A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Métodos Quantitativos Aplicados a Administração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Métodos Quantitativos Aplicados a Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Métodos Quantitativos Aplicados a Administração

2 MÉTODOS CIENTÍFICOS Métodos Científicos:
MÉTODO é um conjunto de meios dispostos convenientemente para se chegar a um fim que se deseja. Métodos Científicos: Método Experimental: consiste em manter constantes todas as causas (fatores), menos uma, e variar esta causa de modo que o pesquisador possa descobrir seus efeitos, caso existam. Método Estatístico: Admite todas essas causas presentes variando-as, registrando essas variações e procurando determinar, no resultado final, que influências cabem a cada uma delas.

3 FASES DO MÉTODO ESTATÍSTICO
São 7 as fases do Método Estatístico: 1) Definição do problema; 2) Planejamento; 3) Coleta dos dados; 4) Crítica dos dados; 5) Apuração dos dados; 6) Exposição dos resultados; 7) Análise dos resultados. 1) DEFINIÇÃO DO PROBLEMA: Formular corretamente o problema; Examinar outros levantamentos realizados no mesmo campo e análogos; Saber exatamente aquilo que se pretende pesquisar.

4 FASES DO MÉTODO ESTATÍSTICO
2) PLANEJAMENTO: Determinar os procedimentos necessários para resolver o problema, em especial, como levantar informações sobre o assunto objeto do estudo; Planejar o trabalho tendo em vista o objetivo a ser atingido; Escolher e formular corretamente as perguntas; Definir o tipo de levantamento: Censitário ou por Amostragem; Definir o cronograma de atividades, custos envolvidos, delineamento da amostra, etc.

5 FASES DO MÉTODO ESTATÍSTICO
3) COLETA DE DADOS: pode ser direta ou indireta; - Coleta Direta: feita sobre elementos de registro obrigatório ou feita pelo próprio pesquisador através de inquéritos e questionários; Quanto ao fator tempo divide-se em: contínua: registros; periódica: censos; ocasional: emergencial. - Coleta Indireta: Quando é inferida da coleta direta ou do conhecimento de outros fenômenos relacionados.

6 FASES DO MÉTODO ESTATÍSTICO
4) CRÍTICA DOS DADOS: Observar os dados à procura de falhas e imperfeições, visando eliminar erros grosseiros; - Pode ser externa ou interna: Externa quando visa às causas dos erros por parte do informante; Interna quando visa observar os elementos originais dos dados da coleta. 5) APURAÇÃO DOS DADOS: Processamento dos dados: manual, eletromecânica ou eletrônica.

7 FASES DO MÉTODO ESTATÍSTICO
6) EXPOSIÇÃO DOS DADOS: Apresentar os dados sob a forma adequada (tabelas ou gráficos); Tornar fácil o exame do objeto de tratamento estatístico e posterior obtenção de medidas típicas. 7) ANÁLISE DOS RESULTADOS: Realizada após a Estatística Descritiva; Tirar conclusões sobre o “todo” a partir da “amostra” através da Estatística Indutiva ou Inferencial.

8 Censo e Amostragem Censo Amostragem
Num censo são observados todos os indivíduos da população relativamente aos diferentes atributos que estão sendo objetos de estudo. Amostragem Numa amostragem, o estudo estatístico baseia-se numa parte da população, isto é, numa amostra que deve ser representativa dessa população.

9 Vantagens da Amostragem
Uma amostra pode ser mais atualizada do que a população, os resultados de um censo podem ser demorados e não mais representar a população. Testes Destrutivos – os itens examinados são destruídos quando testados – lâmpadas, munição, sistema de segurança, etc. Custo – o custo de se fazer um censo pode ser proibitivo. Precisão – a amostragem envolve menor número de coletores de dados, diminuindo a chance de erros. Problemas de custo e de tempo podem conduzir a uma limitação do censo a apenas uma ou poucas características por item.

10 Vantagens do Censo A população pode ser tão pequena que o custo e o tempo de um censo sejam pouco maiores que para uma amostra. Se o tamanho da amostra é grande em relação ao da população, o esforço adicional requerido por um censo pode ser pequeno. Ex: quando há bastante variabilidade entre os itens da população, uma amostra deverá ser bastante grande para ser representativa. Se for exigido uma precisão completa nos resultados – neste caso o censo é o único método aceitável. Ex: um banco não faria uma amostragem de suas agências para saber o montante de dinheiro disponível. Ocasionalmente, já se dispõe de informação completa, de modo que não há necessidade de uma amostra.

11 Aplicação nas Ciencias Contábeis
Auditor: verificar livros de uma firma para certificar que os lançamentos refletem a situação financeira da companhia. Em vez de examinar todos os documentos originais (notas de venda, ordens de compra, requisições), verifica-se apenas uma amostra de documentos escolhidos aleatoriamente, inferindo o resultado sobre toda a população.

12 EXERCÍCIOS

13 1. Assinale a opção correta.
A Estatística Inferencial compreende um conjunto de técnicas destinadas à síntese de dados numéricos. O processo utilizado para se medirem as características de todos os membros de uma dada população recebe o nome de censo. A Estatística Descritiva compreende as técnicas por meio das quais são tomadas decisões sobre uma população com base na observação de uma amostra. Uma população só pode ser caracterizada se forem observados todos os seus componentes. Parâmetros são medidas características de grupos, determinadas por meio de uma amostra aleatória.

14 2. Julgue os itens seguintes. (V ou F)
- Por Estatística Descritiva, entende-se um conjunto de ferramentas, tais como gráficos e tabelas, cujo objetivo é apresentar, de forma resumida, um conjunto de observações. - Um censo consiste no estudo de todos os indivíduos da população considerada. - Como a realização de um censo tipicamente é muito onerosa e/ou demorada, muitas vezes é conveniente estudar um subconjunto próprio da população, denominado amostra.


Carregar ppt "Métodos Quantitativos Aplicados a Administração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google