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Avaliação e Perspectivas do Censo da Educação Superior

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Apresentação em tema: "Avaliação e Perspectivas do Censo da Educação Superior"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação e Perspectivas do Censo da Educação Superior
Laura Bernardes da Silva Coordenadora do Censo da Educação Superior 21 de Novembro de 2012

2 Agenda Censo 2011 Portarias e ofícios Principais Avanços Censo 2012
Preparação Censo 2012 Novidades Planejamento

3 Cronograma do Censo 2011 Portaria estabelece as etapas, datas e atividades relativas ao Censo: Abertura do Sistema Período de Coleta Período de Verificação e Consistência Reabertura do Sistema para Validação Conferência, Retificação e Correção Período de Consolidação e Homologação Divulgação

4 Portarias Censo 2011 PORTARIA No- 437, DE 20 DE dezembro de 2011
Publicada no Diário Oficial de 22/12/2011 Início: 01/02/2011 Fechamento: 06/07/2012 PORTARIA Nº 99, DE 13 DE ABRIL DE 2012 Publicada no Diário Oficial de 16/04/2012 Fechamento: 27/06/2012

5 Ofícios Censo 2011 Ofício nº 185, de 22 de dezembro de 2011
Ofício nº 803, de 17 de fevereiro de 2012 Ofício nº 78, de 12 de junho de 2012 Ofício nº  3.845 , 05 de outubro de 2012

6 Ofício nº 185, de 22 de dezembro de 2011
Comunica a abertura do sistema eletrônico para coleta do Censo 2011; Uso dos resultados do Censo em políticas públicas como o ENADE, FIES, PROUNI, REUNI, SISU; Construção de indicadores como o CPC e IGC; Disponibilidade de novos relatórios para conferência dos dados informados pela IES (detalhado por docente e alunos, séries históricas a 2011 e indicadores); Após o encerramento da coleta e divulgação dos dados consolidados, as estatísticas oficiais não poderão sofrer mudanças; Obrigatoriedade de CPF para todos os alunos com exceções quando se tratar de aluno estrangeiro e falecidos; Funcionalidade “Ajustar Aluno sem CPF” informados no Censo 2010;

7 Ferramenta “Ajustar aluno sem CPF”
Ferramenta para atribuição de CPF aos alunos informados no Censo 2010 sem CPF Período: 25/10/2011 a 20/01/2012 Nº de IES que realizaram os ajustes: 845 Nº de alunos com CPF atribuído: Coleta Censo 2011 Total de registros de alunos sem CPF excluídos do Censo 2011: 513

8 Ofício nº 803, de 17 de fevereiro de 2012
Treinamento do Censo 2011 preferencialmente para os usuários calouros no Censo. Período: 12/03/2012 a 14/03/2012 Resultados:

9 Ofício nº 78, de 12 de junho de 2012 Incompatibilidades na trajetória do aluno de 2009 e 2010 para 2011 Justificativas de vínculos de alunos em anos anteriores: Alunos com situação de vínculo na mesma IES e no mesmo Curso: “formado” “falecido” “desvinculado do curso” “transferido para outro curso da mesma IES” em 2009 ou 2010, declarados novamente no Censo 2011 com vínculo no mesmo curso;

10 O(s) caso(s) listado(s) a seguir expressa(m) incoerências quanto à declaração de vínculo do aluno em 2011, visto que estes já foram informados em 2009 ou 2010 no mesmo curso como: “Desvinculado do curso”, “Falecido”, “Formado” ou “Transferido para outro curso da IES” Regularize cada um dos casos, clicando em uma das seguintes opções no campo “Ação”: Desvincular aluno: (para desvincular o aluno ao respectivo curso no Censo 2011). Esta opção deverá ser selecionada quando o aluno foi corretamente informado, em 2009 ou 2010, como “Desvinculado do curso” ou “Falecido” ou “Formado” ou “Transferido de curso na mesma IES”, não sendo necessário declará-lo novamente em 2011. Justificar aluno informado com erro no(s) ano(s) anterior(es): (para manter o vínculo do aluno ao respectivo curso no Censo 2011, registrando o erro nos anos anteriores). Esta opção deverá ser selecionada quando o vínculo do aluno ao curso foi informado erroneamente em 2009 ou 2010, como “Desvinculado do curso” ou “Falecido” ou “Formado” ou “Transferido de curso na mesma IES”, e deve ser declarado em 2011. Justificar aluno readmitido no curso: (para manter o vínculo do aluno ao respectivo curso no Censo 2011, registrando a readmissão sem a realização de novo processo seletivo).Esta opção deverá ser selecionada quando o vínculo havia sido informado, em 2009 ou 2010, com a situação “Desvinculado” ou “Transferido de curso na mesma IES” e, em 2011, o aluno foi readmitido no mesmo curso.

