A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Felicidade, amor António Pedro Dores Novembro 2007 objectos de estudo sociológico?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Felicidade, amor António Pedro Dores Novembro 2007 objectos de estudo sociológico?"— Transcrição da apresentação:

1 Felicidade, amor António Pedro Dores Novembro 2007 objectos de estudo sociológico?

2 Definição Enamoramento e estado-nascente (Francesco Alberoni) Emoções, sentimentos e emoções sociais (António Damásio) Emergências ou estados? Ciclos ou equilíbrios? Evoluções ou sintonias? Existem estados de emergência: paixão, revolução, criação? é bom ou é mau?

3 Evolução social O que se é O que se faz O que se fala racionalização criminalização reclamação direitos fechamento revolução institucionalização Ler no sentido dos ponteiros do relógio e ao inverso (Young, exclusive society) Acumulação de poder /saber (pela positiva e pela negativa) Manipulação do poder/saber (pela positiva e pela negativa)

4 Amor: emoção ou sentimento? Amor carnal e mercadoria: sintonização pelo gesto, independentemente da palavra e da norma, liquidez hedonista. Amor platónico e acção política: encenação inconsequente da palavra e do desejo. O Império dos sentidos: quando a encenação e a mercadoria se sintonizam.

5 Dinâmicas Sociais Justiça social Exclusão Controlo reclamação direitos fechamento racionalização criminalização revolução institucionalização fechamento institucionalização racionalização criminalização revolução reclamação direitos ciclo de solidariedadeciclo emancipatório

6 Amor de aliança Processos solidários+ visível- visível RacionalizaçãoAdministrativaFuncional InstitucionalizaçãoInteressesConvicção FechamentoExclusãoMissão Processos emancipatórios+ visível- visível RevoluçãoDestrutivaHabilitadora Reclamação de direitosCorporativosUniversais CriminalizaçãoPersecutóriaMoralizadora Amor-paixão

7 Negentropia e a vida A questão da liberdade: emancipação e dispersão A questão da igualdade: a solidariedade e a concentração A questão da perversidade: a (multi-task) manipulação de emoções próprias através de comportamentos revertidos (Tocqueville)

8 Amor e violência A política da felicidade, da emergência (trabalho de emoções): populismo ou democracia? A política do interesse, da participação (trabalho de razões): democracia ou demagogia? A disciplinas institucionalizadas (as perversões do poder e do saber)

9 Felicidade e ignorância A sabedoria da idade O trauma de infância (o segredo social) O desgosto de amor (a instabilidade) A meditação As evasões com ajuda de drogas O desporto

10 fim


Carregar ppt "Felicidade, amor António Pedro Dores Novembro 2007 objectos de estudo sociológico?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google