A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais Políticas Públicas Antropologia II Prof° Dra. Janine Helfst Liccht Collaço Arthur Alves Santiago.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais Políticas Públicas Antropologia II Prof° Dra. Janine Helfst Liccht Collaço Arthur Alves Santiago."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais Políticas Públicas Antropologia II Prof° Dra. Janine Helfst Liccht Collaço Arthur Alves Santiago Aymê Sousa Cardoso Diego Abdala Gomes Marco Antônio Alves da Silva Oziel Gonçalves

2 As limitações do método comparativo da Antropologia – 1896 Franz Boas
Antropologia Moderna: Sociedade cresce e se desenvolve com traços fundamentais comuns. * Criação de leis que implica no desenvolvimento da sociedade.

3 Primeiros Investigadores
Atenção Histórica; Mudança Limitar as pesquisas sobre leis que governam o desenvolvimento da sociedade

4 Alteração Radical Mudança de ponto de vista Identidades culturais ->incontroversas de conexão histórica; visão da maioria dos antropólogos vivos. Ponto de vista: fundamentado na observação de fenômenos éticos: diversos povos

5 Noções Metafísicos: Idéias Universais: Possibilidade de reduzir o homem em poucos tipos; Distribuição Universal -> tal como a sociedade: leis e invenções. Idéias Universais: Início do trabalho antropológico: Respostas: Quais são suas origens? Como elas se afirma em várias culturas?

6 Ideias: Não idênticas -> são variáveis: explicadas por acumulo de materiais; Baseia-se no ambiente; Condições Psicológicas; Forças externas modificam as ideias elementares.

7 1° Método: Adotado por antropólogos modernos isolar e classificar as causas -> agrupamento de fenômenos etnológicos de acordo com causas externas que influenciam. Sociológicos: importantes estudos sobre efeitos da densidade populacional e outras causas sociais.

8 Fatores Psíquicos: Investigação sobre relações mútuas de tribos e povos -> elementos culturais facilmente assimilados: uso de métodos sólidos e indutivos visando o isolamento das causas dos fenômenos observados. Distinção da Linguagem: o “eu” do “nós”

9 Multiplicidade: Várias hipóteses para explicar o conflito entre o “eu’ e ò “nós” Fenômeno Etnológico: desenvolve-se independente, paritário (igual) em todas as partes com as mesmas causas (problemas). A mente humana obedece as mesmas leis em vários lugares.

10 Fenômenos Antropológicos X Fenômenos Etnológicos Busca descobrir o desenvolvimento uniforme: Desenvolvimento igual em todos os lugares (regiões)

11 Falha: novo método -> prova não pode ser dada; desenvolvimento por multiplicidade de caminhos. Fenômenos Étnicos: Desenvolve-se em diferentes fontes; simplicidade do fato observado leva à acreditar no desenvolvimento em diferentes fontes. Sociedades Tribais: Desenvolvimento por associações diferente de desenvolvimento por desintegração

12 Estudos Comparativos: Explicar os costumes e ideias similares encontradas em diferentes locais. Cultura: Aspectos fundamentais e universais; Desenvolvimento sempre pelas mesmas causas; entende que é uma grande evolução uniforme. Desenvolvimento Histórico: pode ser derivado de diferentes caminhos.

13 Objetivos principais da pesquisa antropológica: Descobrir os processos pelos quais certos estágios culturais se desenvolvem: costumes e crenças não constituem a finalidade da pesquisa.

14 Generalização do Método Comparativo: procede a partir de um método hipotético de desenvolvimento cujo a probabilidade pode ser avaliada com maior ou menor precisão. Investigação: precisa buscar sempre a continuidade de distribuição como uma das condições essenciais para procurar a conexão histórica; superar os elos perdidos aplicando o mais harmonioso possível

15 Método Histórico: Sua distinção tem sido ignorada pelos defensores do método comparativo. Não considera a diferença do uso indiscriminado de similaridades culturais como prova da conexão histórica e o estudo lento.

16 Imparcialidade do observador: não negará que existe razões para acreditar que um número limitado de elementos culturais possuem origens comuns. Ambiente Geográfico: para alguns pesquisadores são causa suficiente para a similaridade cultural, determinando o desenvolvimento desta cultura.

17 Meio Ambiente: Horatio Hale acredita que contribui para a cultura humana mas não modela a cultura. Arqueologia e Etnografia: ensina que a ligação entre tribos vizinhas sempre existiu e entendeu-se sobre áreas imensas. Resultados do método histórico: histórias de culturas de diferentes povos são objetos de estudos.

18 Desenvolvimento: comparação da sua história leva a descoberta de leis gerais. Segurança nesse método mais que no método comparativo, pois não faz uso de uma hipótese , mas sim da história real como a base das nossas deduções.

19 Investigação Histórica: teste crítico realizado pela ciência antes de ter os fatos como evidência. Comparabilidade: comprovada via processos uniformes; Conexão Histórica entre dois fenômenos: aceitos como evidências independentes

20 Função do Método Histórico: Está no fato de residir em suas habilidade para descobrir os processos que levam ao desenvolvimento de certos costumes. A antropologia não pode se limitar a comparar resultados do desenvolvimento das leis que governam a cultura, mas deve comparar os processos deste desenvolvimento

21 Método Histórico: Alcançou base mais sólida ao abandonar o princípio enganoso de supor conexões onde quer que se encontrem similaridades culturais.

22 Método Comparativo: Não irá produzir frutos enquanto não renunciar ao vão propósito de construir a história sistemática uniforme da evolução da cultura e não realizar comparações sobre bases mais amplas e sólidas.

23 Método Comparativo: atingirá os seus objetivos quando se basear as suas investigações em resultados históricos de pesquisas dedicadas a esclarecer as complexas relações de cada cultura individual. Método Comparativo e Método Histórico: buscam cada um o seu lugar .


Carregar ppt "Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais Políticas Públicas Antropologia II Prof° Dra. Janine Helfst Liccht Collaço Arthur Alves Santiago."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google