11 Justificativas de vínculos de alunos em anos anteriores

12

13 Justificativas de vínculos de alunos em anos anteriores:
Número de IES com vínculos inconsistentes: 978 Número de IES que justificaram: 833 Número de vínculos que deviam ser justificados: Número de vínculos justificados:

14 Ofício nº 3.845 de, 05 de outubro de 2012
Encerramento do Censo da Educação Superior 2011; Disponibilidade de relatórios para conferência dos dados; Planejamento do Censo 2012: Novas variáveis de coleta: Semestre de conclusão do curso Aluno PARFOR Tipo de Escola que o aluno concluiu o Ensino Médio (reformulação da variável “Aluno concluiu ensino médio em escola pública” obrigatório para ingressante de 2012 (conforme já comunicado no Oficio de 28 de fevereiro de 2012) Atualização cadastral dos Pesquisadores e Auxiliares Institucionais.

15 Acompanhamento do Preenchimento
Atendimento e esclarecimento de dúvidas através de telefone e . Monitoramento do acesso das IES ao sistema. IES que nunca acessaram o questionário IES que não acessaram o questionário há mais de XX dias Relatórios detalhados com os dados informados no Censo 2011 Análise de consistência de dados concomitante ao preenchimento dos módulos. Possíveis erros das informações prestadas ao Censo (ingressantes, matrícula, concluintes, docentes, vagas ociosas...) Contato com as IES para retificação ou ratificação a partir dos relatórios de consistência.

16 Acompanhamento do Preenchimento do Censo 2011

17 Avanços do Censo 2011

18 Avanços do Censo 2011 Relatório de erros dentro de cada módulo xls e PDF; Relatórios detalhados alunos e docentes (possibilidade de cruzamento das informações através da combinação de critérios); Houve 584 requerimentos de revisão de insumos para indicadores (CPC e IGC); Relatório de Indicadores do Curso por Turno; Relatório de Indicadores de Docentes; Base coorporativa de CPF Atualizada; Helps nos campos;

19 Avanços do Censo 2011 Módulo Migração Migração de Cursos;
Aumento no número de servidores para processamento dos arquivos; Validação em segundo plano; Relatório de erro no formato xls.

20 Preparação para o Censo 2012

21 Preparação para o Censo 2012
Migração dos dados cadastrais de IES e cursos do Cadastro e-MEC em 31 de dezembro de 2012; Carga e atualização dos registros de pesquisadores e auxiliares institucionais mantendo os perfis cadastrados em 2011; Carga dos registros de alunos do Censo 2011 “cursando” e “trancados”; Carga registros de docentes “em exercício”, exceto aqueles que não estavam na IES em 31 de dezembro de 2011;

22 Preparação para o Censo 2012
Bibliotecas cadastradas no Censo 2011 e os vínculos dos locais de oferta que continuam ativos no Cadastro e-MEC; Laboratórios do Censo 2011 vinculados a cursos ativos no cadastro e-MEC; Envio ao e-Mec da relação dos cursos informados como representados por outros cursos e extintos para providências;

23 Inovações Censo 2012

24 Inovações Censo 2012 Acertos ou justificativas de vínculos de alunos de anos anteriores disponível no módulo aluno: Aplicação; Migração dos dados dos acertos ou justificativas; Relatórios série histórica com as principais variáveis para homologação no fechamento final do Censo; Relatório de avisos com possíveis erros para confirmação ou acertos: Alunos falecidos em uma IES e com vínculo ativo em outra IES; Docentes sem graduação em uma IES e com doutorado ou mestrado em outras IES;

25 Inovações Censo 2012 Críticas de consistências:
Transferido para outro curso na mesma IES: A data de ingresso do vínculo “novo” deverá ser “POSTERIOR” que a data de ingresso do vínculo com situação de transferido; Alunos não informados em Censos anteriores: a data de ingresso deverá ser justificada, quando “ANTERIOR” ao ano de referência do Censo; Curso vinculado a uma área básica - a data de ingresso do aluno deve ser igual a data de ingresso na área básica;

