 1 enter entre seções dentro da mesma seção primária (mesmo capítulo) e 2 enters entre duas seções primárias (entre capítulos).

20 Padronização - Continuação

21 BIBLIOGRAFIA E WEBGRAFIA: - Conforme livro do Otani pg: 113 (2. ed.). - Em detrimento da permissão da norma, em relação ao título da obra quando bibliografia, em ser grafado em i- tálico, ou sublinhado ou negrito, fica padronizado o for- mato negrito.

22 Padronização - Continuação E-BOOKS: Regras: - Tratar a fonte de pesquisa como um livro porém difere somente na forma de apresentação, ou seja, não é apre- sentado fisicamente impresso e sim de maneira digital. - Deve ser relacionado nas referências bibliográficas, em ordem alfabética, como as demais bibliografias. - As citações (breve, longa e indireta) obedecem as mesmas regras das referência bibliográfica, não sendo necessária uma nota de rodapé remetendo-a à webgrafia.

23 Padronização - Continuação E-BOOKS: (Continuação) Modelo: Autor. Título. Local da Publicação: Editora, Ano. Disponível em:. Acesso em: data. Exemplos: PROCÓPIO, Ednei. Construindo uma biblioteca digital. São Paulo: Edições Inteligentes, Disponível em: . Acesso em: 10 out PROCÓPIO, Ednei. Construindo uma biblioteca digital. São Paulo: Edições Inteligentes, Disponível em:. Acesso em: 10 out

24 Padronização - Continuação INTRANET: - Necessidade de Autorização Específica para consulta/uso de informações veiculadas por esse meio. - As citações (breve, longa e indireta) obedecem as mesmas regras das referência bibliográfica. - Usar nota de rodapé esclarecendo que o material foi obtido por esse meio, incluindo informações sobre autoria, título e data de publicação, além da data de consulta do material e remeter ao anexo respectivo ao mesmo. - Incluir no anexo a autorização e o print screen da(s) tela(s) consultada(s). - Não inclui-las nas referências bibliográficas e/ou webgráficas bastando a nota de rodapé correspondente.

25 Padronização - Continuação CITAÇÃO DE NOTA DE AULA, PALESTRAS E ETC: - Conforme NBR : 2002 deve-se mencionar a fonte de informações obtidas em aulas, palestras e demais de forma verbal, com a observação entre parênteses infor- mação verbal juntamente com uma chamada de nota de rodapé, na qual deve-se fazer uma breve explicação que qualifique a informação. - Em relação a referência, a mesma deverá ser tratada como referência bibliográfica e formatada conforme exem- plo da página 119 do livro do Otani, seção

26 Padronização - Continuação CITAÇÃO DE NOTA DE AULA, PALESTRAS E ETC: (Continuação) Exemplo: Eichenberg constatou que, na costa do Rio Grande do Sul, especialmente no litoral norte, há a presença abundante de coliformes fecais, especialmente nos meses do verão (informação verbal [1] ). Essa presença tem causado graves transtornos a todos os veranistas. [1] No rodapé: _____________ [1][1] Em palestra proferida no Salão de Atos do Colégio Tiradentes em 27 de dezembro de 2003.


Carregar ppt "MATERIAL DE APOIO – TCC - Padronização Padronização: Espacejamento Entre Linhas - Entre o título e o início do primeiro parágrafo: 2 enters de 1,5 cm."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google