26 Inovações Censo 2012 Aluno ingressante: idade maior do que 13 anos e menor do que 110 na data de ingresso do aluno no curso; Aluno formado: idade deve ser maior do que 15 anos na data de referência do censo; Curso com vagas e inscritos em processos seletivos iguais a zero: processo seletivo dos alunos ingressantes vinculados ao curso deve ser “Outras formas de ingressos”;

27 Melhoria no relatório de erros no módulo aluno
Inovações Censo 2012 Melhoria no relatório de erros no módulo aluno Relação dos alunos que foram informados no Censo 2011 com situação de vínculo ao curso “CURSANDO” e “TRANCADO” e não foram informados ou não tiveram seu vínculo atualizado no Censo 2012 ; Relação dos alunos com erros nos dados cadastrais, dados de vínculo dos alunos e verificações gerais; Relação dos alunos com situação de vínculo “TRANSFERIDO PARA OUTRO CURSO DA MESMA IES” e não informado em outro curso; Relatórios serão gerados em um único arquivo com planilhas para cada relatório.

28 Inovações Censo 2012 Novas variáveis:
Semestre de conclusão do curso: para os alunos com situação de vínculo “formado”; Tipo de escola que concluiu o Ensino Médio: Obrigatório para alunos ingressantes em “Não dispõe da informação” somente para alunos não ingressantes no ano de 2012; Aluno PARFOR: para alunos vinculados a cursos de licenciatura.

29 Treinamento Treinamentos diferenciados (PIs calouros e veteranos);
Treinamentos descentralizados (Regiões); Treinamento por demanda (IES faz inscrição de acordo com calendário disponibilizado pelo Inep); Construção de um sistema EaD.

30 Informações do Aluno Maior atenção sobre as definição das situações de vínculo do aluno e data de ingresso: Cursando Matrícula Trancada Desvinculado do Curso Formado Falecido Transferido para outro Curso na mesma IES Data de ingresso

31 Observações Importantes
Situação do aluno: Deve ser informada a situação dos alunos com base no mês de dezembro de 2012: Janeiro Dezembro

32 Situação do Aluno e Data de Ingresso no mesmo curso e na mesma IES

33 Situação do Aluno e Data de Ingresso no mesmo curso e na mesma IES

34 Cálculo de Ingressantes e Matrículas
Data de ingresso entre 1° de Janeiro até 31 de Dezembro do ano de referência do Censo Ingressantes Formados Matrículas Cursando

35 Comparação de vínculo e data de ingresso
Censo 2010 e 2011

36 Informações do Docente
Situação do Docente na IES Em Exercício Afastado para Qualificação Afastado para exercício para outros órgãos/ entidades Afastado por outros motivos

37 Observações Importantes
Deve ser informado no censo todos os docentes que atuaram na IES pelo menos 16 dias no ano, exceto docentes exclusivos da pós-graduação lato sensu. Docente tinha vínculo com a IES em 31/12/2012? 31/12 ? Janeiro Dezembro

38 Informações do Docente Escolaridade e Grau de Formação
Vínculo do Docente com a IES Sem Formação de Nível Superior Não Possuí pós- graduação Docente Especialização Com Formação de Nível Superior Mestrado Doutorado

39 Informação do Docente Regime de Trabalho
Vínculo do Docente com a IES Horista Docente Tempo Parcial Sem Dedicação Exclusiva Tempo Integral Com Dedicação Exclusiva

40 IMPORTANTE Agilizar o Preenchimento:
O período de conferência e validação não deve ser usado para preenchimento dos dados coletados pelo Censo. Atenção na conferência dos Relatórios: Após período de conferência e validação dos dados não é possível qualquer alteração.

41 Ações em Desenvolvimento
Atualização da Documentação. Dicionários Glossários Casos de uso Regra de negócio Testes e Homologação dos módulos do CenSup

42 Planejamento Cronograma de Realização do Censo (Período de 01/02/2013 a 12/08/2013) Coleta dos dados: 4 de Fevereiro a 26 de abril - IES Verificação da consistência dos dados: 29 de Abril a 13 de maio - Inep Conferência, retificação e validação dos dados: 14 de maio a 19 de junho - IES Consolidação e homologação dos dados: 20 de junho a 12 de Julho - Inep Preparação dos documentos para divulgação do dados: 15 de Julho a 12 de agosto - Inep

43 Laura Bernardes da Silva
Obrigada! Laura Bernardes da Silva (61) (61) (61) (61) (61)


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